Jump to content

Por que jogos de luta não são mais populares?


Recommended Posts

Claro que são populares ainda.

 

Tanto é que a premiação máxima na Capcom Cup desse ano foi de $120.000 dólares!

 

Eu disse: dólares.

 

E a tendência é aumentar os valores ano que vem.

Mas Street 5 não vendeu bem. Eu acredito que a popularidade dos jogos de luta não é tão grande quanto deveria ser. Lança vários jogos novos, mas poucas pessoas jogam eu acho. Hoje em dia não vejo ninguém pessoalmente comentando ou falando que está jogando algum jogo de luta. Normalmente são outros jogos como Fifa ou COD por exemplo.

 

Comparado com outros gêneros jogos de luta são mais nichos, mas será que é possível algum dia eles terem uma popularidade tão grande quanto um MOBA, por exemplo?

 

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Link to post
Share on other sites

Na minha opinião, o fator que contribui de FGs não serem tão populares é a curva de aprendizado que o gênero possui.

 

MOBA é popular pois todos tem acesso ao game, sem gastar um tostão nele. Têm jogadores que investem grana para obter recursos de forma rápida, mas também pode ser conquistado tudo 0800. Fora que é fácil jogar, não exige um nível de execução nível "FADC" ou "links precisos de frame". Estes são fatores que colaboram o surgimento de novos jogadores e investimento na divulgação do game.

 

 

Mas Street 5 não vendeu bem. Eu acredito que a popularidade dos jogos de luta não é tão grande quanto deveria ser. Lança vários jogos novos, mas poucas pessoas jogam eu acho. Hoje em dia não vejo ninguém pessoalmente comentando ou falando que está jogando algum jogo de luta. Normalmente são outros jogos como Fifa ou COD por exemplo.

 

SFV não vendeu bem por uma jogada arriscada da Capcom. A mesma lançou o game prematuro com objetivo de colocá-lo no cronograma da Capcom Cup, a consequência disso é que temos um game com recursos escassos para o Single Player. Mesmo que o fator Versus seja de bom grado e que a empresa deu atenção para a cena competitiva, a quantidade de jogadores casuais é bem maior.

 

E sobre comentários sobre Fifa ou COD, nós moramos no Brasil, onde futebol é uma paixão nacional (apesar de não gostar muito). É totalmente normal ver pessoas conversarem sobre jogos jogos FPS e futebol, em que peguei época onde ia em locadoras e tinha Winning Eleven em todos os setups. São gênero de jogos que mesmo aqueles que socializa muitas pessoas quando o termo "vídeo game" é mencionado. E sim, FGs era bem comentado nos anos 90 em casas de fliperama, onde a cada KOF novo, juntava uma fila para jogar versus.

 

"Você acredita que isso pode mudar no futuro?"

 

Difícil. Por mais que uma empresa cria um jogo de luta dminuindo a curva de aprendizado, jogadores das antigas também se atualizam para continuarem bons. Se contar que muitos iniciantes largam o game no momento que encaram uma grande barreira, pois eles querem se divertir, não se estressarem com um game a ser jogado.

Edited by Mugiwara
Link to post
Share on other sites

 

 

Cachurros, infelizmente vou ter que me esquivar desse assunto porque não frequento muito a cena competitiva.

 

Sou um jogador online, por isso a minha resposta foi muito vaga.

 

Até mais.

Tudo bem eu também não frequento muita a cena competitiva (mas quero!)!

Link to post
Share on other sites

Cara, eu acredito que a resposta para sua pergunta está em, grosseiramente falando, observar dois pontos: A história do desenvolvimento das tecnologias e dos jogos ao longo das décadas e também as caracteristicas relacionadas ao gênero dos jogos de luta.

 

Resumindo ao máximo, (eu poderia escrever bastante sobre isso. hahaha) temos hoje em dia uma quantidade muito maior de opções de gêneros/ jogos do que existia nos anos 90, quando era o ápice dos jogos de luta. Com uma quantidade muito maior, é natural que o foco sobre um gênero diminua e que ele divida palco com cada vez mais opções. Aí entra o segundo ponto, que como o @@Mugiwara mencionou, os jogos de luta tem caracteristicas pouco convidativas para a massa que não tem um interesse espontâneo pelo gênero. Seja visualmente, no conceito da "luta", na questão de conteúdo... Quer formar uma comunidade maior e, com sorte, mais sólida? Teria que atrair essa massa aumentando o conteúdo, atraindo o público casual e depois estimulando uma boa parte desse público à evoluir na comunidade, nesse caso baixando um pouco essa curva de aprendizado "cruel" que os FG sempre tiveram.

 

O que o MK9 fez foi tentar atrair mais o público casual com esse conteúdo extra que era o modo história, e o que a Capcom aposta fazer com o SFV é justamente diminuir um pouco essa complexidade da curva de aprendizado, tentando tornar o jogo mais atraente para os jogadores que são repelidos por esse abismo de anos de fundamentos, de prática de execuções de combos complicados, etc... fora outras práticas indiretas para aquecer a cena que é a formações de majors com a intenção de movimentar um capital grande, atraindo a atenção do público e consequentemente de investidores.

 

"Você acredita que isso pode mudar no futuro?"

 

Honestamente, falando à curto e médio prazo do gênero "luta 2D tradicional", eu acho que não.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 3 weeks later...

Eu concordo com o @Mugiwara. Sobre a curva de aprendizado, é bastante difícil para novos jogadores entrarem de cabeça na cena por causa do grande esforço que é necessário pra isso. Nesse quesito, Mobas dão de 10 a 0.

Já vi pessoas culparem a comunidade que não é muito receptiva a novos jogadores e afins, mas isso é, infelizmente, a realidade das comunidades de qualquer gênero de jogo. Todos são hostilizados em qualquer jogo onde você é novato.

Link to post
Share on other sites

Não sei sobre a dificuldade, comecei a jogar Overwatch recentemente e joguei League of Legends por dois anos, e são games bem complexos com grande curva de aprendizado, principalmente os MOBAs.

 

Como já falado são games gratuitos e focados em um público jovem que é muito mais fácil de prender que o público mais adulto de jogos de luta. Por isso acho que no futuro isso seja difícil de mudar, até estava rolando na FGC entrevistas com os antigos dela sobre atrair mais jogadores jovens para renovar a cena. A Capcom acertou em simplificar o gameplay no SFV, mas errou feio demais no resto, como todos sabem.

 

Agora o principal acredito que seja por serem games em times, um game que se pode culpar os outros pela derrota é mais atraente a maioria do que um que só depende de você.

Link to post
Share on other sites

Não sei sobre a dificuldade, comecei a jogar Overwatch recentemente e joguei League of Legends por dois anos, e são games bem complexos com grande curva de aprendizado, principalmente os MOBAs.

 

Como já falado são games gratuitos e focados em um público jovem que é muito mais fácil de prender que o público mais adulto de jogos de luta. Por isso acho que no futuro isso seja difícil de mudar, até estava rolando na FGC entrevistas com os antigos dela sobre atrair mais jogadores jovens para renovar a cena. A Capcom acertou em simplificar o gameplay no SFV, mas errou feio demais no resto, como todos sabem.

 

Agora o principal acredito que seja por serem games em times, um game que se pode culpar os outros pela derrota é mais atraente a maioria do que um que só depende de você.

 

Ah eu também jogo Overwatch a pouco tempo, joguei League por 5 anos mas não sou dessa geração não,frequentei muitas casas de fliperamas, bem o que acontece é que como disseram os games de hoje são pouco convidativos seja pro publico jovem seja para o Adulto, meus amigos mesmo morrem de preguiça de aprender a jogar um Blazblue ou Guilty Gear,preferem jogar Kofs antigas do que abrir a mente pra novos desafios mas eu entendo que é frustrante você querer jogar o online e levar um surra nesses jogos novos,tem que parar para aprender e a vida hoje em dia é tudo muito corrido logo o casual dos onlines é mais convidativo, isso eu falo por mim mesmo, é mais fácil uma partidinha rápida em um jogo do quer ir se aborrecer em um online de FG

vendo assim tem uma certa estagnação por parte do público Hardcore (que não cresce) e o casual prefere jogar outas coisas...putz desculpem o texto gigante.

Edited by Samuraione
Link to post
Share on other sites

 

Ah eu também jogo Overwatch a pouco tempo, joguei League por 5 anos mas não sou dessa geração não,frequentei muitas casas de fliperamas, bem o que acontece é que como disseram os games de hoje são pouco convidativos seja pro publico jovem seja para o Adulto, meus amigos mesmo morrem de preguiça de aprender a jogar um Blazblue ou Guilty Gear,preferem jogar Kofs antigas do que abrir a mente pra novos desafios mas eu entendo que é frustrante você querer jogar o online e levar um surra nesses jogos novos,tem que parar para aprender e a vida hoje em dia é tudo muito corrido logo o casual dos onlines é mais convidativo, isso eu falo por mim mesmo, é mais fácil uma partidinha rápida em um jogo do quer ir se aborrecer em um online de FG

vendo assim tem uma certa estagnação por parte do público Hardcore (que não cresce) e o casual prefere jogar outas coisas...putz desculpem o texto gigante.

Nem me fala sobre aprender outros jogos, tenho um grupo bem dedicado a SFV mas quando vou pro Xrd tenho que ir sozinho, quando os combos tem mais de 4 comandos a maioria já torce o nariz. É justificável que uma pessoa com pouco tempo pra jogar queria investir em um game mais fácil, com resultados a curto prazo, até porque se você tem 3 horas pra jogar na semana você tem que aproveitar bem.

 

Participar de uma comunidade offline é outra coisa que consome tempo, eu só agora que terminei a faculdade começo a cogitar participar de locals aqui em SP.

Link to post
Share on other sites

Nem me fala sobre aprender outros jogos, tenho um grupo bem dedicado a SFV mas quando vou pro Xrd tenho que ir sozinho, quando os combos tem mais de 4 comandos a maioria já torce o nariz. É justificável que uma pessoa com pouco tempo pra jogar queria investir em um game mais fácil, com resultados a curto prazo, até porque se você tem 3 horas pra jogar na semana você tem que aproveitar bem.

 

Participar de uma comunidade offline é outra coisa que consome tempo, eu só agora que terminei a faculdade começo a cogitar participar de locals aqui em SP.

Só vou pro XRd pra treinar alguns combos, tenho saudades do tempo que não precisava masterizar um personagem só que hoje não dá por conta do tempo e da complexidade pra pegar a manha de um só é difícil, eu se mora-se em SP apareceria pelo menos uma vez só pra assistir mesmo eu to muito por fora pra mim os fliperamas tinham acabado, quem sabe aprenderia, jogar online nesse nível que o jogo exige e as pessoas tão por enquanto não da pra mim.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 4 months later...

acho q a maior barreira é o fato das pessoas ainda enxergarem o Street Fighter com os mesmos olhos que enxergam um GTA da vida. Quando quem está dentro da FGC enxerga como um jogo de Xadrez ou futebol.

 

percebi isso conversando com uma amiga sobre o cenário competitivo, um dia q ela estava aqui e me viu ficar estressado jogando SFV

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

acho q a maior barreira é o fato das pessoas ainda enxergarem o Street Fighter com os mesmos olhos que enxergam um GTA da vida. Quando quem está dentro da FGC enxerga como um jogo de Xadrez ou futebol.

 

percebi isso conversando com uma amiga sobre o cenário competitivo, um dia q ela estava aqui e me viu ficar estressado jogando SFV

 

Stress = SF5 online

 

Acertei?

Edited by Sorento
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...