Super Smash Bros e outros jogos de luta de plataforma

Pictones 0 comments Facebook Comments

Se você não estava embaixo de uma rocha nos últimos dias, ou ao menos acompanha as novidades da Nintendo, sabe que Super Smash Bros foi anunciado para o Nintendo Switch. O Anúncio é fresquinho, de 8 de março! Porém, ele não é o único jogo do gênero, nessa matéria você conhecerá os competidores do exclusivo da Nintendo.

Durante o hiato entre Super Smash Bros para o Wii U e nada, vários outros desenvolvedores independentes floresceram e cresceram graças ao desejo do pessoal por um novo jogo de luta de plataforma.

Embora eles nem sempre apareçam nos portais de notícias de jogos de luta do Brasil, eles indiscutivelmente são igualmente desafiadores e ricos em mecânicas. E sim, tem muito brasileiro jogando.

Vale lembrar que a Nintendo não anunciou se o novo Smash será uma nova instalação ou um remasterização da versão do Wii U, uma vez que poucas pessoas tiveram a oportunidade de jogá-lo. As duas possibilidades devem ser consideradas, sendo que no caso da última hipótese, arrisco dizer que o jogo viria com um novo patch de ajustes e adição de novos personagens, como os Inklings e o novo Link.

Além disso um título dessa estirpe merecerá um lançamento em alta temporada, o que aponta para o fim de ano, novembro ou dezembro de 2018. Até lá, muita jogatina pode rolar. E é nesse momento que os jogos independentes entram em cena. Semelhantes, mas diferentes.

Talvez valha a pena você adquirir algum enquanto esquenta para o lançamento da Nintendo. Ou talvez eles sejam exatamente o que você procurava.

Vamos aos títulos:

Brawlhalla

O rei dos jogos de luta de plataforma da Steam. No momento de redação dessa matéria, visitei o steamcharts (site com estatísticas da Steam) : mais de 9.000 pessoas estão jogando Brawlhalla, e isso é muita gente. Para entender esse valor, é válido citar que ao mesmo tempo, Street Fighter Arcade Edition tinha 1.315 jogadores; e Dragon Ball Fighterz, 2.937.

Parte da popularidade vem da gratuidade. Qualquer um pode baixar e começar a jogar Brawlhalla, mas isso só não sustenta seus fãs. O jogo é dinâmico e fácil na entrada. Não é difícil você experimentá-lo por algumas horas e já se divertir horrores com várias vitórias, escecialmente no modo 2×2.

As partidas são rápidas e o número de jogadores faz com que as partidas sejam constantes. Mal dá para sentir uma derrota, uma vez que a próxima luta está prestes para começar.

Outro atrativo é o elenco de (atualmente) 37 personagens. Eles conseguem lançar tantas “Lendas”, como eles são chamados, porque sua mecânica de armas permite esse volume. Os personagens se diferenciam principalmente pelas armas que usam e quais golpes especiais são característica própria, o que deixa os botões neutros iguais. Fora esses novos golpes, (4 por personagem), são os ajustes de força, peso e velocidade que reforçam suas diferenças.

O jogo em nível profissional é completamente diferente, o que demonstra quão profundo ele é capaz de ser. Aliás, Brawlhalla consegue manter circuitos anuais, parecido com a Capcom Pro Tour, feito raro para muitos ditos famosos por aí. A premiação de 2017 ficou em 100.000USD!

Brawlout

Um dos recém chegados. Embora tenha poucos fãs no PC (apenas 11.592 jogadores no mundo todo), foi no Nintendo Switch que o jogo encontrou sua base de fãs.

Com a lacuna deixada por Super Smash Bros, foi natural os jogadores do console testarem Brawlout para ver como o jogo funciona. O jogo vendeu mais de 50.000 só nas duas primeiras semanas. O sucesso no Switch é tanto, que fez dele a plataforma principal para lançar notas de atualização.

O jogo é muito mais ofensivo do que outros do estilo. Existem apenas duas opções defensivas, esquiva e Rage Burst que faz você se recuperar caso seja arremessado longe. Ainda assim, utilizar Rage Burst o deixa mais longe de ativar a Rage, que é um recurso ofensivo utilizado para aumentar seu dano e knockback.

O jogo funciona com combos, mas não se esforça muito para explicar para você quais são suas opções. É preciso descobrir na raça.

No quesito rejogabilidade, existem dezenas de conquistas para coletar, bem como cosméticos interessantes. nenhum deles vendido por dinheiro real, eles existem para mantê-lo interessado no jogo. Se trata de paleta de cores para os personagens, cenários, efeitos ao morrer, etc.

A Angry Mob Games classifica Brawlout como um Casual Brawler Game, mas existe profundidade no jogo. Fora que, embora não tenha o mesmo sucesso de Brawlhalla, a desenvolvedora está se esforçando para comparecer, apoiar e promover campeonatos.

Rivals of Aether

Esse caiu no gosto dos amantes de Smash. Está cada vez mais comum ver campeonatos paralelos de Rivals of Aether nos eventos de Super Smash Bros.

Mecanicamente, o jogo é um dos mais desafiadores. Cada personagem é único, com poderes específicos e design minuciosamente projetado para ser especial. O preço pago por isso é o elenco reduzido. Contando os personagens lançados até agora e o último já anunciado no momento dessa matéria, eles somam 12.

No quesito mecânicas, no lado defensivo você pode realizar esquivas aéreas e aparar golpes se ler seu oponente de forma correta. Ofensivamente, o jogo possui combos, e como disse acima, cada personagem tem seus combos específicos. E isso é só uma pincelada rápida do que se trata esse título.

Melee Masters

Melee Masters ainda não foi lançado, e o anúncio do Smash para Nintendo Switch pode ser o seu fim antes mesmo de sair de desenvolvimento. Para agravar a situação, a última notícia publicada pelo desenvolvedor é de novembro de 2017.

Ele está aqui basicamente como uma menção honrosa. Ele foi anunciado em um período em que todos estavam buscando por um substituto do gênero, mas infelizmente parece que o desenvolvimento não evoluiu com a velocidade que deveria.

Como o jogo ainda está em alpha, pouco sabemos sobre as mecânicas, e elas estão passíveis de serem alteradas. Se tiver interesse, sugerimos que visite a página do jogo.

Earth Romancer

Outro jogo ainda em desenvolvimento, embora esse ao menos esteja já lançado no Kickstarter e demonstre um estado mais avançado, com gráficos de qualidade e efeitos polidos no geral.

O jogo se inspirou em Smash BrosMarvel vs Capcom para elaborar seu estilo. Nós fizemos uma matéria sobre o jogo, se quiser saber mais.

Você também pode baixar o Alpha de demonstração e ver o desempenho do jogo com seus próprios dedos e controle.

Conclusão

Talvez, mesmo com Smash chegando em 2018, alguns desses títulos continuarão com público, vendendo e promovendo campeonatos.

Não seria surpresa.

Afinal, Super Smash Bros é um título exclusivo da Nintendo, enquanto a maioria dos jogos descritos nessa matéria podem ser encontrados para PC e no mínimo um outro console.

Todos eles possuem suas próprias mecânicas e níveis de profundidade, de modo que mesmo dentro do subgênero de jogos de luta de plataforma, existem estilos de jogos para todos os gostos. Existem títulos para os mais agressivos, os casuais, os mais técnicos, etc.

Jogos de luta de plataforma compõem um universo próprio, e talvez tudo o que você precise fazer é dar uma espiadinha para perceber que eles são exatamente o que você procurava.


 

Área de Comentários