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Granblue Fantasy Versus - Guia Básico das Mecânicas e Sistemas


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Comandos básicos e elementos da tela


Granblue Fantasy Versus é um jogo de luta 2D que utiliza 6 botões básicos e mais 2 que servem como atalhos para os botões já existentes, As combinações entre os 6 botões básicos permite o uso de outras mecânicas e recursos. Os botões básicos são:
  • Light Attack - Abreviado como L ou :bL:
  • Medium Attack - Abreviado como M ou :bM:
  • Heavy Attack - Abreviado como H ou :bH:
  • Unique Action - Abreviado como U
  • Skill - Abreviado como :bS:
  • Guard - Abreviado como G

No PlayStation 4 estes 6 botões estão configurados da seguinte forma:

  • PS%20-%20quadrado.png como :bL:
  • PS%20-%20triangulo.png como :bM:
  • :bolinha18x18: como :bH:
  • PS%20-%20x.png como U
  • R1 como :bS:
  • R2 como G
  • L1 como Agarrão (L+U)
  • L2 como Overhead Attack (M+H)

Porém, é importante que se aprenda cada botão dentro da notação universal para evitar confusão entre as versões do jogo, e cada pessoa pode configurar os botões de forma diferente.
O que cada botão faz será explicado adiante, agora vamos dar uma olhada no jogo em si.

counterhit-1559243159-U1.png



O display é relativamente simples e mostra basicamente o que se costuma ver em jogos de luta tradicionais.

 

  • 1. Marcador de Vitórias - Número de rounds vencidos pelo jogador
  • 2. Ícones das Skills - Mostra as técnicas disponíveis (indisponíveis quando escurecidas).
  • 3. SB Gauge - Quando cheia é possível atirar os poderosos Skybound Art e Super Skybound Art. Enche conforme o personagem leva/inflige dano.
  • 4. Timer - Quando chega a 0, o personagem que tiver mais life é declarado o vencedor da partida.
  • 5. Barra de Life - Como praticamente todo jogo de luta, quando chega à 0 o personagem é derrotado.
  • 6. Contador de Chain - Mostra o número de golpes consecutivos acertados.
  • 7. Mensagem dos Sistemas - Mostra informação contextual como Counters.

Conhecer bem estes indicadores é importante tanto para jogar quanto parar assistir as partidas, pois são com eles é possível planejar e tomar decisões durante uma luta.
Agora uma rápida explicação sobre cada um dos 6 botões usados.

  • Os botões L, M e H são ataques básicos que podem variar de personagem para personagem. Estes botões são usados principalmente para iniciar a ofensiva e também em combos
  • O botão U são ataques especiais e diferenciados de cada personagem.
  • Cada personagem também possui diversas técnicas que podem ser usadas com a combinação entre os direcionais e botões. O interessante em Granblue Fantasy Versus é que os golpes especiais podem ser acionados por meio de um único botão! Estas são chamadas de Skills e podem ser usadas apertando o botão :bS: ou a combinação de uma direção + :bS: , para Skills diferentes. Usar Skills por meio de botões tem uma pequena penalidade na disponibilidade da Skills após o uso, ou seja, demora um tempo para o ícone de Skill se recuperar. Usar um comando tradicional (como meia luta+botão) minimiza esta penalidade.

 

counterhit-1559246678-U1.png

 

 

  • Pode-se escapar de agarrões de duas formas: Completamente ou Parcialmente (soft tech). Dependendo do timing um dos dois irá ocorrer.
  • Um botão de defesa (G) também está presente, mesmo com a defesa tradicional de segurar o direcional no lado oposto ao do ataque.

 

Agora que o básico já foi explicado, é hora de conhecer as mecânicas que este jogo tem a oferecer.


Mecânicas e Sistemas

 

Evade e Cross Over

 

Evade desvia de todos os ataques menos agarrões. No final da animação há um momento de vulnerabilidade. Comando: :ttb:+G

 

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Cross Over desvia de todos ataques enquanto se move para frente. Porém não funciona contra agarrões e ataques em baixo. Comando: :ttf:+G

 

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Pode-se segurar G e pressionar :ttf: ou :ttb: para executar.

 

Skybound Art

 

Ataques poderosos que infligem muito dano. Podem ser ativados após a barra SB ficar cheia. Comando: :QCF:+ :bS:

 

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Super Skybound Art

 

Uma técnica ainda mais forte que o Skybound Art. Só pode ser ativado com a barra SB cheia e quando o life do personagem fica em 30% ou menos. Comando: :QCF: + :bS: + U

 

counterhit-1559247214-U1.png

 

 

Por enquanto é isso, o tópico será atualizado conforme mais informações forem surgindo.

Confira também nossa postagem no Blog que explica mais a fundo algumas mecânicas:

https://counterhit.com.br/2019/05/gameplay-inedita-de-granblue-fantasy-versus-daigo-vs-fuudo/

 

Fonte: https://versus.granbluefantasy.jp/en/closedbeta/playguide/rules/

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