Vamos apoiar quem tá começando

Bill Capivara 0 comments Facebook Comments

 

Olá, meus consagrados! Não tem muito tempo, foi publicado um texto no CounterHit sobre o que NÃO fazer na FGC (aqui). Em um dos pontos, falava sobre como tratar os novatos na comunidade. Navegando pelo Twitter, encontrei uma discussão similar aplicada a um caso concreto: Street Fighter V de graça na PSN PLUS

Mas qual seria a relação? A resposta é que tem muita gente que nunca jogou Street Fighter V vai querer dar uma chance agora. Pessoas que nunca tiveram muito interesse em jogo de luta, ou apenas no jogo da Capcom, agora têm uma oportunidade de experimentar. Talvez tenham visto alguém comentando, devem ter visto na lista da Twitch, ou em alguma notícia em mídia especializada em jogos.

CapcomFighters GIF - Find & Share on GIPHY

Street Fighter V de graça na PSN PLUS é uma ótima oportunidade de aumentar a comunidade. E sabemos o que significa uma comunidade maior. Melhor atenção de produtoras; Regionalização de jogos; Mais patrocínio para torneios locais (a exemplo do que a SNK faz na China); Maior visibilidade da FGC por empresas que podem se interessar a patrocinar jogadores; Sangue novo nas lutas e mais desafiantes; enfim, uma lista grande de bons motivos.

Street Fighter Finger Guns GIF by CapcomFighters - Find & Share on GIPHY

É claro que deve ter alguém comentando: “Mas essa geração é nutelinha, não quer aprender nada, só que facilidade. Não quer estudar o jogo.” Primeiramente, estudar por estudar, a galera estuda para escola ou pra concurso. Segundo, se não conseguir cativar o interesse dessas pessoas no jogo, lógico que elas não vão querer se aprofundar nas mecânicas porque perderam o interesse antes de iniciar o jogo.

Street Fighter Facepalm GIF by CapcomFighters - Find & Share on GIPHY

Já há relatos de jogadores veteranos sendo tóxicos com pessoas que estão jogando Street Fighter V pela primeira vez. Insisto, isso é ruim. Os jogos de luta não crescem assim. Claro que vai ter gente tóxica em tudo quanto é lugar, mas muitos jogos ganham jogadores pela acessibilidade, pelo ambiente acolhedor. Lembrando, ninguém quer entrar numa comunidade para ser xingado.

Em contrapartida, também, há um movimento para ajudar iniciantes. Recomendaram que os influenciadores digitais façam tutoriais básicos para essa galera que está entrando agora. E se você pode fazer, que tal brilhar agora? Terei prazer em divulgar seu trabalho caso tenha essa proposta. Ao mesmo tempo em que pode ser o nosso momento de ganhar a Internet, criando conteúdo, ganhando visibilidade e fazerem com que as coisas fiquem melhores para todos.

Street Fighter Birthday GIF by CapcomFighters - Find & Share on GIPHY

Segue abaixo lista de canais, tanto de lives, quanto de streaming, que estão trabalhando para deixar acessível o Street Fighter V:

 

Hungry Wolf (streamer novo, mas reveza jogatina com dicas):  https://www.twitch.tv/hungrywolfjan

Punho do Dragão (Além dos tutoriais, tem muita notícia, atualização constante): https://www.youtube.com/channel/UC7LpEC6KplpwLjusfqmTQFw

JuninhoNash Games (não necessariamente focado em  Street Fighter V, mas com um bom tutorial): https://www.youtube.com/playlist?list=PLoC85QOwxmwaefUwxOrslrRPj50pHBWBy

Whes Ryoran: https://www.youtube.com/ryoranfgc

                       https://www.twitch.tv/ryoran

Keoma Pacheco: https://www.twitch.tv/keomapacheco

 

Conhece mais algum? Você faz tutorial para iniciantes? Entre em contato comigo por mensagem privada no Fórum Counter Hit que a gente faz aquela divulgação marota.


Área de Comentários