Vamos conversar sobre Tiers!

Bill Capivara 0 comments Facebook Comments

Olá, consagrados! Hoje vamos falar sobre tiers. Mas para isso, vamos pegar umas definições e com suas respectivas fontes:

“Uma forma de medida relativa dos atributos inerentes (ou, às vezes através de falhas do sistema) dos personagens selecionáveis; geralmente se refere ao nível de jogo encontrado em torneios organizados. Personagens Top Tiers são aqueles que os atributos são vistos como os melhores, e são os que normalmente são mais usados em campeonatos. Personagens Low Tier, são o contrário, são aqueles que os atributos são tidos como os piores, e assim exigem a maior quantidade de esforço para serem usados de maneira devida para serem capazes de vencer e alguns podem não ser viáveis para jogar em torneios. Um jogo pode ser considerado balanceado quando a diferença entre os tiers são pequenas.”

Fonte: https://counterhit.com.br/forum/topic/96-the-ultimate-hyper-ultra-mega-super-ex-deluxe-glossario-dos-jogos-de-luta/

“- n. – A term used by Fighting Game players to indicate a quality level of characters in a game. “Top Tier,” for example, refers the the best characters in the game. Games are usually divided into multiple Tiers, the higher ones being where the best characters are, and the bottom ones being where the characters who stand less or little chance are.”

(Tradução: Um termo usado em jogos de luta para indicar o nível dos personagens em um jogo. “Top Tier”, por exemplo, refere-se aos melhores personagens no jogo. Os jogos são divididos em múltiplos Tiers, os mais altos considerados os melhores e os de baixo sendo onde os personagens que têm menos ou pouca chance. )

Fonte: http://wiki.shoryuken.com/Glossary#T

Com essas definições, podemos fazer nossa conversa. E é isso mesmo, uma conversa, apenas para apontar ideias, não definir algo ou dizer que alguém tá errado ou certo, além do que, será muito bom ver o ponto de vista da galera nos comentários.

Desde os tempos de fliperama, falamos de personagens fortes, apelões e aí do nada aparece que aquele amigo loko e diz que quem faz o personagem é o jogador. Para os mais experientes é possível entender que as coisas não são preto e branco e que, mesmo nos jogos mais equilibrados, podem ter aqueles que se destacam. Além do quê, os Tiers podem ser diferentes dependendo da liga onde os jogadores se encontram.

Mas o que pode fazer um personagem mais forte ou mais fraco? Eu diria que seria o retorno que ele traz a quem joga. Para os kofeiros, isso fica mais claro com o Xiao Hai, um jogador bem famoso que é praticamente um deus da série The King of Fighters. Não é difícil encontrar vídeos dele jogando alguma versão de KOF com personagens aleatórios e ganhando. Entretanto, ao jogar em torneios, ele tem “seu time “(que sempre tem Iori e mais dois tops). Ele poderia jogar com qualquer um? Poderia. Poderia ganhar com qualquer um? Eu não duvido disso. Entretanto, por que ele não muda de personagem? Porque ele vai naqueles que tem menos risco de perder. Ou seja, ele poderia ter o mesmo resultado com outros personagens, porém, talvez teria que empenhar um esforço maior, e como a partida é valendo título, melhor não arriscar. Isso torna os demais personagens ruins? Não, ainda mais que a variedade é para justamente explorar várias técnicas de jogo.

Dentro desse contexto, o que torna o personagem forte é a praticidade de se jogar com ele. Você já viu aquele coleguinha que fala que “jogar com x é fácil, quero ver jogar com y”. Talvez, em algum momento você foi esse coleguinha. Isso tá muito relacionado com o que foi falado sobre o Xiao Hai acima. Vamos supor que os personagens X e Y tenham combos que tiram 70% da barra de energia do inimigo, até aí, estão iguais, mas, com qual é mais fácil fazer isso? Isso já faz subir uns pontinhos na Tier List.

E como assim “Tier list depende da liga?” Voltando ao King of Fighters, mais especificamente ao King of Fighters XIII, vemos praticamente os mesmos personagens em grandes torneios como Kim, Iori, Mr. Karate, Chin e Benimaru. Não quer dizer que não apareçam outros, mas geralmente é para fazer companhia a esses citados. Mas, citando o Chin, algum iniciante poderia se dar bem com ele? Acredito que não, porque é um personagem fora do padrão e exige certa habilidade. Ele tem um bom potencial que dificilmente alguém de rank mais baixo conseguiria extrair. O mesmo se aplica à Angel em King of Fighters 2002. Ela sempre aparece em disputas de alto nível, mas não se vê em partidas de jogadores casuais.

 

Em contra partida, há personagens bem comuns em ranks mais baixos, que tem um estilo de joga bem difícil de tirar e que fica praticamente impossível para os iniciantes, mas, para profissionais e mais experientes já não funcionam. Para o exemplo, cito, Guile em Street Fighter V. Podemos lembrar que Daigo, que é um jogador excelente, joga com o soldadinho americano e não tem tantos bons resultados assim. Mas, para você que é da liga Gold para baixo no Street Fighter V, não tem dificuldade para ganhar dele? Eu tenho. (risos)

Por fim, existem aqueles que são bons em qualquer liga, e para dar exemplo, lembro do Akuma. Vou nem colocar em que versão ele é bom, porque ele é bom em todas. Fácil de jogar, fácil de aprender, boas ferramentas e acaba sendo usado tanto por iniciantes quanto por veteranos.

A Tier List, a meu ver, é apenas um indicador, do que foi falado no texto. Ela não é absoluta, mas ajuda a entender o funcionamento do jogo. Como disse, isso foi apenas uma conversa sobre Tiers. O que você achou? Concorda ou discorda de algum ponto? Converse conosco. A comunidade cresce quando a gente troca ideias e informações.


Área de Comentários