Download & Edição de Streams com TwitchLeecher!

Fowz 0 comments Facebook Comments

Muito bem, eu estava devendo esse guia/tutorial a vocês a muito tempo, logo, como esqueci de publicar no fim do ano passado por conta das festividades, venho aqui cumprir a minha promessa extremamente atrasada com um guia completinho que espero estar simples o suficiente para qualquer pessoa usufruir dessa vantagem.

O que é TwitchLeecher?

TwitchLeecher é um programa para Windows 7 e versões adiante que lhe proporciona uma interface simples e prática para procurar VODs (Video on Demand, como são chamadas streams passadas gravadas no canal de alguém no Twitch) e baixá-los na qualidade e local desejados.

Por conta disso irei passo a passo instruir como usar esse avanço miraculoso na forma de aproveitar torneios online sem precisar acompanhá-los ao vivo:

Passo 1: Baixe e Instale TwitchLeecher

Obviamente, pegue a última versão do TwitchLeecher para a arquitetura correta de seu Windows aqui: https://github.com/Franiac/TwitchLeecher/releases

Como eu sei se meu Windows é x86 ou x64?
 

 

 

 

 

Passo 2: Configurações Padrão

É um aplicativo simples, porém atenuar essa parte evita dores de cabeça ao longo do tempo:

Check for Updates: Procurar por atualizações quando aberto, básico.
Show Donation Button: Ativa/desativa o botão de doação na barra superior.
“Search section”: A configuração desse trecho apenas muda as configurações padrão de quando você for procurar por algum VOD, ou seja, não tem real impacto contudo recomendo deixar “Last 30 VODs” porque é um bom número e economiza alguns segundos. Você pode marcar “Search on Start” para iniciar uma busca quando abrir o programa, caso o faça recomendo configurar toda essa seção logo.
Temporary Folder: Dica de extrema importância para performance: se você tem apenas um HD (Disco Rígido) instalado no seu computador então não há nada que possamos fazer, contudo, caso haja mais de um, recomendo fortemente criar uma pasta “Temp” em qualquer outro que não comporte seu Sistema Operacional e direcioná-la para lá. O TwitchLeecher normalmente usa uma quantidade ginórmica de velocidade de leitura e gravação de arquivos, por conta disso se você tentar usar sua máquina ao mesmo tempo em que o mesmo esteja baixando ou encodando algum VOD, poderão ocorrer diversos problemas de lentidão no acesso de dados do disco que o programa esteja usando.
Download Folder: Onde seus VODs ficarão após todo o processo de download e encoding. Diferente do caso acima independe do HD utilizado mas recomendo ainda utilizar outro fora o qual seu Windows está instalado – durante o período de transferência de um HD para outro você pode ter problemas de acesso de arquivos também.
Filename Template: O formato do nome em que o VOD será salvo. Clicando na interrogação ao lado você terá o que cada comando entre colchetes significa – o meu eu deixei “{date}_{time24}_{channel}” por questão de organização, onde por nome fica em ordem de exibição como “20170512_160200_jyosua” (ajuda muito caso você queira baixar um torneio inteiro). Atenção: todo caractere fora de colchetes será adicionado no nome final, inclusive espaços, então tome cuidado para não errar as sintaxes.
Remove successful downloads from queue: Remove downloads completados com sucesso da lista. Deixo desativado para não esquecer o que eu já baixei e tudo mais.

Não se esqueça em clicar em “Save” no final!

Passo 3: Como Utilizar

Primeiramente o uso é bem simples: você usa o “Search” para achar o VOD, normalmente basta colocar o canal (por exemplo, “twitch.tv/teamSp00ky) e você terá uma lista dentre tempo ou últimos VODs desse mesmo usuário:

Clique no botão “Download” do VOD desejado ou clique na imagem para abrí-lo em seu navegador e verificar se há o conteúdo que procura (bom, espero que se guiem pelas agendas aqui do site mesmo mas também pode ser usado para qualquer outra stream no Twitch).
Após clicar em Download algumas opções adicionais surgirão, entre elas:

Quality: A qualidade do vídeo a ser baixado. Quanto maior e quanto maior o FPS, mais pesado será. Tenha certeza de baixar resolução suportada pelo aparelho que deseja assistir (TV, Smartphone, etc).
Folder: Onde deseja salvar, normalmente mostrará o local padrão das configurações mas você pode alterar para cada download.
Filename: Na imagem ao lado aparece a minha sintaxe das configurações “{date}_{time24}_{channel}.mp4” convertida para o nome de arquivo ao lado, entretanto você sempre poderá alterar para o que quiser em cada download. É de suma importância nunca remover o ‘.mp4’ do final do filename, podendo causar perda de tempo desnecessária de download e encoding.
Crop Video: Essa parte é muito importante para quem quer economizar espaço e/ou só deseja um trecho de um VOD: “Start” e “End” definem o início e fim de seu arquivo de vídeo, respectivamente, de acordo com o VOD selecionado. Suponhamos que o teamSp00ky ficou online por 12 horas seguidas durante o CEO2017 mas você só quer salvar o Top 8 de Guilty Gear Xrd, para isso você não precisa baixar o arquivo inteiro e recordar com outros programas, basta selecionar qual período de tempo da stream você deseja salvar e pronto, problema resolvido. Claro que isso ainda pode causar download desnecessário por como o Twitch oferece as faixas de áudio e vídeo, porém é muito melhor do que baixar muito mais do que o necessário.

Passo 4: Contratempos

Por mais que o TwitchLeecher seja uma mão na roda ele ainda tem alguns problemas, os quais influenciam mais quem reparte a internet em casa com outros usuários ou que pretendem utilizar o computador enquanto o programa executa suas funções, entre eles estão:

Inabilidade em limitar a taxa de download

O TwitchLeecher sempre tentará usar o máximo de banda disponível em sua casa, por conta disso jogos online e outros serviços que a utilizem podem sofrer impactos negativos.

Durante o Encoding seu processador estará bem ocupado

Caso seu computador seja um pouco humilde como o meu (Athlon II X4 651K), você pode sofrer problemas em jogar ou executar tarefas que exijam mais do hardware.
Quando o TwitchLeecher baixa algum VOD ele tem duas fases: downloading e encoding.
Download é autoexplicatório, o programa apenas baixa tanto áudio quanto vídeo “crus” do Twitch;
Encoding já é a parte que utiliza do FFmpeg para converter tais “mídias cruas” num mp4 executável por aparelhos multimídia, por conta disso ele normalmente é configurado para utilizar todos os núcleos disponíveis da CPU para agilizar o processo.

Por conta dos fatos acima, recomendo fazer como eu e deixar baixando tudo o que você deseja de madrugada.


TwitchLeecher é um ótimo aplicativo que ajuda muitos de nós, público, a ter acesso a streams passadas sem perder a qualidade – eu, particularmente, pesquisei esse método para evitar procurar torneios no YouTube e apenas encontrar vídeos com qualidade inferior de vídeo como resoluções baixas e, principalmente, 30FPS, já que jogos de luta majoritariamente rodam a 60FPS.

Alguma dúvida no ar? Não se acanhe e pergunte nos comentários! Caso necessário incluirei um “FAQ” no post para ficar mais claro ainda a quem venha visitar o CounterHit.

Não se esqueça de agradecer e, se puder, apoiar com doações o desenvolvedor do TwitchLeecher: Dominik Rebitzer.

Área de Comentários