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  1. "Nunca perca a chance de não fazer nada", disse-me certa vez um grande jogador de Guile. De fato, nada é tão recompensador em jogos de luta quanto ficar parado. Entenda porque: DEFESA BÁSICA NO WAKEUP Tradução: Jardel Rodrim Originalmente publicado no site sonichurricane.com sob o título de “Fundamental Wakeup Defense”. SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR Se tem uma coisa que aprendemos sobre a geração SF4 nesses dois anos* é o quanto alguns adoram levantar dando seus shorys. O objetivo deste artigo é simples: convencê-lo a parar. Pense em quem tem a vantagem numa situação de knockdow
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  2. "Ao fim do dia, jogar contra seus oponentes substitui jogar com as probabilidades. Mas enquanto você não sabe dos hábitos dos seus oponentes, as probabilidades te dizem claramente pra defender abaixado". Acho que isso é mais ou menos o que vocês estão dizendo. Mas todas as opções citadas, em termos matemáticos, são mais arriscadas do que defender. O Dieminion usou focus back dash pra escapar do Breno aqui no Brasil e tomou 40% de dando e stun. O lance é que tudo depende de leitura. Defender abaixado não.
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  3. Excelente artigo. O Pedro falou exatamente o que eu ia falar (leu minha mente man ? huahua). Depende do char e do comportamento do oponente ao te derrubar. Eu sou adepto do wake up ultra e falo pra vcs que a taxa de sucesso é razoável. O risco é altíssimo, mas em determinadas situações vale a pena arriscar. Meu lema é: nunca morra com o ultra cheio. Isso é um desperdício. É coisa de noob ou retardado? Talvez. Mas eu imagino a cara do meu oponente ao tomar um wake up ultra. :v Abs.
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  4. Muito boa a tradução! Parabéns! Contra alguns chars, defender já é bem difícil. A turma do vortex confunde muito (Ibuki, Akuma, Viper). E mesmo quando se defende, vc fica negativo, dando muitas opções ao adversário. Cammy, Rufus ou Yun. Vc defende o dive no wake up e toma block string. Abre-se então um leque de oportunidade para o adversário. Agarrão, trap, overhead. Acredito que a melhor opção no wake up não se deve em sua maior parte a estatística, e sim a como seu adversário (o jogador e o char) atuam. Contra o Guile, defender é fácil e em geral, não trás consigo um grande rush, mas
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