Under Night In-Birth é sem dúvidas um jogo lindo e bem interessante, mas também não é um jogo de luta convencional e fácil de entender à primeira vista. Barras para todos os lados, luzes e brilhos que desafiam sua resistência à epilepsia e personagens no mínimo bizarros podem desencorajar pessoas à apreciar o jogo de forma mais profunda e divertida, sem contar o aprendizado, e é por isso que neste tópico o jogo será desmistificado e desmembrado. Não é tão complicado, juro!
Antes de explicar os sistemas e o que cada botão faz, é imprescindível entender o que rola na tela, então...
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A barra ali é... putz, quem não conhece o jogo não vai conseguir achar as barras. Foco!
http://i.imgur.com/XNmNbeq.png
1- Vital Vessel (VIT) : Tradicional e a única simples do jogo, o primeiro que chegar à 0 perde o round.
2- Timer: Outra figura conhecida, se chegar à 0 o round termina e quem possuir mais HP o vence.
3- Barra EXS: Começa em 0% e pode subir até 200%. É usada para várias ações e golpes especiais.
4- Barra GRD (Grinder Grid): O diferencial do jogo e não será fácil explicar em uma só linha. Leia logo abaixo com detalhes.
5- Perfil: Estético, indica seu nick, foto e RIP (Rankers Incite Point), que são pontos que medem sua performance. Quanto mais, melhor.
Tirando a barra GRD, o jogo é simples de entender.
- Barra GRD
Em poucas palavras, quem possuir mais quadradinhos durante um tempo predeterminado recebe mais dano e outros benefícios. Mas como essa frase gera mais perguntas que respostas explicarei mais detalhadamente.
A barra GRD pode ser divida em duas partes, uma são os quadradinhos (stocks) de cada lado e para cada jogador.
Stocks
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A barra pode ser enchida com stocks através de várias ações ofensivas e defensivas como Assault e Shield, respectivamente, por exemplo. Ataques defendidos e outras ações também acarretam na perda de stocks, portanto, obtê-las não as garante para sempre.
Observe que existem 6 stocks para cada jogador, mas se a coisa ficar muito feia é possível até mesmo ir além e obter os espaços do outro jogador:
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Timer
O timer da barra:
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O timer opera em um ciclo de 17 segundos ininterruptamente. Assim que um ciclo é completo, o jogador com mais stocks fica mais forte e entra em um estado chamado GRD Vorpal.
Durante esse estado o jogador favorecido ganha mais dano em seus ataques e tem acesso à uma espécie de cancel, chamado Chain Shift.
O jogador com GRD Vorpal emite uma aura azul:
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Uma mensagem aparecerá do lado do ganhador do Vorpal.
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Em suma, o GRD recompensa tanto jogadores agressivos quanto defensivos com preciosos recursos e sua importância é grande em Under Night in-Birth.
Este é apenas o começo porém, pois o jogo oferece uma generosa quantidade de sistemas e recursos para se virar no meio da luta. Mas e o que cada botão faz?
O jogo se utiliza de 8 direções, 4 botões e várias combinações entre eles para efetuar diversas ações.
- Ataque fraco
- Ataque médio
- Ataque forte
- EXS Action
- Movimentação
Dash / Backdash - :ttf: ou + + / :ttb: ou + +
http://i.imgur.com/zT1syPw.png > http://i.imgur.com/x5ouf4L.png
Backdash possui invencibilidade e o Dash pode ser cancelado até mesmo em defesa.
Pulo - ou ou
Assault (Airdash) - + (Pode ser feito no ar)
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Mecânica importantíssima já que não existe airdash tradicional neste jogo. Possibilita um pulo curto e rápido do personagem para iniciar uma ofensiva.
Transforma qualquer golpe aéreo em um Overhead, portanto, é uma ferramenta primordial para mix-ups.
- Mecânicas
Backthrow / Throw - ou + +
http://i.imgur.com/mzUXxca.png > http://i.imgur.com/Mv4QfCL.png
É possível escapar de Throws com o mesmo comando (sem necessidade do direcional).
Passing Link - , ou em qualquer ordem
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As já conhecidas chains que permite sucessivos golpes. Neste jogo é possível faze-las em qualquer ordem, como por exemplo > > ou > > ...
Air Tech - No ar e quando acertado, ou ou
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Possui invencibilidade até cair no chão e não é possível executar ações durante o período de recuperação (como em Street Fighter).
Ground Tech - Quando derrubado, ou ou
É possível segurar o botão para se recuperar.
Smart Steer - diversas vezes
O auto-combo do jogo.
Force Function - +
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Golpe específico do personagem que consome 1 GRD.
Veil Off - + + (Requer 100% de EXS)
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Uma explosão de energia que manda o oponente para longe. Por possuir invencibilidade pode ser usado como Reversal.
Durante o Veil off o dano é aumentado em 20% e possibilita o uso de poderosos especiais.
Pode usar qualquer golpe que requer barra livremente e sem limitações.
Concentration - segure
http://i.imgur.com/IpvjTZx.png
Aumenta os stocks de GRD e rouba os do oponente.
Chain Shift - Durante um ataque, :bD:
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Tem 2 propósitos, converte toda a stock de GRD em EXS (cada stock = 20% de EXS) e cancela qualquer ação, podendo ser usado para estender combos ou fazer os ataques se tornarem safe.
Shield - ou ou +
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Cria uma barreira que empurra o oponente e se preenche bastante a barra EXS.
A maior utilidade é a redução do Hitstun dos golpes do oponente, fazendo com que seja possível escapar de blockstrings apertadas.
Pode ser usada para defender ataques no ar que normalmente não são possíveis sem Shield.
É impossível quebrar Throws durante o Shield, e ser agarrado durante o Shield GRD Break.
Guard Thrust - Enquanto defende, + (Custa 100% de EXS)
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Um guard cancel invencível que pode livrar de situações difíceis.
Durante o GRD Vorpal pode ser usado sem custar EXS, mas o preço é perder o Vorpal.
Dash Attacks - Durante o dash, + ou
Ataques específicos feitos durante o dash.
Increase
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Permite que alguns golpes normais sejam carregados, ganhando novas propriedades. Carrega-los leva tempo.
Specials
As tradicionais combinações de comandos e botões. A maioria dos especiais possuem uma versão EX, que ganha novas propriedades, que é feita apertando ao custo de 100 EXS.
http://i.imgur.com/2kkHPAy.png
Todos especiais infligem chip damage.
Counter e High Counter
Ocorrem quando o começo de um ataque é interrompido por outro ou quando acertado durante a recuperação de um golpe.
O High Counter ocorre quando qualquer ataque que não seja com é usado para acarretar um Counter. Os principais benefícios são combos mais longos e danosos.
GRD Break
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Caso o Shield errado seja usado para defender, a defesa será quebrada e entrará nesse estado extremamente desvantajoso. Durante ele qualquer ação que envolva o GRD, como Assault e Shield, se torna indisponível. Também impossibilita o uso do GRD Vorpal, mesmo quando se possui mais stocks que o oponente.
Utilizar o Guard Thrust também inflige esta condição.
Infinite Worth - +
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Golpe poderosíssimos que requerem 200% de EXS. Naturalmente é possível combar com eles, geralmente durante o Veil Off.
Infinite Worth EXS - + + +
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Golpes mais fortes ainda que requerem 200% de EXS e Life abaixo de 30%. Causa GRD Break.
Fácil né? Até jogador de Street Fighter 2: World Warrior vai entender o jogo agora.
Espero que o guia tenha sido esclarecedor o bastante e que todos tenham uma chance de entender melhor esse jogasso (que sai em breve)!
- Mais informações
Caso haja mais fome por conhecimento, consultem essa fonte:
http://in-birth.wikia.com/wiki/Basics
Recomendo também este vídeo que disseca completamente o jogo:
http://www.dailymotion.com/video/x21fg7l_uniel-beginners-workshop_videogames
Vale conferir para quem sabe um pouco de inglês.
Até mais!
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