Jump to content

Recommended Posts

Vendo diferentes tipos de jogadores em ação, às vezes pode-se pensar que a forma como jogam é uma extensão da própria personalidade do jogador. Caras explosivos e impulsivos, muitas vezes rápidos e impacientes, esse tipo de jogador está pronto para colher a grande recompensa que o seu jogo de risco oferece. A fórmula aqui é a seguinte: se é pra correr riscos, vamos procurar aqueles que levam às maiores recompensas.

METODOLOGIA EFETIVA DO RUSHDOWN


Originalmente publicado no site sonichurricane.com sob o título "Effective Rushdown Methodology".

Tradução: Jardel Rodrim

 

 

A maioria das pessoas, quando ouve a palavra rushdown(1), pensa em ataque inconsequente. Acredite ou não, tal atitude funciona mais do que deveria, mas não sempre e não contra todo mundo. Claro, uma melhor abordagem seria construir uma ofensiva baseada nos princípios dos footsies(2), mas os dois métodos têm muito em comum.


CRUZE A LINHA DE UMA VEZ

Há um limite vago que cada indivíduo que você enfrenta impõe à sua agressividade, mas se você cruzá-lo, vai esmagar os adversários. Vai fritar os circuitos deles e eles começarão a jogar de forma visivelmente menos consistente, abrindo-lhe brechas em situações que deveriam ser capazes de punir com facilidade. Se conseguir atravessar essa linha e mantiver uma postura agressiva, os riscos que você corre serão compensados pelos erros que eles cometem quando estão sob pressão.

Por outro lado, quanto mais você se aproxima desse limiar sem cruzá-lo, maior a probabilidade de você ser punido a cada oportunidade. Isto significa que, caso você queira jogar a cautela pelos ares e ir pra cima com tudo, é melhor estar preparado pra correr a toda velocidade até que o oponente não se levante mais. Não pode tirar o pé do acelerador nem por um minuto.


GRANDES RISCOS, GRANDES RECOMPENSAS

Rushdown correr riscos. É a natureza do estilo. Não há meio termo: seu sucesso está atrelado à sua capacidade de acelerar a partida até o ponto em que seu oponente não possa mais pensar com clareza. Vai soar óbvio, mas se nada do que você faz funciona, dê um jeito de acelerar ou cadenciar. Quem disse que não existe ofensiva cadenciada?


SAIBA DE ALGO QUE ELE NÃO SAIBA

Rushdown consiste em saber mais sobre o jogo do que o seu oponente. Bom, isso vale para todos os estilos, mas no rushdown é especialmente importante. Tente se lembrar de todas as vezes em que alguém o estava esmagando com um ataque implacável. Não aconteceu de você ser acertado por algo que nunca tinha visto? Esse elemento, embora sutil, é crucial para uma boa iniciativa no ataque.

Eis aí onde o fator criatividade entra. Não importa de onde você vai tirar: se de uma hora gasta no trainning mode, se de um macete que viu o CPU aplicar, ou se foi alguma coisa que encontrou num vídeo de combos e aplicou no seu mixup(3). Se o oponente gastar um segundo que seja tentando compreender o que o acertou, é um segundo a menos que ele tem pra antecipar sua próxima jogada. De fato, a novidade é uma das coisas que faz com que o rushdown seja tão divertido de se assistir, mas é vital compreender que ela não é opcional. Você tem que fazer.

A maior desvantagem do rushdown é que é preciso dar duro. Se estiver perdendo, só com muita ralação vai virar o jogo. Tem que estar em dia com a execução, constantemente expandindo seu conhecimento do jogo, e sempre em busca de novos truques e combos maneiros pra confundir os adversários.


VOCABULÁRIO

(1) Os termos rushdown e turtle são oriundos das técnicas do xadrez. Nesse esporte, os jogadores que adotam táticas de ataque rápido e avassalador, tentando reduzir ao máximo o tempo que seu oponente terá para pensar, são considerados como jogadores de rushdown (em inglês, ao pé da letra, esta palavra quer dizer “correria” ou “pressa”. Os adeptos do estilo turtle (que em inglês quer dizer “tartaruga”), por outro lado, são aqueles que jogam de forma lenta e cadenciada, muitas vezes se expondo a risco zero e, pela demora e efetividade do estilo, irritando outros jogadores menos pacientes e induzindo-os ao erro. O emprego desses termos nos jogos de luta é praticamente o mesmo do xadrez.

(2) Footsies - basicamente, dois personagens no jogo neutro, em pé, no chão, quando um tenta induzir o outro ao erro e puni-lo. Aquela cena tão marcante pra quem joga Street Fighter, onde dois oponentes ficam a uma certa distância um dou outro, movendo-se pra frente e pra trás, esperando uma oportunidade e apertando botões aqui e ali.

(3) Mixup - tática utilizada em momentos em que seu personagem se encontra em situação de vantagem sobre o oponente. Baseia-se em confundir o adversário. Exemplo: se ele acha que você vai bater em cima, você bate em baixo. Se ele acha que sua voadora virá nas costas, você o acerta pela frente, etc. Esta palavra em inglês quer dizer mistura. Você mistura as possibilidades, deixando seu oponente confuso e abrindo sucessivamente sua defesa.

Edited by Rodrim
  • Upvote 3
Link to post
Share on other sites

Outro excelente artigo Rodrim! Curti demais esse, tá de parabéns :D

Por outro lado, quanto mais você se aproxima desse limiar sem cruzá-lo, maior a probabilidade de você ser punido a cada oportunidade. Isto significa que, caso você queira jogar a cautela pelos ares e ir pra cima com tudo, é melhor estar preparado pra correr a toda velocidade até que o oponente não se levante mais. Não pode tirar o pé do acelerador nem por um minuto.


Me lembrou muito deste vídeo (aos 45 segundos):

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Jardel você acha tambem, que cada char tem sua caracteristica, e não se deve tentar jogar de forma diferenciada com o tal...

 

Tipo jogo de Guile, e prefiro demais o estilo rush de caras como, FLW49, NUCLkEDU e BLUE EMBLEM.

 

Seria tipo a melhor coisa tentar fazer o jogo certo, ou quero dizer jogar como todos querem que os players de guile jogam????

 

 

Obrigado!!!

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...