O que a nova agenda do Capcom Pro Tour significa para nós brasileiros?

Pictones 0 comments Facebook Comments

Street Fighter entra em sua 3º temporada e cada vez maior. Finalmente, depois de longa espera, a Capcom liberou os eventos do ano que valerão para pontuar para o Capcom Pro Tour 2018 – CPT 2018.

No total serão 54 eventos ao redor do globo para qualificar os 30 maiores lutadores de Street Fighter. Uma das posições será reservada para o atual campeão, MenaRD, já a última vaga, ficará para o primeiro colocado do campeonato Last Chance Qualifier onde todos, independente da região, tem podem participar e mostrar seu valor.

Porém, ninguém quer entregar sua carreira profissional na base sorte no Last Chance Qualifier, que ano passado teve 150 participantes. Então vamos nos debruçar nos eventos que nós, brasileiros, podemos participar, os eventos de ranqueamento da LATAM (Latin America)

Eventos Regionais de ranque

  • FIGHT IN RIO – Rio de janeiro, dia 21~22 de julho
  • TRETA – Curitiba, em setembro

Eventos Regionais de ranque na América Latina

  • GAME OVER – República Dominicana, 28~29 de abril
  • THE FIGHT – Colombia, 8~10 de junho
  • Furia Tica 2018 – Costa Rica, 11 de agosto
  • LIMA SALTY – Peru, 26~27 de agosto
  • FIRST ATTACK – Porto Rico, 1~2 de setembro
  • NEVER GIVE UP – Chile, 22~23 de setembro
  • FIGHTING FEST – República Dominicana, 29~30 de setembro
  • THUNDERSTRUCK – México, 6~7 de outubro
  • BUENOS AIRES TRUE SALT – Argentina, 13~14 de outubro
  • JAM NERD FESTIVAL – Chile, 19~21 de outubro

Será através desses eventos que os participantes da América Latina conquistarão pontos CPT regionais. Os 8 jogadores com maior pontuação da região participarão do LATAM top 8 Finals para decidir o representante da América Latina.

A novidade de 2018 surge com o anúncio de que a Capcom promoverá um evento aberto paralelo, de modo que competidores de outras regiões podem aparecer para conquistar alguns pontos CPTs Globais.

As Finais da América Latina acontecerá no Brasil, nos dias 2~4 de novembro em São Paulo.

Pontuação Global

Já sabemos que 4 participantes dos 30 virão das finais regionais, mas e o resto?

Se você não é um finalista regional, ainda existe a chance de entrar no campeonato através de sua pontuação global. Todo evento que participar dará pontos de acordo com seu resultado, porém, a maior chance de pontuação estará nos eventos Premier.

Para se ter uma ideia, o primeiro Premier, Final Round 2018, ocorrerá em Atlanta, e o primeiro colocado ganhará 700 CPTs!

Nós brasileiros, também teremos nossa oportunidade, pois um Premier acontecerá junto com as Finais da América Latina no Brasil. Porém, os eventos próximos param por aqui. Os outros eventos Premier acontecem nos Estados Unidos, Europa ou Ásia.

Evolution 2018

Por fim, há o segundo maior evento de Street Fighter V de 2018. Ou o maior de todos, uma vez que o CPT em si é o resultado dos esforços do ano todo.

Se um brasileiro conquistar o primeiro lugar no campeonato, leva para casa 1750 CPTs, o que é um bilhete quase garantido para a Capcom Pro Tour.

O evento ocorre em Las Vegas, Nevada, 3~5 de agosto, perfeitamente encaixável dentro da agenda dos campeonatos regionais.

Last Chance Qualifier

Como dissemos acima, se tudo mais falhar, sempre há a possibilidade de juntar todos os seus cacarecos e provar seu verdadeiro valor no evento Last Chance Qualifier. Eu imagino que em 2018 veremos muito mais competidores do que em 2017, que teve 150.

Para conquistar o primeiro lugar, o brasileiro competidor terá que vencer grandes nomes internacionais, uma vez que o evento atrai aqueles que ficarão muito próximos da qualificação. Ninguém ali é ruim no ringue.

Conclusão

Há muito mais informação sobre o Capcom Pro Tour, e para ver todas as informações em detalhes, sempre vale a pena visitar o site oficial da Capcom.

Porém, o que esse anúncio significa para nós é que a disputa será amplamente acirrada. Para ter chances reais de disputar uma vaga regional, você terá que viajar por toda a  América Latina, o que significa um investimento substancial monetário.

Outra aposta certamente é o EVOLUTION 2018, a meca dos amantes de jogo de luta. Embora eu tenha citado a primeira posição, qualquer resultado que o leve ao top 8 te dá uma enorme vantagem de pontos, especialmente para nós que temos apenas um Premier na região.

Se tudo mais falhar, sempre há o grito de desespero para o Last Chance Qualifier.

Vale a pena? Se você se dedicou para isso, vale sim. Especialmente porque a premiação de 2018 escalou dos 370.000 USD para 600.000 USD. Isso é mais de 2 milhões de reais em prêmios para os finalistas.

Provavelmente o vencedor do CPT 2018 ganhará mais de 650.000R$. Segundo lugar ganhará um terço disso, e o terceiro colocado, um quinto desse valor. Então companheiro, se esse é seu sonho, existe um pote de ouro logo no final da jornada. Ela só não será fácil.


 

 

 

 

Área de Comentários