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(Guia Completo) Ragna The Bloodedge em BBCF

guia ragna blazblue bbcf

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3 respostas neste tópico

#1 Asura

Asura

     

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Postado 22 outubro 2016 - 22:01

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Índice

Introdução

Ragna é o protagonista de Blazblue e como tal, é um personagem simples, fácil de aprender e com ferramentas e golpes de fácil manuseio.
Dono de uma espada enorme que lhe garante ótimo alcance, alguns golpes de artes marciais e por último mas não menos importante, o poder do Azure Grimoire e Idea Engine lhe dão poder sobre manipulação de Seithr para que possa ser usado como várias formas de ataque, assim como absorção de energia vital.

Dados Gerais

Nome (Kana): ラグナ=ザ=ブラッドエッジ
Kanji: 死神
Também conhecido como: Shinigami, Ceifador / Grim Reaper
Life: 10,000 (abaixo da média)
Movimentação: Dash, 1 airdash ou 1 pulo duplo
Drive: Soul Eater
Overdrive: Blood Kain Idea
Exceed Accel: Seed of Tartatus
Data de nascimento: 3 de março
Altura: 1,85m
Peso: 78kg
Arma: Blood Scythe


Gameplay

A sua ofensiva é ótima pois possui golpes normais com longo alcance, boa movimentação, um projétil, e um arsenal de Overheads e Lows que se bem administrados o fazem ter uma pressão bem sólida e forte. Os seus combos também possuem dano consistente a partir de qualquer golpe, e quase sempre o deixa em vantagem para iniciar mais uma ofensiva sobre o oponente.
Caso precise se defender ou estiver em desvantagem, conta também com um ótimo Reversal, o Inferno Divider, que pode tira-lo de situações difíceis para reaver a vantagem. Saber usa-lo com precisão e perfeição é necessário para que não seja derrotado facilmente, já que seu life é relativamente baixo e sendo um personagem "básico" tende a ser previsível.
Ter boa noção das distâncias e footsies também é primordial para o sucesso pois é uma área onde poucos personagens conseguem vence-lo.

Com tudo isso considerado, Ragna é sem dúvidas um personagem bem capaz nas mãos de um jogador com bons fundamentais. A única limitação fica por conta mesmo da criatividade e malícia do jogador.


Terminologia, sistemas e mecânicas

É altamente recomendado que seja feita uma leitura completa para entender as mecânicas e sistemas:
http://forum.counter...-o-active-flow/

Golpes


Iremos mais a fundo para explicar e mostrar a utilidade de cada golpe. Embora todos sejam importantes, os mais badalados serão explicados primeiro.
Para ajudar aqueles que detestam ler, marquei as partes importantes em verde. Clique no nome do golpe para ver a imagem.

Normals
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Drive Moves
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Moves Universais
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Special Moves
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Distortion Drives

  • Carnage Scissors / カーネージシザー (632146D) - Um avanço rápido e longo com um golpe de espada seguido de outro com energia negra com a forma de uma grande tesoura. Não se chamam Tesouras da Carnificina à toa né.

Em 90% dos casos é usado para terminar combos que vencem a partida.
Tem curta invencibilidade e o seu uso fora de combos é limitado. É útil contra zoners, especialmente Nu-13, pois é capaz de atravessar projéteis.

Um poderoso combo finisher, mas só mostra melhor seu potencial durante um Overdrive, onde ganha mais dano e se torna Unblockable.
Em BBCF se tornou um combo finisher melhor do que o Carnage Scissors.
 

Exceed Accel

Tem como utilidade principal de um Reversal. Pode ser usado para terminar combos, mas o scalling o faz infligir menos dano, porém o faz ganhar o Active Flow. Mostra melhor seu potencial durante um Overdrive.

Astral Heat

Um Instant Kill que só pode ser usado contra oponentes com life no vermelho e custa 100% de barra. Pode se combar nele facilmente com o 5C.
A maneira mais simples e rápida de se gastar 100% barra para terminar uma luta.

Drive


Se chama Soul Eater e permite que Ragna absorva life dos oponentes com qualquer golpe que use o botão "D".
É muito importante para compensar o seu life baixo com preciosa vitalidade, que favorece jogadores agressivos. Cada golpe tem um valor base que indica a quantidade de life absorvida.
Tanto on block quanto on hit possuem o mesmo valor e não são afetados pelo dano reduzido em combos.

Overdrive


Chamado de Blood Kain Idea, faz com que todos os golpes envolvendo seu Drive se tornem mais fortes, tenham novas propriedades e absorvam mais life.
A sua principal utilidade é em combos, possibilitando mais potencial de dano e muita absorção de life.
A duração do Overdrive varia conforme o life.
Lembre-se, caso algum golpe seja cancelado em Overdrive (a mensagem Overdrive Cancel aparecerá) ou durante qualquer combos, o mesmo durará metade do tempo.

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E com isso a primeira parte está concluída!
Todos os aspectos técnicos do personagem já foram explicados e o que resta agora é saber como se beneficiar de todos esses recursos para ser vitorioso!


  • 1

#2 Asura

Asura

     

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Postado 22 outubro 2016 - 23:28

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Combos


O próximo passo é nada menos do que conhecer e treinar os combos. Nada poderia ser mais natural depois de conhecer todos os golpes.
São a essência do jogo e de todos os personagens. Saber como distribuir a dor de várias maneiras e de qualquer acerto é primordial pois os combos, além de obviamente darem dano, são o portão de entrada para a ofensiva e okizeme de Ragna.
O personagem possui combos relativamente fáceis que não necessitam de inputs e nem de timings complexos, mas é necessário treina-los para que acertem em 99,5% das vezes. Um combo perdido pode ser fatal para os planos de Ragna, portanto, treine e faça-os! São divertidos, garanto.

Terminologia e notações
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Sistema de Combos
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Combos Básicos
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Combos Intermediários
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Finishers

É simples, caso tenha 50% de barra substitua o "(HJC)> j.C> etc" ou "6A (HJC)> j.C etc" por 5D> Distortion Drive. O uso de Distortion Drives é recomendado durante o Overdrive, em particular o Devoured by Darkness. O uso desses finishers não é recomendado durante a partida pois Ragna pode tirar mais proveito da Heat.


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Agora que finalmente se tornou uma maquina de destruição e morte com todos esses combos, resta saber como encaixa-los de forma eficiente contra alguém em uma luta de verdade sem perder toda sua vida no processo, é claro. É com isso em mente que a última parte abordará como jogar com o personagem.


  • 1

#3 Asura

Asura

     

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Postado 23 outubro 2016 - 00:18

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Estratégias


A luta é composta de 3 momentos distintos: neutro, ofensiva e defensiva.
Reconhecer o momento em que se pode tomar uma atitude e obter vantagem, ou se defender de uma ofensiva, é crucial.

Terminologia e notações

Oki (Okizeme) - Situação onde o oponente está no chão e é possível iniciar uma ofensiva sobre ele
Frametrap - Pequeno espaço/brecha nas strings onde o oponente pode usar um ataque, mas que antes de acertar é vencido pelo seu golpe.
Tech/Ukemi - Recuperação no ar/chão. Tem som característico e é notado como um flash branco.
Throw Bait - Throws em Blazblue tem startup e portanto é possível fazer o oponente erra-los no ar em uma tentativa de prever seu throw.
IB - Instant Block


Neutro
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Ofensiva
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Defensiva
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Todos os aspectos foram abordados e o que falta agora é partir para a prática ou Sharingar alguns jogadores japoneses!
Saber todas essas coisas de uma só vez leva tempo para assimilar para que possam se refletir nas lutas e resultados. Mas prática e dedicação sempre serão as variáveis mais importantes.
Tomando como exemplo uma frase dita pelo G.I Joe:

"Now we know and knowing is half the battle"


  • 1

#4 Asura

Asura

     

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Postado 23 outubro 2016 - 01:17

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Miscelânea e Outras coisas


Vídeos
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Jogadores
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Fontes e Links úteis

Bem útil para aprender mais à fundo os sistemas e outros personagens.

Se puder ler inglês contém bons guias e jogadores experientes


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No mais é isso.
Dúvidas, sugestões, observações, erros que notarem no guia e qualquer outra coisa relacionada ao personagem pergunte aqui mesmo.
E postem combos legais também.
Nos vemos online :D (se tiver lagado eu não jogo).


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