Team Ninja Anuncia o fim do Suporte à Dead or Alive 5

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Domingo ocorreu o NorthEast Championship (NEC) 18, um dos ultimos grandes torneios do ano, e também a final do Dead or Alive 5 Battle Royal, o circuito competitivo do jogo da Team Ninja. Sabendo que um anuncio especial seria feito pela produtora, os fãs ficaram ansiosos: seria o anúncio de Dead or Alive 6? Infelizmente, o anuncio não foi dos melhores: o Team Ninja encerrou o suporte ao título atual, Dead or Alive 5: Last round, e não possui nenhum projeto com respeito a franquia no momento.

Lançado em 25 de Setembro de 2012, para XBox 360 e Playstation 3, Dead or Alive 5 continuava o legado da franquia da Tecmo Koei, e agora trazia personagens convidados de outra grande franquia de jogos de luta com movimentação 3D: Virtua Fighter, da Sega. Embora tendo o estigma de um jogo fanservice, em que beldades lutam entre si com movimentos provocantes enquanto exibem trajes mínimos, um estigma deveras reforçado no ocidente pelos títulos derivados Dead or Alive Xtreme, o jogo possui um sistema complexo baseado em um ciclo entre golpes, arremessos e contragolpes, o que exige uma boa dose de estudo por parte do jogador para obter um bom desempenho jogando em alto nível competitivo.

Em março de 2013 a empresa lançou Dead or Alive 5 Plus, uma versão melhorada do jogo para o Playstation Vita, exibindo um modo de treino mais robusto, e diversas opções para aproveitar o sensor de toque do aparelho.  Dead or Alive 5 Ultimate, a versão repaginada do título para consoles de mesa, foi lançado em setembro de 2013, absorvendo as mudanças da versão para PSVita, cinco novos personagens no lançamento (mais três após), Modo História, além de ajustes no balanceamento e no competitivo do jogo, além do modo online. Dead or Alive 5 Ultimate: Core Fighters foi uma versão gratuita disponibilizada pela empresa, que contava com quatro personagens e acesso ao modo online. Mais personagens poderiam ser adquiridos por meio de compra, em um formato semelhante ao adotado por Killer Instinct.

Dead or Alive 5 Last Round é o atual título da franquia, lançado em 17 de Fevereiro de 2015, tanto como jogo completo quanto como expansão digital, esta última podendo ser aplicada tanto a versão Ultimate tradicional quanto à Core Fighters. As mudanças incluem mais dois personagens, além de melhoras gráficas para os consoles de nova geração. A partir daí vários pacotes de roupas foram disponibilizados (uma característica da franquia), e com isso um novo sistema chamado “Clothing Breaker” em que certas roupas poderiam ser “destruídas” caso o oponente executasse um Critical Burst para encerrar o round. Por fim, duas novas personagens, Mai Shiranui da franquia da SNK Fatal Fury e Naotora li de Samurai Warriors (da própria Tecmo Koei), foram anunciadas, totalizando um elenco de 36 personagens.

Logo abaixo segue o vídeo em que os desenvolvedores agradecem ao público pelos cinco anos de suporte ao título. Além de agradecer aos organizadores de torneios, eles analisam a trajetória de Dead or Alive 5 até aqui, e de uma forma tocante, anunciam que não poderão dar mais suporte ao título. Os desenvolvedores continuam ativos, mas no momento estão ocupados com outros projetos de outras franquias. Confira:

Fonte: Eventhubs

Área de Comentários