Confira guia para iniciantes em jogos de luta feito pela própria Capcom

Blue Link 0 comments Facebook Comments

capcom-logo-black

Street Fighter V está para sair amanhã, e com isso diversas pessoas vão dar uma chance ao gênero de jogos de luta. Comentei recentemente no meu Review do Street Fighter V que a Capcom tinha criado um passo-a-passo muito bom de como jogar jogos de luta e tinha incluído no “Reviewer’s Guide” de Street Fighter V. Com isso em mente, entrei em contato com Fabio Santana (Gerente de Relações Públicas da Capcom no Brasil) perguntando se eu podia disponibilizar para o público tal Guia (chamado de “10 dicas e truques para iniciantes”), e ele não apenas permitiu, como gentilmente nos cedeu uma versão em Português Brasileiro do mesmo.

Confira abaixo:

10 DICAS E TRUQUES PARA INICIANTES

1. ENCONTRE UM PERSONAGEM DE QUE VOCÊ GOSTE

Com 16 personagens jogáveis no lançamento e mais 6 chegando no primeiro ano, cada um deles tem um estilo de luta único e é jogado de forma diferente. Você gosta de lutar bem de perto? Prefere manter a distância e causar dano de longe? Experimente o elenco e encontre o personagem mais adequado ao seu estilo de jogo!

2. APRENDA O QUE OS ATAQUES BÁSICOS PODEM FAZER

Street Fighter V traz a clássica jogabilidade de seis botões pela qual a série é conhecida. Cada personagem tem três variações de ataques com Chutes e Socos – Fraco, Médio e Forte. Cada ataque tem propriedades diferentes, seja em velocidade, alcance ou dano. Compreender o que os diferentes botões fazem permite que você escolha o botão correto para qualquer situação que encontrar na batalha.

3. PRATIQUE COMBOS SIMPLES

Quando a oportunidade surgir, você vai querer causar o máximo de dano possível ao oponente, e os combos são a melhor maneira de fazer isso.Até mesmo combos simples com dois ou três golpes podem ser métodos eficientes para causar dano e mudar o rumo da batalha a seu favor. Não se sinta pressionado para aprender as combinações mais difíceis imediatamente, pois a consistência na execução é mais importante. Encontre alguns combos confiáveis que você realmente consiga usar com facilidade. 

4. CONTROLE O ESPAÇO

Em Street Fighter V, os combates acontecem a maior parte do tempo no chão, enquanto você caminha para a frente e para trás a fim de controlar o espaço durante a partida. Quem conseguir forçar o oponente a ficar no canto estará no controle da situação, pois poderá ditar o ritmo da luta e limitar as opções do oponente quando ele estiver encurralado. Se você investigou a dica número 2, deve saber quais dos seus ataques podem ser usados para cutucar e forçar o seu oponente a recuar. Quando ele sentir que não vai conseguir competir no chão, não terá escolha a não ser saltar, o que nos leva à próxima dica… 

5. ENCONTRE UM BOTÃO ANTIAÉREO CONFIÁVEL

Nos momentos em que o oponente pular em você, é bom ter uma forma confiável de acertá-lo no ar. O movimento exato de cada personagem varia, então você precisa descobrir o que funciona para o seu personagem. Mais uma vez, você pode encontrar esse ataque na dica número 2. Agora que você controla o chão e está restringindo as opções aéreas, o seu oponente vai ter muita dificuldade para vencer! 

6. FIQUE CALMO NO CALOR DA BATALHA

Até a melhor estratégia do mundo vai fracassar se você não tiver a força mental necessária para ficar calmo e contido durante a luta. Lembre-se do que aprendeu e não se irrite se as coisas não saírem conforme o planejado. Ser adaptável e flexível é essencial, pois o seu oponente vai mudar a abordagem durante a partida. Para se manter um passo à frente dele, você precisa pensar com clareza e rapidez durante o combate – e não dá para fazer isso se estiver em pânico!

7. ANALISE O SEU OPONENTE

Todo oponente tem tendências, pontos fortes e fracos. Lembre-se, você está jogando contra outra pessoa! E ninguém é perfeito. Ele tem certo ataque que gosta de usar em situações específicas? Ele sempre reage da mesma forma a certa abordagem? Se você procurar com atenção, os padrões vão surgir. Reconhecer os padrões e explorar essas informações pode garantir a sua vitória.

8. ANALISE A SI MESMO

Por outro lado, é bom conhecer as suas próprias tendências e pontos fortes e fracos. Evite criar o hábito de jogar de forma previsível e sempre tente manter o oponente adivinhando. Assistir aos replays das suas próprias partidas pode ser muito útil e você pode ficar chocado ao se ver tomando certas decisões durante a batalha.

9. JOGUE COM OS AMIGOS

Ter parceiros de treinamento pode fazer maravilhas para melhorar a sua habilidade e aumentar a sua diversão no jogo. Vocês poderão competir uns com os outros em um nível mais casual e oferecer críticas construtivas quando encontrarem coisas que podem ser melhoradas. Mesmo ter uma única pessoa para jogar com regularidade traz muitos benefícios, pois vocês dois trazem seus pontos de vista pessoais para o jogo. Isso pode levá-lo a fazer descobertas que você nunca encontraria sozinho.

10. A SUA JORNADA SÓ ESTÁ COMEÇANDO!

Como qualquer empreendimento que vale a pena ser feito, pode levar algum tempo para ficar bom nisso e a repetição é essencial. Você vai ter alguns contratempos durante o processo de aprendizagem, especialmente nas primeiras vezes em que experimentar as partidas online. Mas não se esqueça de que cada pessoa com quem você joga é uma pessoa que também teve de começar em algum lugar. Enquanto você estiver fazendo um esforço consciente para melhorar o seu jogo todos os dias, poderá alcançar o sucesso com o tempo. Todas as pequenas habilidades, conhecimentos e estratégias que você aprender e desenvolver vão se combinar na confiança necessária para levar o seu jogo ao próximo nível. Não desista! A jornada para a glória começa aqui, e dar o primeiro passo só depende de você.


Todos os créditos desse guia são da Capcom! Agradeço ao Fabio Santana por ter disponibilizado o guia e por ter me deixado publicar no CounterHit.

Área de Comentários