Aprenda como funciona Phase Shift em Pokkén Tournament

Blue Link 0 comments Facebook Comments

pokken lucario vs machamp

Pokkén Tournament é uma nova franquia de jogos de luta, e uma extremamente única. Criada pela equipe de Tekken da Namco usando o universo de Pokémon da Nintendo, Pokkén tenta unir diversos elementos de diferentes jogos de luta em um só. Por causa disso, o jogo tem dois modos diferentes (chamados de phases), Field Phase e Duel Phase. No primeiro, os jogadores movem numa arena 3D com a câmera em terceira pessoa (ou seja, diretamente atrás do seu personagem), similar a jogos como Gundam Extreme VS., J-Stars Victory e Naruto. Já no Duel Phase, a câmera e movimentação viram as mesmas de um jogo 2D, fazendo o jogo ficar mais próximo de algo tipo Street Fighter, Samurai Shodown ou AquaPazza. Mas como funciona a mudança entre uma Phase e outra (chamado de Phase Shift)? O que define quando a luta irá mudar de Field Phase para Duel Phase e vice-versa?

Bom, as condições são diferentes dependendo do modo aonde você está. Entretanto, algo interessante de ressaltar é conseguir fazer um Phase Shift com sucesso irá recuperar uma pequena porção de sua vida e irá aumentar sua barra de Synergy (que é usada para entrar no Burst Mode e para executar seu Burst Attack, também conhecido como super). Além disso, irei incluir abaixo um vídeo com a moveset de um personagem do jogo para que quem ainda não tenha jogado não fique tão confuso com a quantidade de informações abaixo (vale ressaltar que para fins didáticos, o tutorial de movesets do jogo não causa o Phase Shift automáticamente):

No caso do Field Phase, certos golpes se conectarem no oponente automáticamente irão causar um Phase Shift. No geral esses golpes são universais, e costumam ser os melhores golpes do personagem. São eles:

  • O último golpe da sequência começada com Y.
  • Frente+Y.
  • O último golpe da sequência começada com lado+Y.
  • O útimo golpe da sequência começada com X.
  • Midair X.
  • O último hit de A.
  • O último hit de lado+A.
  • Counter Attacks (X+A).
  • Grab Attacks (Y+B).

No caso do Duel Phase, as coisas ficam um pouco mais complexas. Durante essa Phase, os único golpes que irão fazer sempre fazer uma Phase Shift são os Grab Attacks (Y+B) e Burst Attacks (L+R após “estourar” a barra de Synergy). No caso de outros golpes, existe uma barra invisível de “dano” que a comunidade está chamando de Phase Shift Points, que começa com 12 pontos. Certos golpes removem Phase Shift Points e se essa barra chegar a zero, a mudança ocorre automáticamente. Por causa disso, é extremamente importante saber quantos pontos cada golpe remove, e quantos pontos faltam na hora de executar seus combos para otimizar o dano que você poderá dar antes de voltar para a Field Phase. Perceba como no final do combo abaixo (0:44 se o timestamp não funcionar) o jogo faz um Phase Shift; isso significa que esse combo não é possível de se fazer caso o jogador já tenha acertado algum outro ataque que gaste Phase Shift Points antes naquele mesmo Duel Phase.

Por causa disso, o jogador SSJ-Luffy criou uma tabela no Google Docs mostrando quantos Phase Shift Points cada um dos golpes da maioria dos personagens remove. A mesma pode ser encontrada no link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qEBZFpcP84FdMa7rxirWZpV1UIXNYLCb8uq-uPiK3JE/edit?pref=2&pli=1

Entretanto, existe uma maneira de resetar (ou seja, fazer ela voltar aos 12 pontos) a barra de Phase Shift Points do oponente e continuar fazendo combos gigantescos mesmo depois de ter dado bastante dano sem voltar ao Field Phase, que é ao acertar um Synergy Burst (L+R quando sua barra de Synergy estiver cheia). Abaixo é possível ver alguns vídeos aonde os jogadores usam de combos com Synergy Burst para mostrar essa mecânica em prática:

Como o Duel Phase é o modo aonde os personagens podem dar mais dano, é extremamente importante para um jogador de Pokkén aprender muito bem a usar esse sistema (o que deixa o jogo bem profundo e divertido de se aprender).


FONTES: SSJ-Luffy e bottlecapn via PokkénArena, N60Sean e Entell

Área de Comentários