Como escolher o personagem certo para você?

Asura 0 comments Facebook Comments

Nessa série de artigos escritos originalmente pelo Top Player americano Lord Knight abordaremos desde os aspectos básicos até os mais intrínsecos que irão ajuda-lo a melhorar o seu jogo, seja você um completo iniciante ou veterano.

O tema dessa postagem é como escolher um personagem em um jogo de luta e como saber se ele é o certo?

Qual é a melhor escolha pra você?

Começando com um personagem

Aprender um personagem é um processo contínuo, no sentido de que não importa o seu nível sempre haverá algo a mais para aprender.
Enquanto as razões para escolher um personagem variam, o seu personagem “principal” (o personagem que você foca mais) deve ser primeiramente um personagem que você gosta. Você passará bastante tempo com este personagem, então se não estiver gostando dele, certamente não fique com ele. É válido escolher um personagem pelo visual legal – muitas pessoas começam assim.

Identificando o objetivo do personagem

Assim que escolher o personagem, há uma pergunta que você precisa responder. “Que tipo de personagem ele é?”

  • Grapplers – Personagens que depende do mixup de agarrão/poke. Inclui personagens como Zangief, Tager, Potemkin etc
  • Setplay – Também conhecido como personagens “vortex”, como Millia e Akuma (SF4).
  • Poking/Neutro de médio alcance – Geralmente tentam controlar o espaço ao redor deles. Pense no Ryu, Mitsuru, Ky etc.
  • Zoner – Um personagem defensivo que quer controlar muito espaço na tela, como Dhalsim, Nu-13, Yukiko etc.
  • Lançador de itens – Focado no neutro, e os itens geralmente agem de forma independente do personagem. Pense no Teddie, Faust, etc.
  • Modos/Stance – Categoria um pouco vaga, mas esses personagens geralmente tem dois estilos diferentes, como o Gen, Litchi, Aigis etc.
  • Puppet – Controla outro personagem ou assist. Zato-1, Ken Amada, Ice Climbers (mais ou menos), Shadow Labrys etc.
  • Combinação dos tipos acima – Personagens Puppet mais simples, grapplers ágeis, etc.

Assim que identificar o tipo de personagem que está usando, você precisa olhar para o Toolset (conjunto de ferramentas/atributos) específico do personagem. Geralmente, um personagem tem um ponto forte ou objetivo que você precisa focar.
Tomando como exemplo Guilty Gear Xrd – Eu (Lord Knight) jogo de Millia nesse jogo. No caso da Millia, o meu objetivo é derrubar o oponente no canto, onde ela se torna mais forte.

Um zoner vai querer manter o oponente fora de seu alcance, um grappler quer entrar no alcance do agarrão/poke, e assim por diante. Apesar de soar bem básico, você precisa lembrar disso, porque este “objetivo” será refinado conforme você for melhorando.

Se familiarizando com as ferramentas, combo básicos, e situações comuns

Isso pode ser um pouco difícil, uma vez que você precisa processar muitas informações rapidamente.
A primeira coisa que eu faço é ir no Training Mode para me acostumar com os normais do personagem. Geralmente eu procuro:

  • Pokes no chão
  • Antiaéreos
  • Aéreos vs Aéreos
  • Ataques rápidos

Exemplos dos tipos de golpes básicos para descobrir com seu personagem

Isso não deve levar muito tempo – você ainda não está tentando analisar como os golpes do seu personagem interagem com o de outros ainda, apenas se familiarizar com o alcance geral de seus ataques.
Depois disso eu pratico conversões (em combos) a partir dessas ferramentas comuns, assim como conversões fáceis. Isso pode variar de personagem para personagem, mas como exemplo, quando eu escolhi a Millia eu aprendi como combar a partir:

  • Do Overhead 6K
  • High/Low com H Disc
  • Conversão básica com 50 de barra
  • Conversão aleatória a partir do j.P

Basicamente, você quer não somente ter uma ideia do Toolset no neutro, mas como também ser capaz de converter golpes específicos ou aleatórios.


A primeira parte da série termina por aqui, mas se já quiser ler o guia completo na íntegra consulte o tópico em nosso Fórum

Qualquer dúvida comentem abaixo ou via Fórum!

Área de Comentários