[Análise] Street Fighter 30th Anniversary Collection

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Street Fighter 30th Anniversary Collection foi anunciado como “a coletânea Arcade Perfect” que iria oferecer aos jogadores a experiência mais próxima possível dos jogos originais dos fliperamas, além de contar a história da franquia e apresentar informações exclusivas dos bastidores. Por fim, um modo online foi adicionado para agradar os fãs competitivos. Vamos conferir todas as opções que existem nas mãos dos jogadores que adquirirem este título para PC, PS4, XBOne e Switch. Após a introdução inicial do jogo, o jogador encontrará quatro opções, e vamos aqui explicar cada uma delas.

Offline é onde se encontram os modos tradicionais de jogo fora da internet.  Arcade é o modo carro-chefe desta coletânea, e aqui você encontrará os 12 jogos, em uma qualidade “Arcade Perfect”. Isto não quer dizer necessariamente que os jogos não possuem nenhum defeito, mas que são a reprodução perfeitamente fiel das versões que figuraram nos fliperamas da época, com todos os seus aspectos presentes. Isto é importante ressaltar pois muitos cresceram com as versões domésticas destes jogos, e podem sentir falta de algumas opções que foram adicionadas nas versões para consoles, e até personagens que não existiam nas versões de arcade.

Doze títulos contam mais de uma década de história nos fliperamas

Mesmo assim ainda é possível acessar algumas opções de jogo pressionando o botão correspondente na tela de seleção de jogo. Todos os jogos possuem a opção de mudança de dificuldade, Street Fighter (1987) permite a escolha do tempo de duração de um round, Super Street Fighter II Turbo e os jogos da subsérie Alpha permitem a alteração na velocidade do jogo. Street Fighter Alpha e Street Fighter Alpha 2 também permitem a seleção do modo “auto” em que os personagens eram capazes de defender alguns golpes de forma automática. Tanto a subsérie Alpha quanto a subsérie III inteira permitem o ajuste da velocidade do cronômetro e também o ajuste do nível de dano. Street Fighter III 2nd Impact: Giant Strike é o único que possui possibilidade de ajustar o formato de tela aqui, e diferentemente do ajuste encontrado nas opções de vídeo, neste caso a imagem não ficará distorcida pois existiram máquinas de 2nd Impact com widescreen nativo.

Também é possível obter informações sobre os títulos na tela de seleção de jogo. Nesta tela se encontram informações sobre o desenvolvimento do jogo, curiosidades e até alguns macetes que podem ser aplicados aos jogos, como por exemplo escolher Akuma e os personagens “old” em Super Street Fighter II Turbo, abrir os modos Dramatic Battle e Sobrevivência em Street Fighter Alpha 3, entre outro. Confira todas as informações para poder aproveitar cada jogo por completo.

Em Informações de Jogo existem instruções para acessar modos especiais e personagens secretos

Para enfrentar um jogador humano neste modo, ele deve pressionar Start no segundo controle. Isto é possível inclusive em Street Fighter de 1987, mesmo que na tela inicial esteja escrito “ONE PLAYER ONLY”. Lembrando que o lutador que estava jogando no momento não poderá trocar o personagem, e após vencer o outro jogador terá que entrar novamente, e o vencedor também deverá manter o personagem.  É importante checar qual é o Start correspondente ao jogo, pois o Start padrão do controle leva ao menu da coletânea. Back é o padrão para o Start dos controles da Microsoft, “-“ é o padrão para o Switch e devido ao botão Share, o padrão do Dual Shock 4 para o Start é o Touchpad.

O modo Versus permite que dois jogadores se enfrentem diretamente, sem passar pelo modo Arcade. Na tela de seleção de jogo é possível alterar opções assim como no modo Arcade. Neste caso as opções incluem número de rounds, duração de cada round e mudança de velocidade do jogo para os títulos que possuem esta função. Após selecionar o jogo, você deve selecionar o cenário, que ficara fixo durante todas as partidas enquanto os dois jogadores selecionarem Revanche. Para mudar de cenário é necessário sair do jogo e voltar novamente. Ao selecionar o cenário os jogadores serão colocados direto na tela de seleção de personagens do modo Arcade, e isto acontecerá em cada Revanche. É uma “gambiarra” da Capcom para permitir um modo Versus dentro de uma emulação direta da versão Arcade, mas que funciona sem problemas.

No modo Versus o jogador escolhe o cenário antes de entrar na emulação

O modo Treinamento só está disponível para os quatro títulos que possuem jogabilidade Online: Street Fighter II’ Hyper Fighting, Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 3. Ao entrar no menu do jogo, existem várias opções. Se pode colocar o oponente para ser controlado por outro humano ou pela CPU, escolher a ação do oponente, mudar a defesa ou o stun. Pode-se configurar o medidor de vida de cada personagem e ligar os dados de ataque. Também pode-se voltar para a tela de seleção de cenário ou de personagem.

No modo Online apenas estão disponíveis os quatro jogos citados na seção do modo Treinamento. No Arcade Online, onde você joga o modo Arcade até ser interrompido por um oponente, simulando a experiência dos fliperamas da época. Se pode selecionar a frequência da interrupção entre três taxas. Em Partida Classificada (Ranked Match) o jogador escolherá o jogo e o sistema já irá começar a procurar o oponente. Infelizmente não se pode selecionar a qualidade da conexão do oponente, então se deve confiar na seleção de conexão do jogo. Partida Casual utiliza o mesmo sistema da Ranked, apenas não contará pontos para o Ranking.

Ao criar uma sala certifique-se de marcar apenas os jogos que você quer que estejam disponíveis para os jogadores

As próximas duas opções permitem criar ou entrar em uma sala de jogo (Lobby). O fator de destaque aqui é que o dono da sala pode escolher quais jogos serão permitidos dentro da sala, de um até todos os quatro disponíveis. Antes de iniciar uma partida cada jogador deverá escolher o jogo de sua preferência, e em seguida o sistema sorteará um jogador e ambos entrarão no jogo escolhido por ele. Isso é muito importante de se ressaltar, pois se você procura jogar apenas um jogo específico, tenha certeza que a sala que você está permite apenas este jogo. Durante os dias inicias os jogadores demoraram pra pegar essa sacada mas parece que agora a maioria das salas estão fixadas com jogo único, mas mesmo assim vale a observação.

Dentro da opção de criação de sala é possível ainda acessar opções de ajuste de delay (o padrão é 3 frames), o nível dos jogadores da sala e o se a sala será pública ou privada (que exige convite). Na opção de Entrar em Sala é possivel pesquisar salas que estejam habilitados os títulos que o jogador deseja jogar. Atenção para o fato de que mesmo pesquisando apenas por um título o jogo encontrará todas as salas com este título habilitado, mesmo salas com múltiplos títulos. Ainda dentro do Online existe a possibilidade de conferir o ranking de jogadores, e as opções que são as mesmas da criação de sala.

Dentro do Museu existem informações tanto dos jogos quanto de outros produtos derivados da franquia

Agora chegamos ao Museu, a cereja do bolo desta coletânea. Dentro de História se encontra uma linha do tempo interativa desde 1987 até 2018, com marcações especiais para os títulos presentes aqui. O jogador encontrará curiosidades sobre os jogos, informações sobre produtos derivados como quadrinhos e filmes, e várias artes conceituais. Existem opções para conferir informações dos jogos (as mesmas encontradas no modo Arcade) e também um player de música dentro da linha do tempo, que apresentam as faixas como eram no sistema das máquinas arcade. Caso você se lembre das versões arranjadas que figuraram em alguns consoles, talvez ache estas versões mais simples.

Personagens é uma opção que permite conferir uma descrição (bio) de cada um dos 48 personagens que figuram em jogos que estão presente nesta coletânea (nada de C. Viper, Seth, Laura ou Menat). Outra opção muito interessante é um visualizador de sprites, onde é possível conferir a evolução da arte dos personagens, além de um frame-a-frame dos principais golpes especiais de cada um, em cada jogo que figuraram. A opção Música possui os mesmos atributos do player que está dentro da linha do tempo, com a possibilidade de escolher os jogos com mais liberdade. Por fim, a opção Criação de SF mostra documentos de desenvolvimento de cada subsérie, com destaque para o documento de apresentação do primeiro jogo.

Em Criação de SF é possível conferir documentos internos do projeto do primeiro jogo

A ultima opção encontrada no menu principal é justamente o menu de opções, muito semelhante ao encontrado no menu do sistema. Pode-se ajustar os controles, mas não existem opções para macros de múltiplos botões. Créditos exibem os nomes da equipe de desenvolvedores e Idioma permite escolher entre 10 línguas diferentes. Em Modo de tela ajusta apenas entre Janela e Tela Cheia, e v-sync liga ou desliga a sincronização vertical da imagem. Não existem outras opções de ajuste de imagem dentro deste menu.

Ao pressionar o botão de menu do sistema dentro de um jogo, existe a possibilidade de salvar o estado em que o jogo está, ou carregar um estado existente, mas apenas um de cada vez por jogo. Também se pode alterar o tamanho da tela, entre o aspecto original, o aspecto que estica a imagem para preencher a tela verticalmente, mantendo a proporção correta, ou esticar a imagem para preencher toda a tela. Existem dois filtros de imagem, e a principal diferença entre eles é a direção e intensidade das linhas de scan. A ultima opção permite ligar as bordas especiais que simulam o visual de uma máquina arcade. Logicamente estas bordas não podem ser vistas caso o jogador escolha a opção de esticar a imagem em toda a tela.

No menu do sistema é possível alterar as bordas e o tamanho da imagem, além de ligar filtros e desligar filtros

Street Fighter 30th Anniversary Collection é a maior coletânea de Street Fighter já feita. Inicialmente pensada para colecionadores, entusiastas da história dos videogames e fãs em geral da franquia, a empresa ainda fez ajustes para que a comunidade competitiva pudesse aproveitar o título um pouco mais. Este é sem dúvida um ótimo presente para quem se interessa pelos personagens e títulos, e também um bom começo para quem começou a se aventurar na franquia a pouco tempo, mesmo que estas pessoas tenham alguma dificuldade para dominar alguns títulos mais antigos que possuem um timing mais restrito para a execução dos movimentos, e uma inteligência artificial mais complicada de lidar.

O jogo em questão foi gentilmente cedido pela Capcom Brasil para esta análise.

Área de Comentários