[REVIEW] Street Fighter V

Blue Link 0 comments Facebook Comments

Street Fighter V Ryu Logo

Street Fighter é uma das franquias mais famosas do mundo dos jogos eletrônicos. O segundo título dela (lançado em 1991) iniciou todo um legado de jogos de luta que continua até hoje. E nessa semana estamos presenciando o início de uma nova era, aonde Street Fighter V será lançado para PC e PlayStation 4.

Mas o que mudou nessa versão? O que faz esse Street Fighter valer a pena ser jogado? É o que irei responder nesse Review.


 

Iniciando a jornada


Após entrar no jogo e configurar suas informações, já nos deparamos de cara com o começo do modo história que, na verdade, é um tutorial de como se jogar. Esse tutorial já tinha aparecido no beta do jogo e mostra o Ryu e Ken treinando junto com o mestre deles, Gouken. Nesse momento, o jogo começa a ensinar os comandos básicos do jogo, que vão desde como movimentar o personagem até como usar golpes e agarrões.

Review SFV 9

Versões jovens do Ryu e Ken treinando enquanto o jogo te ensina a jogar.

Sinceramente, é um tutorial bem vazio, pois não ensina nenhuma teoria mais avançada de jogo para o jogador, apenas os comandos. Pensei que o motivo disso fosse por ser um tutorial que aparece só de ligar o jogo, mas depois percebi que estava enganado, já que não encontrei nada melhor nos menus, e foi algo que achei decepcionante, principalmente pelo fato de que a Capcom quer atrair jogadores novos para o lado competitivo de Street Fighter (além de que o próprio “Reviewer’s Guide” vinha com um passo-a-passo muito bom sobre como treinar e melhorar em jogos de luta, tanto que a Capcom nos deu permissão de postar o tal passo-a-passo aqui no site, e o faremos em breve).

Mas falando de menus, eles me impressionaram. A interface dos menus de Street Fighter V é simplesmente uma das melhores que já vi num jogo em toda minha vida. Extremamente clean, organizada e fácil de entender, com um toque adicional de ter um mapa do mundo no fundo que mostra o fuso horário do planeta, a sua localização nele e a localização de outros jogadores (e ainda muda de cor conforme o horário do dia).

Review SFV 1

Muito bonito mesmo!

Infelizmente nem todas as opções estão disponíveis ainda, e os menus de Challenge e Shop não podem ser acessados. E isso nos a leva a outro ponto sobre o jogo. Ele parece um tanto rushado e inacabado, mas isso certamente NÃO é um ponto negativo. Os modos para competição (Versus, Training e Online) estão completos (faltando apenas uma Battle Lounge que permita mais do que 2 jogadores na mesma sala, mas isso será adicionado em Março), e são os modos mais importantes de um jogo de luta. É extremamente comum nesse gênero acontecer de existir um período grande de tempo entre o lançamento dos arcades e do de consoles, e o motivo disso é que a equipe produzindo o jogo precisa criar os modos exclusivos de consoles, impedindo que seus fãs que não podem ir em arcades de aproveitar o jogo. Por causa disso, acredito que a decisão de lançar o jogo inacabado (e em tempo para o começo da Capcom Pro Tour, que está dando uma premiação base de 500 mil dólares) seja a correta, pois assim podemos aproveitar os modos competitivos enquanto a equipe de desenvolvimento do jogo trabalha no resto. E já que estamos falando de competição…


 

Jogabilidade e modos competitivos


Street Fighter V é um jogo de luta 2D de um contra um, aonde o vencedor é aquele que esvaziar a barra de vida do oponente primeiro, ou ter mais vida quando o tempo acabar. As partidas são frenéticas, e existem diversas mecânicas em jogo que permitem isso.

Review SFV 10

Imagem retirada do Stream que a gente fez do jogo.

O jogo consiste de seis botões de ataque (socos fraco, médio e forte, e chutes fraco, médio e forte, com o direcional servindo para ações como defender, correr e pular), que podem ser usados de diversas formas diferentes, com cada personagem tendo variações de ataque de pé, agachados, pulando neutro e pulando diagonalmente. Esses golpes são conhecidos como Normais. Além disso, existem também golpes que exigem que o jogador faça um comando específico no direcional, tal como apertar baixo, baixo frente e frente seguido de um botão de soco para soltar um ataque (tipo o famoso Hadouken do Ryu). Esses golpes são conhecidos como Especiais. A barra azul na parte inferior da tela pode ser usada para desferir ainda mais golpes diferentes, tais como golpes EX (que são especiais com propriedades melhoradas, ao custo de um terço da barra azul) e os poderosos Critical Arts (ou apenas C.A), que gastam toda a barra azul e desferem grande dano ao oponente.

Além disso, cada combinação de dois botões do mesmo poder faz uma ação diferente. Apertar os dois fracos permite o jogador fazer um agarrão, que não pode ser defendido, o adversário é obrigado a fazer o mesmo comando do agarrão se quiser escapar ileso. Apertando os dois médios o jogador faz uma mecânica conhecida como V-Skill, que muda de personagem para personagem (Ryu faz uma defesa especial que permite ele contra atacar, Laura faz um chute que só da para defender de pé, e por aí vai), e os dois fortes ativam o V-Trigger, uma mecânica poderosa que também muda de personagem para personagem, mas que só pode ser usada se a barra vermelha em cima da azul estiver cheia. Essa barra só se enche quando o jogador toma dano, e também pode ser usada para efetuar um V-Reversal (um tipo de contra ataque que cancela sua defesa e da um “empurrão” no adversário) apertando pra frente e 3 socos ou 3 chutes (varia conforme o personagem) durante sua defesa, ao custo de um terço ou metade da barra (e isso, novamente, varia de personagem para personagem). A barra logo abaixo da barra de vida é a barra de stun/tontura, se o personagem for atingido muitas vezes em sequência a barra irá encher até ele ficar tonto, permitindo que o oponente ataque ele de graça. Essa barra diminui com o tempo, então se você estiver perto de encher ela basta apenas ficar um tempo na defensiva até ela esvaziar.

O jogo no momento consiste de 16 personagens, divididos em quatro grupos diferentes: Balanceados (Ryu, Chun-li, Nash e Birdie), Ofensivos (Cammy, Ken, Necalli, Rashid e Karin), Grapplers (R.Mika, Laura e Zangief) e Defensivos (M.Bison, Vega, Dhalsim e F.A.N.G), e diversos outros serão adicionados no futuro.

Review SFV 11

A tela de seleção remete bem ao tema de “Guerreiros Mundiais”!

Entre os modos para competição podemos citar o Versus (que permite que dois jogadores duelem um do lado do outro offline), Training (que permite o jogador praticar combos e técnicas, dando diversas ferramentas para tal, como gravar o oponente fazendo algum comando em específico depois de defender ou de se levantar, ou forçando o oponente a defender de diversas maneiras diferentes), Ranked Match (batalha online valendo pontos para o Ranking mundial), Casual Match (batalha online que não vale pontos) e Battle Lounge (aonde você cria uma sala e convida pessoas para ela, mas que no momento só permite dois jogadores por sala).

Review SFV 5

O jogo também mostra em seu Ranking qual foi o último modo de jogo que o jogador jogou, e quando foi a última vez que ele jogou.

Para usar os modos online, o jogador deve configurar seu perfil online, colocando informações como personagem favorito, cenário favorito e título. Isso pode ser feito através do Battle Settings.

Review SFV 6

Eu ainda quero entender o motivo pelo qual tem a opção Command List ali.

O jogo também inclui o Capcom Fighters Network (ou simplesmente, CFN), aonde o jogador pode acessar todos os seus dados de jogo e conferir não apenas o seu progresso como jogador competitivo, mas como o do mundo todo também. Cada jogador é classificado com um diagrama que indica sua Força, Determinação e Respeito. Também é possível adicionar Rivais, jogadores favoritos, e assistir Replays de partidas online.

Review SFV 12

Muita informação boa que pode te ajudar a melhorar no jogo!

Um outro detalhe também é que você pode ativar algo chamado Fight Request, que faz o jogo procurar por batalhas online enquanto você usa outros modos de jogo. Isso fica ativo durante todo e qualquer modo de jogo, portanto se você for jogar o modo história não esqueça de desativar. E já que estamos falando desse modo…


 

A história dos World Warriors


Street Fighter V tem um Story Mode ao invés de um Arcade Mode, o que é algo bem diferente de outros jogos da franquia (e por causa disso, não existe nenhum Boss Final, tornando toda aquela discussão que existiu entre os fãs sobre isso inútil). Esse modo permite que você avance pela história de cada um dos 16 personagens do jogo, com diálogos junto de imagens que parecem com histórias em quadrinhos.

Review SFV 2

Novamente, parabéns para a Capcom pelo menu muito bonito e bem feito!

A história de cada personagem é dividida em capítulos, e cada capítulo consiste de uma luta contra algum outro personagem do jogo. Algo interessante de se notar é que você começa todas as lutas do Story Mode com a barra azul e vermelha cheias, permitindo que o jogador avance rápido pelas lutas.

Review SFV 3

Seleção de Capítulos, Simples e direto!

Terminar o modo história libera uma roupa alternativa do personagem para compra, mas no momento não é possível comprar pois a loja ainda não está disponível. Essas histórias servem apenas como uma introdução aos personagens e aos seus motivos para lutarem e se conhecerem, servindo como uma prévia para o modo história com cinemáticas que irá sair em um Update grátis no mês de Junho. Entretanto, posso dizer que gostei muito desse modo, e já é meu Street Fighter favorito no quesito enredo. Não irei contar spoilers (embora eu tenha que falar que acredito que o Update vai me fazer sentir um Déjà Vu enorme de Jojo’s Bizarre Adventure), mas a história dos personagens novos no geral são muito bem trabalhadas, e dois dos personagens que eu tinha detestado antes (Rashid e F.A.N.G) agora são dois dos meus favoritos! Mal posso esperar para ver como irão trabalhar a história no Update, principalmente com os personagens Nash, Rashid e F.A.N.G (que já é meu segundo vilão favorito de toda a franquia, perdendo apenas para a Juri). O único ponto negativo é que depois de terminar um capítulo fica aparecendo umas notificações do que você ganhou bem em cima das legendas com as falas dos personagens. Não é o fim do mundo, mas certamente irrita.

Review SFV 4

Laura saboreando um Churrasco com Birdie nas ruas do Rio de Janeiro.

E já que estamos falando de updates…


 

Atualizações mensais, Fight Money e Zenny


Street Fighter V pode estar saindo agora, mas isso não significa que é o fim de sua produção. A Capcom pretende continuar dando suporte para o jogo por pelo menos 5 anos, e diversas informações sobre o que está por vir esse ano já foram relevadas. Mas antes de falar disso, vamos falar sobre as moedas usadas para comprar tais conteúdos, Fight Money e Zenny.

Review SFV 8

Fight Money é uma moeda que só pode ser ganha jogando o jogo. O jogador consegue Fight Money avançando pelo modo história, completando o modo Survival (que consiste de diversas batalhas em sequência, aonde o jogador deve sobreviver com apenas uma barra de vida), evoluindo seus personagens, e vencendo partidas online. Já o Zenny é uma moeda comprada com dinheiro real, aonde 1 dólar equivale a 100 Zenny.

Ao longo do ano, seis personagens serão incluídos no jogo, sendo eles Alex, Guile, Ibuki, Balrog, Juri e Urien. Cada personagem irá custar 100 mil Fight Money, ou 600 Zenny (não se preocupe, você ganha tanto Fight Money nesse jogo que só de terminar o Story Mode você terá mais que 150 mil Fight Money). Roupas alternativas custam 40 mil Fight Money, e roupas Premium (que serão lançadas ao redor do tempo de vida do jogo) custam 400 Zenny.

Os meses de Março, Abril, Maio, Julho, Agosto e Setembro receberão um personagem novo.

Review SFV 14

Programação das atualizações de 2016!


 

Parte artística


 

O jogo artisticamente falando está muito bem feito também. Embora eu não curta o estilo do modelo dos personagens do jogo não posso deixar de admitir que estão muito bem feitos e detalhados. Além disso, os cenários são muito bonitos, e a trilha sonora que acompanha tudo isso é genial também, consigo passar horas e mais horas ouvindo elas sem me cansar e pedindo por mais (o que me deixa muito feliz, pois eu não era fã das músicas de Street Fighter IV), se você duvidar, veja o trailer abaixo e repare na música incrível dele (e no próprio trailer em si, que é muito bem feito e hype):


 

Considerações Finais


 

Street Fighter V certamente é um dos melhores jogos de luta atuais, e com certeza um jogo que vale a pena não apenas fazer parte da sua coleção, como também seu tempo e dedicação. O jogo está saindo agora dia 16 de Fevereiro em mídia digital para PlayStation 4 (via PlayStation Store) e PC (via Steam) R$279,99 e R$ 99,99 (respectivamente), com a mídia física saindo no dia 18 de Fevereiro também para PlayStation 4 e PC por R$279,90 e R$119,90 (também respectivamente). Além disso a versão de PlayStation 4 terá suporte para controles arcade de PlayStation 3.

Espero poder ver e desafiar vocês no futuro, seja online ou em jogatinas e torneios espalhados pelo globo.


Agradecimentos para a Capcom Brasil por terem nos dado uma cópia de Review de Street Fighter V.

Área de Comentários