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(DBFZ) Análise do personagem Goku (Instinto Superior)


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Dragon Ball FighterZ está atualmente em sua terceira temporada, e com ela chegarão novos personagens, entre eles, Goku em sua versão mais poderosa, o Instinto Superior. Para muitos pode não parecer um personagem muito original, pois o jogo já conta com outras 4 versões de Goku: Super Saiyajin; Super Saiyajin Divino; Forma normal; e a sua forma criança vista em Dragon Ball GT.

Mas as semelhanças são meramente superficiais, pois nesta versão Goku é literalmente um personagem diferente, com poucas, se não nenhuma, animações e golpes de suas outras versões. Conforme foi mostrado em uma transmissão recente da Bandai Namco, que contou com a presença de alguns membros conhecidos da comunidade, Goku (Instinto Superior) será um personagem que poderá agradar até mesmo os que enjoaram de vê-lo de diversas formas no jogo.

 

Na transmissão foram mostrados todos seus golpes, desde golpes normais até o seus especiais e super especiais. Nessa postagem entraremos mais à fundo em cada um deles, explicando as propriedades e possíveis utilidades no jogo.

Se tiver dúvidas quanto à notação ou termos utilizados, sugerimos que leia os seguintes guias:

Golpes Normais

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5L – Com um startup de 7 frames é relativamente lento se comparado a maioria dos outros 5L’s do jogo, que costumam ter 6 frames. Isso pode significar que em situações neutras, como após a defender ou ter defendido um 6M, ele seja obrigado a defender em vez de desafiar com seu próprio 5L, iniciando um jogo de adivinhação com o Clash.

A desvantagem é de 9 frames, bastante para um 5L que costuma ter -3 frames. Tendo -9 frames quando defendido significa que, tecnicamente, ele pode ser facilmente punido por golpes mais rápidos.

Por ser um 5L “menos padronizado” Goku (Instinto Superior) terá que adotar estratégias diferentes na hora de pressionar um oponente.

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5LL – A primeira parte de seu autocombo é um golpe que o deixa no ar após teleportar, e é invulnerável a ataques embaixo. Tem alcance considerável.

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5LLL – Um agarrão que troca de lado.

2L – Acerta embaixo e também possui 7 frames, porém é somente -4 quando defendido. Ter um 2L que acerta embaixo costuma ser uma grande vantagem no jogo, pois significa que o personagem pode ter mais opções nos mixups. Pode ser cancelado nele mesmo até 2 vezes. O 2L também o move um pouco para frente, estendendo o seu alcance efetivo.

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5M – 2 chutes, sendo que o segundo acerta embaixo. Funciona de maneira similar ao 5L de Gohan (Adulto), porém ele pode cancelar a primeira parte do golpe. Com isso ele pode estruturar a sua pressão de forma que o oponente seja obrigado a defender embaixo, antecipando o segundo golpe.

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5H – Similar em alcance ao de Hit e Gogeta, e quando acerta o oponente o empurra em direção à parede.

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2H – Após a execução do golpe Goku se recupera rapidamente e permanece com suas opções aéreas. Por causa da rápida recuperação pode se tornar uma boa ferramenta nos mixups, se aliado com assistências.

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6H – Um contra-ataque que funciona até mesmo contra projéteis. Após o golpe entrar em contato, Goku congela a tela e se move para trás do oponente, possibilitando que ele fique em uma posição vantajosa, sendo capaz de punir diversos golpes com seu 5L. Porém, o golpe só possui janela de contra-ataque no quarto frame, inviabilizando-o como reversal.

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5S – Similar ao de Gohan (Adulto), mas acerta várias vezes e cobre totalmente a área horizontal. É capaz de vencer o Super Dash.

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2S – Basicamente o 5S executado diagonalmente, como um antiaéreo. Também é capaz de vencer um Super Dash, e além do 2H, pode se tornar um antiaéreo sólido dependendo da situação.

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6S – Pode refletir outros projéteis.

Golpes Especiais

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Godly Display

Uma espécie de teleporte-dash, mas que causa uma animação quando acerta o oponente. É um dos de seus especiais mais fortes, pois além de possuir bastante invencibilidade no meio da animação, onde desaparece, é bastante seguro na defesa, apenas -2 frames quando defendido.Também pode passar através de projéteis grandes (Beams), como o Kamehameha.

Cada versão do golpe cobre uma distância diferente, sendo a L a mais curta e a M a mais longa, cobrindo cerca de 80% da tela.

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Autonomous Fist

Tem uma animação inicial similar a um dos golpes especiais de Jiren. É usado como um finalizador de combos, sendo que a versão M causa um Knockdown deslizante.

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Unemcumbered Mind

Executa um mortal que é capaz de passar por cima do oponente, e enquanto o botão for segurado mais serão executados (versão M) ou ele fará um pequeno dash (versão L). Vários golpes especiais podem ser feitos após, expandindo bastante as suas opções ofensivas.

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Godly Strike

Pode ser feito individualmente no chão, no ar ou após o Unemcumbered Mind. Como um golpe individual possui várias propriedades interessantes, como ser capaz de se teleportar diretamente ao oponente durante combos aéreos e infligir Knockdown deslizante, expandindo mais ainda as opções de Goku em combos que causem knockdown.

Todas as versões são +3F quando defendidos, fazendo com que Goku seja capaz de manter a vantagem e a pressão.

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Transcendence

Um agarrão que também pode ser feito após o Unemcumbered Mind. Sendo um agarrão, as opções ofensivas de Goku se tornam ainda mais fortes.

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Embodied Light

Outro golpe que pode ser feito após o Unemcumbered Mind. É completamente invencível com bom alcance e pode ser feito no ar. Com essas propriedades, punir Super Dash’s no ar se torna trivial, obrigando o oponente a adotar estratégias diferentes na hora de se aproximar.

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Kamehameha

Pula, gira para cima e dispara o projétil. Tem um ângulo similar à versão aérea de Cell, mas Goku pode escolher o lado que vai pular, e é capaz de fazer Crossup no oponente. É também o seu B-Assist.

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Rising Heat

Um golpe invencível na forma de energia que lança o oponente para cima. Além de ter utilidade como Reversal pode ser usado em extensões de combos. Ter um bom Reversal é uma grande vantagem em um jogo ofensivo com Dragon Ball FighterZ, então apesar de Goku possuir golpes e especiais fortes tanto no neutro quanto na ofensiva, a sua defesa não deixará a desejar. É o seu A-Assist.

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Unrestrained Will

De longe o golpe mais especial e diferenciado. Após se recuperar de um golpe, Goku irá imediatamente teleportar no oponente e atacar para reverter a situação e ganhar a vantagem. Pode ser feito também após escapar de um Dragon Rush. O golpe em si porém é bastante negativo quando defendido e pode ser punido de diversas formas se o oponente estiver ciente.

Apesar dos pontos negativos, um golpe com essas propriedades afeta bastante a forma como o oponente deve atacar Goku após um combo ou knockdown.

Golpes Super Especiais

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Accelerating Battle Spirit

Pode ser feito tanto no chão quanto no ar, e também pode ser seguido com outro Super Special, o Unpolished Instinct, ao custo de 1 barra. Apesar da utilidade estar nos combos, é um Super Special bem flexível pois pode ser feito também no ar e com a opção de aumentar o dano com uma barra extra, faz com que seus combos se tornem mais danosos, especialmente com assists no time.

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Guiding Impulse

Outro contra-ataque, mas na forma de um Super e que pode ser feito no ar. Se conseguir conter o oponente, Goku fará um agarrão que dependendo da distância e golpe, o oponente não conseguirá escapar. Ao contrário do contra-ataque 6H, o Super tem invencibilidade no primeiro frame.

Meteor Smash

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Silver Dragon Flash

Esse level 3 também pode ser feito no ar, e apesar de ter tanta vantagem no Knockdown quanto o Level 3 de Bardock, Goku troca de lado e lança o oponente para o outro lado da tela. Portanto, para melhor proveito ele deve ser feito no lado oposto ao canto. Como Goku possui vários golpes que permitem a troca de lado isso não é um problema.

Se feito no chão ou durante um Z-Ultimate Change, Goku se teleportará para a posição do oponente.

Impressões Gerais

Com golpes e especiais que possuem propriedades incomuns, Goku (Instinto Superior) é detentor de ferramentas diferenciadas capazes de lidar com várias situações defensivas e ofensivas.

Do lado defensivo, além de possuir diversos Reversais próprios, ele conta com um golpe especial único que adiciona outra opção após sofrer um Knockdown, que apesar de suas vulnerabilidades, força o oponente a considerar outra opção na hora de preparar a sua ofensiva. No ar ele permanece forte na defesa, pois tem opções para vencer Super Dash’s, que é uma das ferramentas mais efetivas para lidar com alguém que está no ar. Contra o zoning, os seus contra-ataques e projéteis fortes não o fazem ter grandes problemas contra outros projéteis.

Do lado ofensivo, tendo um 2L que acerta embaixo junto com seus especiais acrobáticos, e várias opções de ataque, o farão ser um personagem com vários Mixups, se aliado aos Assists. Com um raro golpe especial que o deixa positivo na defesa, ele poderá manter a pressão por mais tempo, forçando o oponente a adivinhar com mais frequência. Porém, no geral, seus golpes normais são relativamente curtos, lentos e têm recuperação alta.

Com isso em mente, a impressão que se tem deste personagem é que ele possui ferramentas fortes em diversas áreas, com poucas limitações e fraquezas. Alguns Top Players, no momento, dizem até que “Ele tem tudo” e que será um personagem bem forte.

Point, Mid ou Anchor?

Apesar de ter ferramentas que o fazem funcionar por si próprio, o seu potencial se revela com a ajuda de Assists. Portanto, Point (primeiro personagem) e Mid (segundo personagem) são as posições ideais. Como Mid os jogadores poderão tirar proveito de seus Assists, sendo que o A-Assist (Rising Heat) é o melhor e é considerado bem forte, no momento.

Sendo um personagem versátil e com bons Assists, ele poderá ser integrado facilmente na maioria dos times.

Resumo das Forças e Fraquezas

+Ótimas opções ofensivas e defensivas

+Variedade de ferramentas para todas situações

+Excelente Assist

+Fácil e simples de usar

-Framedata possui golpes mais lentos que o normal

-Golpes não possuem bom alcance e tem recuperação lenta

-Precisa de recursos (Assists e Barras) para aproveitar todo potencial

-Opções ofensivas após o Level 3 são limitadas

Se ele irá se tornar mais forte ainda, como GT Goku na temporada passada, ou se ou jogadores irão se adaptar às suas estratégias, tornando-as menos efetivas, só o tempo dirá.

Goku (Instinto Superior) já está disponível em todas versões de Dragon Ball FighterZ.



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