Ir para conteúdo


Foto

[DBFZ] - Mecânicas e Sistemas do jogo (Imagens+Explicações)

dbfz dragon ball fighterz mechanics mecanicas sistemas barras

  • Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 Asura

Asura

     

  • Administrador
  • 1.026 posts
  • PateontologicoXX
  • usagiqn
  • CFN ID:-Asura-

Postado 31 julho 2017 - 03:31

1501540929.png

 

 

Neste tópico serão apresentadas as mecânicas e sistemas do jogo conhecidos até agora. Embora o jogo ainda esteja em desenvolvimento e é possível que algumas coisas mudem na versão final, ou no Beta, saber como os sistemas do jogo funcionam vai no melhor entendimento do jogo, seja só assistindo as partidas ou mesmo jogando, até porque para muitas pessoas este jogo pode parecer confuso a primeira vista por causa da quantidade de personagens e ações ocorrendo na tela ao mesmo tempo.

 

Portanto, se realmente tiver interesse no jogo recomendo aprender mais sobre como ele funciona, assim as partidas ficam bem mais interessantes de assistir e ainda pode melhorar no jogo!

 

 

Comandos básicos e elementos da tela

 

Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 2D que utiliza 4 botões básicos e mais 2 que servem para os Assists (botões LB/LT no Xbox, L1/L2 no PS4, mas pode ser que exista uma combinação com os 4 botões que substituem estes comandos), As combinações entre os 4 botões básicos permite o uso de outras mecânicas e recursos. Os botões básicos são:

 

  • Light Attack - Abreviado como L ou :bL:
  • Medium Attack - Abreviado como M ou :bM:
  • Heavy Attack - Abreviado como H ou :bH:
  • Special Attack - Abreviado como S ou :bS:

No Xbox One estes 4 botões estão configurados da seguinte forma:

  • X como :bL:
  • Y como :bM:
  • B como :bH:
  • A como :bS:

Analogamente, no PlayStation 4:

  • :PS - quadrado:  como :bL:
  • :PS - triangulo:  como :bM:
  • :bolinha18x18:  como :bH:
  • :PS - x:  como :bS:

 

Porém, é importante que se aprenda cada botão dentro da notação universal para evitar confusão entre as versões do jogo, e cada pessoa pode configurar os botões de forma diferente. Alguns botões também são atalhos ou combinações de outros botões para facilitar a execução, como por exemplo o Super Dash, que é feito com RT/R2, é na verdade um combinação dos botões :bH: e :bS:

O que cada botão faz será explicado adiante, agora vamos dar uma olhada no jogo em si.

 

 

1501479789.png

 

 

O display é relativamente simples e mostra basicamente o que se costuma ver em jogos de luta tradicionais.

 

  • Barra de Life - Como praticamente todo jogo de luta, quando chega à 0 o personagem é derrotado e, se houver mais, outro toma o seu lugar. Quando se leva dano, uma parte em azul indica a quantidade de vida que pode ser recuperada.
  • Timer - Quando chega à 0, o time que tiver mais life com seus personagens combinados é declarado o vencedor da partida.
  • Assist Gauge - Indica se um Assist está pronto para ser usado e também quanto tempo resta para que possa ser usado.
  • Sparking Blast - Indica a disponibilidade do Sparking Blast, uma mecânica usada para fortalecer seu(s) personagem(ns). Só pode ser usada 1 vez por partida.
  • Meter Gauge - Mostra a quantidade de barras ou Ki disponível para que poderosas técnicas e recursos possam ser usados. Pode ser acumulada e o limite desta barra é 7.

 

Conhecer bem estes indicadores é importante tanto para jogar quanto parar assistir as partidas, pois são por eles que é possível planejar e tomar decisões durante uma luta.

Agora uma rápida explicação sobre cada um dos 4 botões usados.

 

Os botões L, M e H são ataques básicos que podem variar de personagem para personagem. Alguns personagens usam socos e chutes, enquanto outros usam ataques na forma de projéteis (Frieza). Estes botões são usados principalmente para iniciar a ofensiva e também em combos. O botão H é um pouco diferente dos outros, pois é capaz de lançar o oponente para longe ou para cima, permitindo seguir com um belo combo após.

O botão S são os famosos "Ki Blasts" dos personagens, que servem como projéteis universais. Eles podem ser lançados consecutivamente e em várias direções.

 

 

1501480678.png

 

 

Cada personagem também possui diversas técnicas que podem ser usadas com a combinação entre os direcionais e botões, consulte estes tópicos para ver do que cada um é capaz!

Agora que o básico já foi explicado, é hora de conhecer as mecânicas que este jogo tem a oferecer.

 

 

Mecânicas e Sistemas

 

Sistemas básicos

 

Antes de mostrar as mecânicas de Dragon Ball FighterZ é importante explicar os aspectos mais básicos como movimentação e defesa.

 

A movimentação básica lembra os jogos da Arc System Works (Guilty Gear, BlazBlue), os personagens podem:

Pular 2 vezes no Ar (Double Jump), tanto no neutro quanto durante combos

Efetuar Dashes e Airdashes em ambas direções

 

 

1501481852.png1501481870.png

 

 

A defesa é relativamente simples, segurando  :ttb:  pode-se defender de ataques. Ataques embaixo devem ser defendidos segurando :ttdb: , e Overheads ou ataques do Ar :ttb: . Defesa aérea também é possível

 

1501481994.png

 

 

Assim como em jogos da ASW, também é possível se recuperar de ataques tanto no chão quanto no ar, segurando qualquer um dos 4 botões básicos.

 

 

1501482448.png1501482464.png

 

 

Sabendo disto fica mais fácil entender as mecânicas e sistemas do jogo.

 

Mecânicas e Sistemas

 

Super Dash

 

Comando - :bH: + :bS:

Um Dash em direção ao oponente que serve tanto para aproximação quanto em combos.É capaz de vencer Ki Blasts (S Attacks) mas perde para Super Special Attacks como o Super Kamehameha.

Apesar de ter boa velocidade, o Super Dash é vulnerável à ataques como o :ttd: + :bH: (um antiaéreo universal).

 

 

1501532445.png

 

 

Após certos golpes que lançam o oponente para longe, geralmente o :ttd: + :bH: ou :bH:, é possível cancelar o ataque e perseguir o oponente para efetuar um combo.

 

 

1501532717.png

 

 

Se ambos personagens fizerem um Super Dash, ambos voltarão ao neutro e poderão agir logo depois. Também é possível se utilizar disso para combater um Super Dash proveniente de uma mudança de personagem (Z Change).

Um Super Dash defendido é seguro e pode-se agir logo após a recuperação, porém o oponente pode conter o ataque.

 

 

1501533692.png

 

 

 

Dragon Rush

 

Comando - :bL: + :bM:

 

Um ataque indefensável que pode ser seguido com um combo logo após. Antes de atacar o personagem vai emitir uma aura verde. Se usando durante um combo, o último golpe do Dragon Rush  jogará o oponente em direção ao chão, impossibilitando seguir com um combo.

 

 

1507760876.png

 

 

Apesar de ser indefensável, o Dragon Rush pode ser anulado com outro Dragon Rush, que funciona como um Throw Tech comumente visto em jogos de luta. Quando ocorre um Tech, ambos personagens trocarão golpes e voltarão pro neutro.

 

 

1501534477.png

 

 

Pressionar algum botão de Assist durante o Dragon Rush fará com que um Snapback seja executado. O Snapback é uma troca forçada no personagem do oponente em outro. A mensagem "Get outta here!" aparecerá quando for feito.

 

 

1507760943.png

 

 

 

Z Assist

 

Comando - LB/LT (Xbox) ou L1/L2 (PS4)

 

Chama um dos personagens reserva para atacar, a mensagem "Assist!" junto com um ícone indicará a ação. Após o personagem executar seu golpe e recuará em seguida, e precisará recuperar a sua Assist Gauge para ser usado novamente. O "OK!" indicará que está pronto novamente.

 

Cada personagem possui um ataque especial diferente como Assist, portanto a escolha dos personagens em seu time será importante para determinar os Assist mais adequados. Eles também podem ser usados durante combos para estende-los.

 

 

1501534930.png1501535037.png

 

 

É importante lembrar que o Assist também é suscetível à golpes enquanto executa o seu ataque especial, escolha a hora certa para usá-lo ou encontre alguma maneira de cobri-lo enquanto o Assist executa seu golpe.

 

 

1501535268.png

 

 

Z Change

 

Comando - Segure LB/LT (Xbox) ou L1/L2 (PS4)

 

Uma troca simples de personagem, o personagem reserva entrará no lugar do principal rapidamente com um Super Dash. A mensagem "Change!" confirmará a ação.

Logo após a troca, o personagem que sai não poderá ser usado como Assist por um período.

 

 

1501535580.png

 

 

A troca de personagens é importante pois é possível recuperar a parcela azul na Barra de Life quando se entra na reserva, aumentando mais ainda as chances do personagem sobreviver quando for entrar na luta novamente.

 

 

Ki Charge

 

Comando - :bL: + :bS:

 

O clássico aumento de Ki da série Dragon Ball Z, serve para rapidamente encher a Meter Gauge porém deixa o personagem muito vulnerável e em estado de Counter Hit.

 

 

1501536070.png

 

 

Sparking Blast

 

Comando - :bL: + :bM: + :bH: + :bS:

 

Uma mistura de X-Factor com Burst. Fortalece o personagem e permite que ele recupere a parte azul na Barra de Life. Só pode ser usado uma vez por partida e se torna mais efetivo e duradouro com menos personagens vivos no time.

 

 

1501536471.png1501536514.png

 

 

Pode também ser usado durante combos e lança o oponente para o alto e também o faz quicar no chão, permitindo que se siga com um combo.

As propriedades do Sparking Blast são transferíveis entre os personagens no time.

 

 

Vanish

 

Comando - :bM: + :bH:

 

O que é DBZ sem teleportes? Faz o personagem teleportar para trás do oponente enquanto executa um ataque, custa 1 barra. Se feito no neutro, o oponente pode interrompe-lo com um :ttd: + :bH:.

 

 

1501536916.png1501536933.png

 

 

Pode ser usado durante combo e também é possível cancelar golpes especiais em um Vanish (Vanish Cancel). Quando usado desta forma, o golpe faz o oponente bater na parede e voltar, possibilitando mais opções de combos.

 

 

1501537168.png

 

 

Ultimate Z Change

 

Comando - LB/LT (Xbox) ou L1/L2 (PS4) durante um Ultimate Move

 

Durante um Ultimate ou Super Special Attack, chama um Assist para executar o seu próprio Super Special Attack. Também é possível chamar o segundo Assist para que todos 3 personagens executem seus Super Special Attacks. Custa 1 barra por Assist.

 

O último personagem que executar seu especial, permanecerá na luta enquanto os outros voltam como Assists.

 

 

1501537356.png

 

 

1501537386.png

 

 

Também é possível chamar o Assist para fazer seu Super Special Attack sem que seja necessário fazer o seu próprio com o comando :ttd: :ttdb: :ttb:  ou :ttd: :ttdf: :ttf: + Botão de Assist.

 

 

Deflect (Nome não oficial)

 

Comando - :ttb: + :bS:

 

Outro clássico de Dragon Ball Z, permite que o personagem deflete projéteis e até mesmo Super ataques. Também pode usado para afastar os ataques normais do oponente, como em Marvel.

 

 

1501537854.png1501537898.png

 

 

1501537929.png

 

 

Apesar de ser útil, o personagem fica vulnerável à ataques embaixo.

 

 

Golpes EX (Nome não oficial)

 

Comando - Em alguns golpes especiais, use :bH:

 

Uma versão diferente e geralmente mais poderosa do ataque especial, com novas propriedades e potencial. Pode ser tanto útil em combos quanto no neutro ou na pressão. Custa 1 barra.

Assim como o Dragon Rush, o personagem emite uma aura vermelha.

 

Exemplo: O Dragon Flash Fist do Goku normalmente é apenas um soco, mas na versão :bH: ele teleporta para trás do oponente e ainda dá novas possibilidades de combo.

 

 

1501538964.png

 

 

1501539002.png

 

 

Outros

 

Contador de Hits

 

Presente em praticamente todos jogos de luta, em DBFZ ele também mostra se um combo foi válido ou não (característica bem comum em jogos da Arc System Works). Um combo que seria possível escapar via Air/Ground tech terá o contador em azul.

 

 

1501538009.png

 

 

 

 

 

E isso (basicamente) conclui o guia de sistemas e mecânicas de Dragon Ball FighterZ! Conforme o tempo for passando e ocorram mudanças ou novas mecânicas, atualizarei este tópico. Qualquer dúvida, ponderações ou correções pode postar aqui mesmo.

 

Até a próxima!

 

 

1501539208.png


  • 1

#2 ST Lemon

ST Lemon

    Casual

  • Novato
  • Pip
  • 1 posts
  • ST LemonHunter

Postado 27 setembro 2017 - 23:17

Também existe uma mecânica chamada de Dynamic. Se usar uma sequência de autocombo aéreo o seu personagem faz um combo simples, as letras DYNAMIC aperecem e você constrói imediatamente uma barra.


  • 1

#3 Asura

Asura

     

  • Administrador
  • 1.026 posts
  • PateontologicoXX
  • usagiqn
  • CFN ID:-Asura-

Postado 28 setembro 2017 - 00:22

Também existe uma mecânica chamada de Dynamic. Se usar uma sequência de autocombo aéreo o seu personagem faz um combo simples, as letras DYNAMIC aperecem e você constrói imediatamente uma barra.

Sim, nas versões mais recentes adicionaram mais mensagens como o "Get outta here!" no snapback.

Valeu pela aviso, atualizarei em breve com essa mecânica! :)


  • 1

義 礼 勇 名誉 仁 誠 忠義
 
1476384904.png


#4 Asura

Asura

     

  • Administrador
  • 1.026 posts
  • PateontologicoXX
  • usagiqn
  • CFN ID:-Asura-

Postado 13 outubro 2017 - 02:30

Mecânica "Dynamic":

 


  • 0

義 礼 勇 名誉 仁 誠 忠義
 
1476384904.png






Tópicos que também usam as tags dbfz, dragon ball fighterz, mechanics, mecanicas, sistemas, barras:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos