Jump to content

Risco: Ganhe Muito, Perca Tudo


Recommended Posts

Risco: Ganhe Muito, Perca Tudo

Nota: Essa é uma tradução do artigo “Risk: Win Big, Lose Hard” Por Drake Aldan, que é parte da sua série de artigos chamada “The basics of Soul Calibur”. O artigo original pode ser encontrado nesse link: http://8wayrun.com/threads/risk-win-big-lose-hard.15207/

 

Quando você vai jogar algo, você está se botando numa situação aonde você deve tomar decisões. Essas decisões definem seu sucesso ou fracasso, e apenas as decisões corretas lhe levarão a vitória. Quais exatamente são essas decisões- ninguém sabe. Mas pra cada uma existe um preço a se pagar. Atrás de cada ataque tem uma pergunta- você irá seguir na linha, ou você vai apostar com o destino? Sua vida é um preço alto a se apostar- mas o poder que lhe é prometido por isso supera tudo que você conhece.

 

Risco

 

Cada simples movimento que você faz- e isso inclui até mesmo não fazer nenhum movimento- tem um risco. Se você decide fazer um BB, tem um risco do oponente se movimentar pros lados. Se você decide agarrar, tem o risco do oponente agaichar ele ou quebrá-lo. Se você decide defender, tem o risco do seu oponente se utilizar disso pra lhe pressionar.

 

TUDO carrega um risco. E isso em qualquer luta, qualquer round, qualquer jogo. Nada vem de graça- alguém tem que perder algo em algum momento.

 

Os riscos podem ser altos, eles podem ser baixos- mas eles estão SEMPRE em jogo. Mais cedo ou mais tarde, você terá de lidar com as consequências de suas ações.

 

Geralmente, existem alguns princípios sobre risco que quando seguidos lhe botam num nível acima de seus oponentes.

 

Minimizando Risco

 

O primeiro princípio é o de minimizar seus próprios riscos enquanto você maximiza os do oponente. Isto é- limitar suas próprias ações, de forma que não vai ter muito a se perder em jogo- e botar seu oponente em situações que ele possa perder tudo em questão de instantes.

 

Limitar suas ações significa não jogar da maneira como você bem entender- significa se restringir apenas a táticas de baixo-risco. Se você já ouviu falar do termo “safe”, isto é o que ele significa: quando um ataque “safe” é defendido, não existe um risco alto de tomar dano. Usar apenas golpes safes é uma tática de baixo-risco, você pode dar dano ao oponente enquanto reduz as oportunidades dadas a ele.

 

Da mesma forma, um golpe “unsafe”, quando defendido, carrega consigo um risco alto de se tomar dano. Usar golpes unsafes é bem arriscado, e geralmente devem ser evitados, pois seu oponente pode se utilizar das chances dadas a ele e se sair no topo.

 

Punição é uma tática em particular que “não tem riscos”. Quando você defende golpes unsafe, se você consegue punir com sucesso seu inimigo, seu acerto neles vem sem risco algum a você- ele não podem lhe contra atacar de nenhuma maneira após o golpe unsafe dele ter sido defendido. Siga o príncipio- minimize seus riscos, maximize os do oponente- e veja que como punição não tem riscos, materizar punições é FUNDAMENTAL.

 

Espaçamento também está em jogo quando se fala sobre controlar riscos- em distâncias diferentes, os personagens terão mais ou menos opções. Quando você pode manipular o espaço entre você e seu oponente, se mantendo fora da distância ideal dele enquanto mantêm eles dentro da sua, você diminui seu risco de ser atingido enquanto aumenta o dele. Como o risco dele é tão alto enquanto o seu é tão baixo, é bem provável que eles irão tomar dano enquanto você não irá tomar dano.

 

Posicionamento no ringue é um grande exemplo de manejamento de riscos; um Ring Out é o mesmo que tomar um ataque lhe dê 240 de dano. Termina o round instantaneamente, não importando a situação. Uma parede oferece oportunidades extendidas de dano e pressão, e grandes quantidades de dano garantido. Um oponente que é botado no canto sem chance alguma de trocar de lados está numa situação alto-risco extremo, enquanto você está numa situação de baixo-risco. Entretanto, se você está de costas pro canto, mas você tem um ataque que pode jogar seu oponente pra trás de você, seu risco AINDA é alto, mas seu oponente tem mais coisas pra se preocupar agora.

 

Sempre é sobre o que você tem a perder. Se existe a possibilidade de perder toneladas de vida, ou até mesmo o round, o risco é alto. Se o pior que pode acontecer é um dano besta de uns 5 pontos, o risco é baixo. Coloque seu oponente em situações arriscadas, e fique fora delas- a natureza irá seguir seu percurso, ele vai perder e você vai ganhar.

 

Fins e Meios

 

Jogando desse jeito, de forma “conservativa”, você deverá notar sua porcentagem de vitórias crescendo aos poucos. Se você não toma riscos, você basicamente deixa seu oponente se matar sozinho.

 

Você já deve ter reparado, entretanto, que existem jogadores que parecem se safar da morte e ganhar. Eles não parecem seguir esse princípio conservativo, e vão pra cima com tudo sobre seus oponentes. Porque isso funciona?

 

Bom, primeiro, esse jogo em particular, Soul Calibur V, tem uma tendência em favorecer táticas de alto-risco. O dano alto desse jogo leva a isto- combine também o fato de você ganhar uma barra extra após perder 2 rounds, e o sistema de “reverse rage” que desencoraja táticas de baixo-risco pra vencer um round, e você tem a seguinte frase: arrisque tudo por um comeback.

 

Mas- o segundo motivo pelo qual isso parece funcionar- é um bem simples. Esses jogadores são bem conservativos, do jeito que o princípio fala pra ser- exceto por um simples detalhe.

 

Risco é justificado se a recompensa for alta.

 

Os Números

 

Vamos supor que eu estou jogando de Patroklos. Eu tenho meu oponente de costas pro canto. Eu vou usar meu 236B- i15, -20 on block.

 

Se meu oponente defender, ele terá 20 frames pra me acertar. Existem golpes muito poderosos que são menos que 20 frames- por isso eu vou estar esperando uma punição de uns 50-100 de dano, ou até mais.

 

Entretanto-

 

Se 236B acertar, eu consigo um Ring Out. Isso é uma vitória instantânea pra mim, 240 de dano.

 

240 de dano é bem mais que 50-100 de dano que eu irei levar da punição. Logo, o risco é justificado.

 

Vamos ver outro exemplo.

 

Nightmare consegue um knockdown perto da parede. O oponente pode usar um sideroll pra se safar disso, então GS K será usado para parar ele.

 

Se GS K for defendido, o oponente estará em +18. O Blockstun é relativamente grande e fácil de se reagir, então muito provavelmente o oponente irá mandar um launcher, e lhe punir com 50-100+ de dano.

 

Se GS K acertar, Nightmare consegue 22 de dano no oponente.

 

22 de dano é BEM menos que 50-100 de dano. O risco NÃO é justificado. É muito arriscado fazer isso, visto que a recompensa é muito baixa.

 

Vamos mudar um pouco a situação, e falar que o golpe a ser usado é o GS K BE.

 

Se GS K BE for agachado, o oponente pode fazer um whiff punish agachado, se excluir circunstâncias especiais. Isso pode levar a 50-100 de dano, ou pode ser menos, depende do personagem.

 

Se GS K BE acerta, entretanto, o oponente irá acertar a parede. O combo que vai seguir a partir disso vai levar a pelo menos 100-150 de dano.

 

100-150 é um pouco mais que 50-100 de dano. O risco pode ser justificado dependendo da sua filosofia pessoal de jogo.

 

Sempre consulte os números quando estiver dosando risco, mas sempre tente evitar comportamento arriscado se for desnecessário. Lembre-se que números nem sempre significam apenas dano, mas vantagem, pressão, e outros fatores. Leve em conta o quanto você tem a ganhar se comparado ao quanto você tem a perder, e decida-se se o correto pra você é se arriscar.

 

Escolas de pensamento

 

Moral vs. Abare, Conservativo vs. Imprudente, Turtle vs. Rushdown- todos esses termos levam em conta como você como jogador manuseia risco. A escolha é uma que ninguém pode fazer por você- mas surpreendentemente, ela não é “exclusiva”. Elas são opostas, mas são lados diferentes da mesma moeda. A maioria dos jogadores bons vão saber se usar de ambas.

 

O “estilo Turtle” é um de baixo-risco. As recompensas podem não ser altas, mas a ideia é que o Turtle vai vencer o oponente numa luta de desgaste. “Quem tem mais paciência?”

 

Rushdown, “agressão”, “Pitbulling”- é um estilo de alto-risco. Atacar feito um louco lhe deixa imprevisível, e pode levar a altas recompensas. Entretanto, se você está fazendo qualquer coisa além de defender, você está vulnerável- e isso inclui atacar. Essas fraquezas estruturais podem ser exploradas e punidas severamente. A ideia é que a agressão vai ou terminar a luta logo, ou fazer o oponente entrar em pânico e enfraquecer sua integridade. “Quem tem mais vontade de ganhar? Quem está disposto a morrer?”

 

Classicamente, “estilo Turtle” é favorecido pela sua consistência. “Defesa te faz ganhar torneios”, como dizem. “Investimentos de baixo-risco” mostram retorno em longo termo.

 

Entretanto- estamos falando de Soul Calibur V.

 

Não se pode defender pra sempre- defenda muito e sua defesa vai se quebrar, deixando você aberto a combos com propriedades de counter-hit.

 

Movimentação defensiva é unsafe e arriscada. Backstep e sidestep levam ao estado de counter-hit se interrompidos por um ataque, a única maneira “safe” de se movimentar é se mover pra frente, o que por si só já lhe coloca em desvantagem.

 

Guard Impact, embora seja um recurso poderoso, requer barra, um recurso finito. E também não lhe garante nada quando bem sucedido- apenas um mind game, um teste pra ver se ambos os jogadores são lúcidos e tem conhecimento sobre o jogo.

 

Isso não quer dizer que Turtling é irrelevante em Soul Calibur V- quer dizer que não é tão dominante. Significa que quem é Turtle tem que trabalhar mais pra conseguir os mesmos resultados, enquanto que o lado oposto mantêm o estilo de vida de alto-risco que eles já estão acostumados.

 

Se foque demais em defesa e minimizar seu risco, e você pode ser ultrapassado por outros. Mas como sempre- se foque demais em ofensa e altas recompensas, e você pode ser metodicamente destruído em pedaços.

 

Nesse jogo, ambos requerem comprometimento e ambos carregam riscos. Se especializar em um não lhe garante nada- então você pode acabar optando por usar ambos, alterando conforme a situação. Siga pela rota moderada, e vá aos extremos quando seu oponente lhe obrigar a tal.

 

Encerramento

 

RISCO GOVERNA TUDO. Jogar sem prestar atenção a isso é cometer suicídio- simples assim. Reduza seu risco e jogue “limpo”, ou procure “aquela recompensa” e morra com um propósito- mas não deixe seu destino em aberto.

 

Entenda os riscos, e decida por si mesmo.

 

Fonte: http://tekkenbr.com/2014/07/artigo-risco-ganhe-muito-perca-tudo/

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...