Asura 739 Posted May 19, 2017 Report Share Posted May 19, 2017 Mais um texto do top player de Guilty Gear Nage. Ele explica seus pontos de vista sobre risco/recompensa e os vários aspectos deste assunto, e como enxergá-lo além da questão do retorno de dano. http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1495235760.jpg Olá, aqui é o Nage falando.O tópico de hoje é: "Minhas opiniões sobre risco e recompensa";Esse conceito já apareceu em diversos artigos meus, então achei que seria uma boa ideia dedicar um artigo sobre o assunto. O texto será dividido da seguinte forma: Como penso a respeito dissoExemplos de ações baseadas em risco/recompensaMéritos de entender risco/recompensa Como penso a respeito disso Há uma faceta do risco/recompensa que trata da conversão/retorno em dano, mas eu foco principalmente em outros aspectos do risco/recompensaPor exemplo: -Ser colocado no canto-Não ter barra-O oponente ganhar barra-Defender um golpe que permite o oponente estender sua ofensivaDentre outros... eu considero "ser incapaz de escapar da ofensiva do oponente, piorando minha situação" como "risco".Ações ligadas à recompensa são o contrário. -Colocar o oponente no canto-O oponente não ter barra-Ganhar barra-Fazer o oponente defender um golpe que estenda minha ofensiva Por exemplo, para o Faust "jogar um item de forma segura" é também uma forma de "recompensa".Eu apenas listei o que me veio à cabeça primeiro, mas eu também levo em conta a conversão/retorno em dano que mencionei no começo do texto. Exemplos de ações baseadas em risco/recompensa Considere o matchup Sol. Haverão situações que eu tentarei parar o Sol de avançar com o 2P do Faust. De forma simples. Se eu obter sucesso, consigo parar o Sol. Se eu for lido, posso ser punido pelo 6P etc. Counter Hit 6P leva à um grande dano, então se você ver pela perspectiva do dano então não parece valer a pena. Porém, on hit (e on block), eu geralmente faria "2P> 2HS> Jogar item" a partir do 2P. Se o oponente quiser parar o "jogar item", eles também precisam prestar atenção no ReReRe e no pogo.Se eu visse apenas pela perspectiva do dano, a recompensa do 2P é baixa, mas tem a recompensa de mudar o neutro quando o Sol quer iniciar sua ofensiva (facilitando pro Faust usar seus pokes e antiaéreos), forçando o oponente a pensar sobre as opções dele além de fazer um dash pra avançar, controlando o dash.Na realidade há muito mais opções, mas eu escolho focar só em duas, usar ou não usar o 2P. Méritos de entender risco/recompensa Acho que o maior mérito é "entender melhor como a partida flui". A respeito das minhas próprias partidas, o que eu noto, mas leva muito tempo pra refletir, são situações que não tem conversão/retorno imediata de dano.Por exemplo, horas em que eu não fico pensando sobre "recuar para jogar um item carrega o risco do oponente avançar e me empurrar pro canto; ficar preso no canto e sofrendo". Nesses caso é difícil entender porquê eu perco.Para entender porquê eu perdi, eu faço um esforço consciente para evitar riscos pensando "fazer pokes e não recuar" ou "avançar para cima". Também é difícil ficar consciente de riscos envolvidos em fazer minha ações seguras, continuar a ofensiva e gastar barra.Situações como "usei muita barra" > "o oponente consegue momentum" > "eu não tenho barra pra iniciar momentum" são difíceis de compreender. Tente pensar bastante sobre cada ação que você faz, qual risco/recompensa ela carrega, se há opções melhores, e quais opções você tem para cobrir o risco. Já pensei em escrever sobre "O que acho sobre buppa (isso significa fazer ataques com a intenção de punir o oponente mas sem antes confirmar a situação de punir, algo como um wakeup super ou DPs onde você lê que o oponente fará algo que com certeza vai acertá-los) e "O que penso quando tenho 1 pixel de vida restante, ou quando a diferença de vida é muito grande" porque estes tópicos são relacionados, mas esses são assuntos para outra hora... lol Pois então... Fonte: Evernote (traduzido do japonês por greatfernman) 2 Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted May 19, 2017 Report Share Posted May 19, 2017 (edited) Serve também para Street Fighter 5? Edited May 19, 2017 by Sorento Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted May 20, 2017 Author Report Share Posted May 20, 2017 Serve também para Street Fighter 5? Perfeitamente, e pra qualquer jogo de luta também. 1 Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted May 20, 2017 Report Share Posted May 20, 2017 Perfeitamente, e pra qualquer jogo de luta também. Valeu! Link to post Share on other sites
Vieira_S 66 Posted May 23, 2017 Report Share Posted May 23, 2017 Serve também para Street Fighter 5? Se bem que em SFV o Risco/Recompensa se resume muitas vezes em usar seu golpe (as vezes Crush Counter) positivo no block muitas vezes esperando que pegue e confirmando conforme o resultado. 2 Link to post Share on other sites
Recommended Posts