[ARTIGO] Opinião: o que jogos de luta podem aprender com Pokémon?

Blue Link 1 comment Facebook Comments

masked pikachu

Jogos de luta é um gênero extremamente único no mundo dos jogos de videogame e que no momento está tentando ter seu espaço entre os jogos competitivos/eSports, e embora esteja crescendo bastante, ainda está longe de alcançar a popularidade de jogos como League of Legends ou DOTA 2. Já discutimos os motivos para tal em outro artigo, e nele comentei sobre um jogo que fez muito sucesso, e que poderia ser uma solução. Esse jogo é Pokémon!

pokemon blue

Sim, estou falando inclusive da primeira geração.

Agora você deve estar se perguntando: “POKÉMON??? O que raios um RPG que o objetivo é capturar monstros selvagens tem a ver com jogos de luta?” Bem, se você for ver por esse lado, nada, mas faça uma pergunta a si mesmo: porque Pokémon é tão popular? Porque Pokémon é um jogo que pessoas de diversas faixas etárias e de ambos os sexos adoram? Muitos provavelmente vão falar que é por causa da carisma dos monstrinhos. Entretanto, carisma nenhuma consegue abafar a complexidade dessa série, e o jogador a todo momento enquanto joga está vendo diversos números, atributos e propriedades na tela que precisa levar em consideração se quiser simplesmente tentar zerar o jogo:

Pokemon fight screen

Tantos números… e até crianças de 5 anos se viciam nisso.

pokemontypechart

Ao invés de seus jogadores se sentirem espantados com tantas propriedades, eles querem saber mais e mais sobre… porque?

E é aí que está o ponto, não importa o quão complexo Pokémon seja, o jogo não espanta casuais. Pelo contrário, diversas pessoas que não tem interesse nenhum em serem competitivas amam esse jogo e passam horas e mais horas de sua vida jogando isso e brincando com seus amigos. É uma popularidade tão absurda que as primeiras versões para 3DS venderam 4 milhões nos seus primeiros dois dias.

O motivo para isso é porque por mais que Pokémon seja complexo, os desenvolvedores sabem apresentar essa complexidade de uma forma agradável e divertida de aprender ao invés de uma forma maçante e desanimadora, e a forma como fazem isso é implementando esses conceitos na própria história do jogo. Logo quando você começa a jogar, você tem a opção de escolher entre três Pokémons, um do tipo água, um do tipo fogo, e um do tipo grama. Logo em seguida, seu rival escolhe o Pokémon do tipo que tem vantagem contra o seu, ensinando ao jogador que um tipo tem vantagem sobre o outro. Não apenas isso, mas o jogo começa com apenas três tipos diferentes, e eles fazem entre si um jogo de Jokenpô (pedra, papel e tesoura), o que é uma simplificação dessa mecânica, e ela só fica mais complexa que isso após umas horas de jogo, dando uma oportunidade pro jogador poder se acostumar com a ideia.

Após escolhidos os Pokémons, o personagem principal enfrenta seu rival numa batalha, mas embora você esteja em desvantagem de tipos, os Pokémons sabem apenas golpes neutros por enquanto, e isso não é levado em conta para a primeira luta. Isso permite o jogo a ensinar o jogador a lutar sem ter que se preocupar com nada além das mecânicas mais básicas de jogo. Após essa luta, você está pronto pra começar sua jornada, e logo na estrada para a cidade seguinte você já encontra outros Pokémons, alguns de tipos que você não viu ainda. Entretanto, esses Pokémons são extremamente fracos e fáceis de derrotar/capturar. Essa é a forma como o jogo se utiliza para ensinar ao jogador de que Pokémons podem ter diversos tipos diferentes sem deixar o mesmo desanimado por não saber enfrentar tais tipos ainda.

Quando você chega na cidade com o primeiro ginásio, algumas horas de jogo já se passaram, o jogador já teve bastante tempo para se acostumar com o básico e ele finalmente terá que passar pelo seu primeiro desafio envolvendo a mecânica de tipos. Mas geralmente, logo quando ele entra na cidade ele já toma conhecimento de qual é o tipo de Pokémon preferido do líder do ginásio da cidade, e diversos NPCs ficam te dando dicas sobre como derrotar tal tipo. Inclusive, em Pokémon Black and White o primeiro ginásio tem três líderes diferentes (um para cada tipo inicial de Pokémon) e o líder que você terá que desafiar é o que usa o tipo que vence o do seu Pokémon inicial, e por causa disso, o jogo te coloca numa quest antes para capturar um Pokémon que possa vencer esse tipo, ensinando o jogador a trocar de Pokémons conforme a situação de cada luta.

Esse processo continua pelo jogo inteiro, e cada vez mais o jogo vai ficando mais complexo, e o jogador vai conhecendo diversos tipos de Pokémons e diversos golpes diferentes. O ponto aqui é que o jogo te ENSINA a jogar, e por causa disso, mesmo sendo um jogo com diversos números na tela e diversas variáveis para serem levadas em conta numa luta, consegue agradar diversas pessoas diferentes. Vamos imaginar agora se um jogo de luta tivesse isso, se um jogo de luta tivesse um modo história que ensinasse o jogador a jogar, ao invés de apenas um modo tutorial e modos arcade/online pra jogar.

vs screen 2

O jogo que muitos querem que faça sucesso.

Vamos imaginar isso com um jogo da série Street Fighter. Para isso, teríamos que ter uma história incial, e ela poderia envolver um personagem completamente novo criado apenas para essa história, em que o jogador escolhe o nome dele. Vamos imaginar que o nome desse personagem é Julio, e criar um roteiro inicial.

Julio é um rapaz de 14 anos grande fã de artes marciais, e após acompanhar de perto o último torneio internacional, decide que quer um dia conhecer o seu grande ídolo, Ryu. Mas ele não sabe lutar, e por causa disso vai pedir ajuda ao seu amigo de infância, Sean Matsuda, que o zomba falando que nunca será um grande lutador. Nesse momento aparece o Ken, que dá uma bronca em seu discipulo e começa a ensinar o rapaz a lutar.”

Nesse momento, o personagem principal não sabe absolutamente NADA sobre luta, ele é um aleatório qualquer que quer um dia conhecer o Ryu, e fim. Por causa disso, Ken decide começar ensinando do básico, e ensina o rapaz a usar chutes. Nisso, o jogador passa por um período de treino aonde ele começa com apenas dois golpes disponíveis, chute médio e chute médio agachado. Nisso, Ken começa a ensinar o conceito de footsies, e desafia o jogador para uma luta usando apenas tais golpes. Após essa luta, ele ensina também os golpes chute forte, e chute forte agachado, e ensina o conceito de knockdown seguido de meaties. Após isso, a história progride um pouco, e o jogador é forçado a enfrentar outros personagens da série. Em um momento, Birdie resolve criar confusão com o personagem principal, e Ken decide ensinar que você pode usar golpes fracos para punir os ataques do Birdie, e a partir dessa luta, o jogador tem disponível os golpes soco fraco, soco fraco agachado, chute fraco e chute fraco agachado.

Após isso, Ken reconhece que você está evoluindo, e te ensina sobre os conceitos de pulo, ataques aéreos, fireball e anti-aéreo, e te desafia para uma luta aonde ele pede que você não use golpes no chão, e tente vencer ele usando apenas jump-ins enquanto ele te ataca com hadoukens e shoryukens. Após essa luta, o jogador aprende todos os golpes normais do personagem principal, a pular, e a usar Shoryuken, e aqui ele já aplicou diversos conhecimentos fundamentais para ser bom em Street Fighter.

Nisso, Julio embarca numa jornada para conhecer seu ídolo, Ryu, e no meio do caminho dá de caras com Zangief, que está atrás de um oponente forte e resolve desafiar o jogador. O jogador acaba perdendo, e Zangief fala que ele devia usar agarrões. Intrigado, Julio pergunta sobre, e Zangief começa a ensinar ele o que são agarrões, como executá-los, como sair deles, e o que são agarrões de comando, e começa a treinar com o jogador tais golpes. No meio do treino, R.Mika resolve aparecer, e após uma introdução entre ela e o personagem principal, Zangief pergunta a ela se pode ajudar fazendo uma luta rápida com o personagem principal. R.Mika (sendo amiga próxima do Zangief) aceita, e desafia o jogador para uma luta aonde ambos podem usar agarrões. Nisso, o jogador principal aprende o comando de agarrões normais e ganha um agarrão de comando.

Após se despedir de Zangief, Julio decide viajar até o Japão, com a intenção de encontrar Ryu. No aeroporto, uma garota arrogante começa a encher o saco dele por causa de algo que aconteceu, e resolve desafiá-lo para uma luta. Entretanto, Karin perde para o personagem principal, e quando tenta ficar brava com ele, é recebida com um agradecimento pela luta e com perguntas sobre o que eram aqueles golpes que ela tavam usando. Vendo nisso uma oportunidade de poder desafiá-lo de novo, Karin resolve ensinar o personagem principal o que são mix-ups, e ensina em detalhes o que são overheads, como usar jump-ins, ataques normais e agarrões para formar mix-ups, e o que é um Okizeme. Com isso, o jogador aprende a usar um golpe de overhead.

Após o treinamento, os dois resolvem lutar de novo, mas são interrompidos por um ataque ao aeroporto da Shadaloo. Nisso, M.Bison aparece e os dois unem forças para lutar contra ele, mas são derrotados. Quando Bison tenta dar o golpe final, Ryu aparece e salva ambos, forçando o ditador a fugir. Tendo finalmente a oportunidade de conhecer seu ídolo, Julio vai conversar com o Ryu, e o mesmo diz que precisa de ajuda para derrotar Bison e pergunta se o jogador deseja se unir a ele. Sentido honrado, Julio aceita, e uma história dos dois lutando contra a Shadaloo começa. Durante essa história, o jogador acaba aprendendo sobre golpes que usam barras, guard cancels, V-triggers, etc…

Ao final, os 2 conseguem derrotar Bison numa luta final épica, e após isso, chega o momento tão aguardado, e Julio desafia Ryu para uma luta. O mesmo aceita, e após essa luta, o personagem principal fica conhecido como o verdadeiro Street Fighter, e assim termina o modo história do jogo, e o jogador terá aprendido e praticado todos os conceitos fundamentais necessários para ser bom num jogo de luta.

Essa ideia pode ser feita com simplesmente qualquer jogo de luta existente no mercado, e se usada, muito provavelmente fará com que mais pessoas tenham um desejo de aprender a jogar da forma correta, e quem sabe um dia, se tornem jogadoras competitivas na vida real. Eu fico surpreso de Pokémon existir a 20 anos e quase nenhum jogo de luta ter tentado copiar isso ainda. Entretanto, Dead or Alive Dimensions para 3DS foi um dos jogos que tentou, mas não deu muito certo por conta do fato de que foi lançado para uma plataforma portátil. De qualquer forma, vocês podem ver o story mode do mesmo na playlist abaixo:

 

 

Bom, é isso, obrigado por ter lido até aqui, e não esqueça de deixar sua opinião a respeito desse assunto nos comentários abaixo.

Área de Comentários