Utilizando o modo Treino eficientemente após suas primeiras partidas

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Continuação da série de artigos escritos originalmente pelo Top Player americano Lord Knight, o tema dessa postagem é como treinar eficientemente após suas primeiras partidas em um jogo novo.

Sim, ninguém pode negar que a sensação de começar em um novo jogo de luta é de total desorientação, especialmente se o estilo do jogo for diferente do que está acostumado a jogar. Porém com a seguinte abordagem é possível tornar o processo de aprendizado mais eficiente e menos difícil do que precisa ser.

Para isso duas coisas se tornam importantes: Jogar e treinar; treinar e jogar. É por meio desse ciclo que ocorre o aprimoramento, e nesse artigo verá os aspectos mais importantes para se abordar no treino após uma longa jogatina.

Antes de começar é importante ressaltar que alguns jogadores preferem primeiro treinar e depois jogar partidas, com oponentes reais. Originalmente o artigo começou com a parte de “começar jogando” e só depois abordou o modo Treino. Porém é possível começar treinando. Então se for sua preferência, comece lendo “Modo Treino”, logo após “Suas Primeiras Partidas”.

Suas Primeiras Partidas

Prepare-se para perder, e talvez muito…

O principal propósito das primeiras partidas é se acostumar com suas ferramentas em uma partida real. Você não será capaz de agir adequadamente sem aplicar tudo o que aprendeu no modo Training em uma luta de verdade.

A coisa mais legal das primeiras partidas é que é fácil de ver onde precisa ser trabalhado. Você com certeza vai entrar em situações que não está acostumado, ou vai conseguir um acerto mas não conseguirá converter em um combo. Haverão matchups que não entenderá, e você não conseguirá usar todo seu Toolset eficientemente. Observe se estiver tendo problemas com algo em específico e volte para o Training Mode até acertar.

Pessoalmente, eu anoto onde tenho maiores problemas, e isso ajuda a focar nas coisas mais problemáticas imediatamente.

Quando voltar para o modo Training, haverão dois focos

  • Refinar o aspecto “One Player” (Single-player)
  • Refinar o aspecto “Two Player” (Multi-player)

O que quero dizer?

Qualquer coisa “Single” é o que pode ser praticado sozinho. Isso inclui aspectos como aperfeiçoar e otimizar conversões, e desenvolver setups no knockdown e rushdown, desenvolver novas “techs” para seu personagem e muito mais.

Isso é fácil de praticar, pois não tem nada a ver com o outro jogador.

A diferença é que você não pode refinar nada “Multiplayer” sozinho. Isso inclui defesa, neutro e desenvolver estratégias prum matchup.
Quero frisar que, no primeiro momento, é importante aperfeiçoar o aspecto “Single” principalmente por ser mais fácil. Você pode fazer isso sozinho, então só depende de você. Muitos jogadores iniciantes podem conseguir uma vitória pessoal refinando e treinando a execução, ofensiva e knockdown. No futuro, você focará em refinar mais os aspectos de alto nível para seu personagem.
Além disso, apesar de ter divido os aspectos, eles não estão separados. A principal coisa que deve ser entendida é que o precisa ser melhorado em cada um desses aspectos.

Conclusão

Essencialmente, estes são os passos que sigo quando aprendo um novo personagem:

  • Identificar o objetivo do personagem
  • Normais, ferramentas gerais, combos básicos, e situações comuns
  • Primeiras partidas
  • Modo Treino

Modo Treino

Pode parece algo assim…

… ou até assim dependendo do jogo

Agora que você já tem experiência com algumas partidas, vamos agora detalhar como usar o modo treino corretamente e também como trabalhar em cima do que foi discutido anteriormente.

O Modo Treino tende a variar entre um jogo e outro. Se estiver jogando um jogo da Arc System Works, você terá um recurso bem poderoso ao seu dispor. Se estiver começando com Street Fighter V, então também terá ao seu dispor um modo Treino bem versátil (mas um pouco menos fácil de usar).

1. Treinando Combos

Combos são parte integral de vários jogos de luta modernos, e consistência é a chave. Geralmente, meu objetivo é atingir mais ou menos 95% de consistência em combos básicos, e 70% em combos “difíceis”. Lembre-se que a dificuldade pode ser subjetiva dependendo do seu nível de execução.

Se estiver tentando aprender algo difícil ou diferente, treinar muito é bom, mas descanse de vez em quando. Dê um tempo para suas mãos se recuperarem e incorporarem o que aprendeu. Por exemplo, quando peguei o Valkenhayn em BlazBlue: Chronophantasma EXTEND, eu não conseguia fazer o wolf 5C> wolf 5C, que é algo necessário para jogar com ele. Quando ralava nos combos, eu sempre dedicava um pouco de tempo (tipo, uma hora mais ou menos) para trabalhar naquele movimento em específico, e nada mais. Eu tento alocar uma porção do meu tempo porque, pessoalmente, se eu não conseguir fazer algo depois de praticar muito, eu me frustro. Basicamente, inclua intervalos no seu treino para não ficar acabado.

E finalmente, considere o seu repertório de combos. O “objetivo” de cada combo pode variar de jogo para jogo, mas geralmente priorize maximizar o dano ao mesmo tempo que mantém uma posição vantajosa. Se o seu jogo tiver um Burst, explore rotas Burst Safe também.

2. Desenvolvimento de Estratégias no Matchup

Aperfeiçoando e praticando o setplay

Eu pessoalmente gasto muito tempo nisso. Você deve saber exatamente o que fazer contra um personagem cada vez que derrubá-lo e quais opções eles tem para se defender contra você. Isso é uma situação altamente vantajosa pra você, e deve-se maximizar a recompensa o quanto der. Dependendo do seu personagem, você pode não ganhar um mixup, por exemplo, mas pode ser que seja possível estabelecer uma ofensiva segura. Se não souber o que fazer, com certeza você deve pensar sobre isso até descobrir.

Golpes, e exploração de Hitboxes

Parece simples, mas pode levar tempo e tem diversas variáveis. No começo, se acostume com os golpes de seu personagem. Como jogadores, temos o costume de identificar utilidades para cada golpe, rotulando-os como úteis ou inúteis, mas conforme o tempo passa um golpe pode evoluir.

Dependendo do jogo, você pode: Testar seus golpes contra diferentes opções defensivas universais; Como cada mecânica e sistema funciona contra outros etc. Por exemplo, em jogos da Arc System Works, eu sempre tento encontrar maneiras de fazer o Counter Assault (ou Dead Angle, ou Alpha Counter, ou Guard Cancel etc) do meu oponente whiffar ao invés de tentar ler e antecipar.

3. Resolução de Problemas

Eu invisto bastante tempo nisso também. Isso tem relação com o desenvolvimento de estratégias no matchup mas, às vezes, assim que termino de jogar várias partidas online, eu vou diretamente pro modo treino e tento recriar o que aconteceu para pensar em potenciais respostas. Eu sei que modo treino varia de jogo para jogo, mas geralmente há maneiras de recriar a situação. Se tem algo que você não sabe fazer, peça ajuda à alguém! Não tenha medo de conversar com outros jogadores para que expliquem como fazer as coisas. É muito melhor do que gravar algo meia-boca e obter respostas que estão erradas essencialmente.

Isso também tem relação com a experimentação. Na minha cabeça, “desenvolvimento de estratégias” e “resolução de problemas” são coisas separadas. Então, enquanto tento resolver um problema, as vezes eu faço coisas bem diferentes e inusitadas para ver se funcionará ou não. No sentido de que, quando você estiver tentando resolver um problema, é mais fácil “experimentar” do que apenas fazer de qualquer jeito (porém não tem nada de errado nisso).

Finalmente, quero complementar que apesar de não ser possível treinar o Neutro sozinho, você pode com certeza usar o modo treino para encontrar respostas contra ferramentas específicas no Neutro. Isso é meio que um processo simples: Você joga, tem um problema contra golpe X no chão ou no ar, aí vai no modo treino e tenta descobrir uma resposta contra aquilo se a sua primeira resposta não funcionar, repita.


A segunda parte da série termina por aqui, mas se já quiser ler o guia completo na íntegra consulte o tópico em nosso Fórum

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