Jump to content

Problemas com Execução


Recommended Posts

Olá galera!

 

Jogos de luta sempre foram os meus favoritos, jogo desde a época de moleque em que era comum ter fliperamas em bares de esquina e padarias; eu sempre estava lá com meus primos e a molecada do bairro. Apesar dessa vivência, nunca me considerei um jogador excelente e, na verdade, demorei bastante pra ter uma noção verdadeira de como se jogar bem.

 

Agora com a chegada de Street Fighter V, pretendo me dedicar MESMO para me tornar um jogador cada vez melhor, porém ando enfrentando alguns problemas. Migrei pro Fightstick já fazem uns 2 anos, e acredito que melhorei muito de lá pra cá. Porém, andei percebendo que minha evolução deu uma estagnada, minha execução sempre inconsistente, com muitos problemas pra acertar timing das coisas. Após procurar e assistir alguns vídeos por aí, parei pra notar que eu tenho o vício de apertar os chutes com o dedão, seja o fraco, médio ou forte, sempre com o dedão. Comecei a treinar especificamente pra NÃO usar o dedão pra isso, tentando usar os 3 dedos pra todos os botões. Percebi que meu timing melhorou muito com isso, consigo acertar no momento que quero com muito mais precisão e meus combos ficaram mais limpos e consistentes. Porém, fora do Training, quando a situação aperta, eu volto a usar o dedão e acabo me atrapalhando todo, e isso anda me deixando muito frustrado. Eu sei que preciso desenvolver memória muscular, mas ainda ando meio perdido.

 

Alguém já passou por alguma situação similar? Alguém também usava/usa o dedão pra bater os chutes? É só coisa da minha cabeça, ou posso melhorar muito meu desempenho acabando com esse vício? Como vocês treinam pra ganhar essa memória muscular?

 

Agradeço desde já (:

Link to post
Share on other sites

Eu fiz muito isso, rs.... meus jogos principais usam de 3 a 4 botões no máximo, quando fui jogar Street V acabei me embaralhando com tantos botões lol... consequentemente errava toda hora, o que fiz pra melhorar e deu bastante resultado foi apenas passar um tempo considerável no training, treinando os golpes que tinha mais dificuldade, trocando o lado da tela, forçando com as repetições, os dedos foram acostumando, obviamente que minha execução não ficou perfeita com pouco tempo que tenho de jogo, por isso antes de começar a jogar fico pelo menos uns 20 minutos no treino sem interrupções como forma de aquecimento, aí na hora das lutas mesmo já estou acostumado com os botões.

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Acredito que o seu problema de execução seja a falta de uma técnica mais relaxada. Tente perceber se suas mãos ficam tensas enquanto joga uma partida real. Se seus músculos ficarem tensos fica difícil acertar o timing das coisas. Aí é repensar a forma como você segura o joystick e tentar entender ela melhor.

 

Outra dica muito boa é agrupar movimentos:

cr.mk > hadouken por exemplo
Maioria das pessoas que começaram agora pensariam em: :ttd: + :mk3: ... :QCF: + :hp3:

Mas você deveria estar fazendo: :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3:

E vou além...Você deveria tratar [ :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3: ] como se fosse uma coisa só. Não pense nisso como 2 moves distintos e sim como "uma string só" que você executa automáticamente.

 

Tem um artigo muito bom do Daniel Gabassi, jogador de garou e músico, que ele aplica técnicas de treinamento de instrumentos em jogos de luta. O artigo é grande mas vale a pena dar uma olhada.

Ele ensina um conceito de usar suas mãos pra fazer os mesmos movimentos de jeitos diferentes. Alternando entre essas opções. No caso, alternando entre os dedos e o pulso.

 

Por exemplo, ele faz um instant air dash, :uf2: [neutro] :f2: , usando o polegar pra dar um toquinho no joystick pra fazer o :uf2: e enquanto o joystick volta pro neutro ele já está usando o pulso pra fazer o :f2: . E ele transforma isso em apenas um movimento fluido.

 

Aqui vai o link pro PDF dele , ótima leitura.

 

Um dos vídeos que acompanha esse artigo dele:

Edited by LOLiFiSTER
  • Upvote 4
Link to post
Share on other sites

Eu fiz muito isso, rs.... meus jogos principais usam de 3 a 4 botões no máximo, quando fui jogar Street V acabei me embaralhando com tantos botões lol... consequentemente errava toda hora, o que fiz pra melhorar e deu bastante resultado foi apenas passar um tempo considerável no training, treinando os golpes que tinha mais dificuldade, trocando o lado da tela, forçando com as repetições, os dedos foram acostumando, obviamente que minha execução não ficou perfeita com pouco tempo que tenho de jogo, por isso antes de começar a jogar fico pelo menos uns 20 minutos no treino sem interrupções como forma de aquecimento, aí na hora das lutas mesmo já estou acostumado com os botões.

Aquecer no Training antes de jogar pra valer já virou até padrão, né? Haha Estou tentando acostumar meus dedos com isso também, ainda não está perfeito, mas melhora a cada partida, sem dúvidas.

 

Acredito que o seu problema de execução seja a falta de uma técnica mais relaxada. Tente perceber se suas mãos ficam tensas enquanto joga uma partida real. Se seus músculos ficarem tensos fica difícil acertar o timing das coisas. Aí é repensar a forma como você segura o joystick e tentar entender ela melhor.

 

Outra dica muito boa é agrupar movimentos:

cr.mk > hadouken por exemplo

Maioria das pessoas que começaram agora pensariam em: :ttd: + :mk3: ... :QCF: + :hp3:

Mas você deveria estar fazendo: :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3:

E vou além...Você deveria tratar [ :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3: ] como se fosse uma coisa só. Não pense nisso como 2 moves distintos e sim como "uma string só" que você executa automáticamente.

 

Tem um artigo muito bom do Daniel Gabassi, jogador de garou e músico, que ele aplica técnicas de treinamento de instrumentos em jogos de luta. O artigo é grande mas vale a pena dar uma olhada.

Ele ensina um conceito de usar suas mãos pra fazer os mesmos movimentos de jeitos diferentes. Alternando entre essas opções. No caso, alternando entre os dedos e o pulso.

 

Por exemplo, ele faz um instant air dash, :uf2: [neutro] :f2: , usando o polegar pra dar um toquinho no joystick pra fazer o :uf2: e enquanto o joystick volta pro neutro ele já está usando o pulso pra fazer o :f2: . E ele transforma isso em apenas um movimento fluido.

 

Aqui vai o link pro PDF dele , ótima leitura.

 

Um dos vídeos que acompanha esse artigo dele:

O artigo parece ser realmente excelente. Estava dando uma lida rápida e ele parece realmente saber do que está falando, além de ter uma execução absurda. Porém, acredito que meu problema não seja proveniente da mão esquerda, da mão que fica no manche, e sim a mão direita e a forma como eu distribuo meus dedos para cada botão. Quando eu estava migrando para o Fightstick tentei vários "grips" diferentes, inclusive o Wineglass, mas pra mim não pareceu natural. Tentei por um tempo o "cotonete" do Daigo, que ele encaixa o manche entre o dedo anelar e o mínimo, mas também não me senti confortável: eu tinha muita força pra movimentos no sentido da direita, e pouca força pra direção contrária. Me senti confortável mesmo com o "cotonete" tradicional, com o manche encaixado entre o dedo anelar e o médio. Você é acostumado com o Wineglass assim como ele?

Link to post
Share on other sites

Eu comecei jogando em arcades de bar com peças Eletromatic. São peças duras, grosseiras e exigem que você faça movimentos de forma bem brutal. São feitos para resistir a qualquer capivara que for jogar. Depois de muito jogar nesses arcades, eu dei uma parada total em jogos de luta. Fiquei um bom tempo mesmo sem jogar. Depois que fui influenciado por um amigo, voltei a ter esse gosto por jogos de luta e acabou me levando a comprar um controle para jogar em casa. Comprei um madcatz com peças similar a Sanwa. Quando me deparei com a ball top e os botões suaves e sensíveis fiquei perdidão. Não conseguia fazer nada, apertava botões sem querer, um caos total.

Depois de um tempo de aprendizado e costume, consegui pegar o jeito. Me senti a vontade com o encaixe da mão na ball top e consegui realizar os movimentos que queria. Pra tudo leva treino e dedicação e ainda estou aprendendo.

Não estou 100% ainda. Estou meio igual a você. Ainda erro comandos e me pego usando o dedão para chute. Mas quero mesmo pegar o jeito com o controle arcade. Não quero depender do dedão e quero usar aquela técnica de apertar várias vezes o botão como se estivesse dedilhando ele.

 

Esse texto do artigo é excelente. Já comecei a ler e o estudo que foi realizado é muito bom.

 

Então é isso, Ainda há bastante gente nesse barco de aprendizado muscular. xDD

 

P.s.: Comprei um Ball top cotonete (igual a dos controles Eletromatic) para colocar em controles Madcatz Sanwa. E sabe o que descobri? Desaprendi a jogar com ele e achei meio ruim. Ball top (padrão japonês) é beeem melhor. hahaha!

Link to post
Share on other sites

Meu caso com controles foi algo mais bizarro.

Comecei com pad lá pra 2007 jogando melty blood/GGXXAC, depois de um tempo comecei a jogar mais no pc por causa do netplay, então comecei a jogar de teclado. No teclado eu fiquei por um bom tempo, até 2012 mais ou menos que foi quando eu montei meu primeiro arcade. Fiquei no arcade até agora e fui pra hitbox.

 

Acabou que no final das contas eu me sentia mais confortável no teclado e quando fui pra hitbox foi um baita upgrade. Pra mim é bem mais natural, apesar de parecer estranho pra todo mundo. Pouco mais de 15 minutos com a hitbox e eu já tava fazendo tudo que eu tinha problemas pra fazer no stick.

 

Hitbox também tem vários atalhos abusáveis. Standing 720, tiger knees fáceis que as vezes saem tão rápido que você precisa ir com calma, dash de 3 frames com uma espécie de plinking da esquerda pra direita, abusando do fato que não dá pra apertar duas direções opostas na hitbox,bufferar super andando pra frente, bufferar dp andando pra frente só apertando dois botões.

 

Desde que eu voltei pro teclado/hitbox eu comecei a conseguir punir fireballs muito mais fácil com super.

 

 

Aquecer no Training antes de jogar pra valer já virou até padrão, né? Haha Estou tentando acostumar meus dedos com isso também, ainda não está perfeito, mas melhora a cada partida, sem dúvidas.

O artigo parece ser realmente excelente. Estava dando uma lida rápida e ele parece realmente saber do que está falando, além de ter uma execução absurda. Porém, acredito que meu problema não seja proveniente da mão esquerda, da mão que fica no manche, e sim a mão direita e a forma como eu distribuo meus dedos para cada botão. Quando eu estava migrando para o Fightstick tentei vários "grips" diferentes, inclusive o Wineglass, mas pra mim não pareceu natural. Tentei por um tempo o "cotonete" do Daigo, que ele encaixa o manche entre o dedo anelar e o mínimo, mas também não me senti confortável: eu tinha muita força pra movimentos no sentido da direita, e pouca força pra direção contrária. Me senti confortável mesmo com o "cotonete" tradicional, com o manche encaixado entre o dedo anelar e o médio. Você é acostumado com o Wineglass assim como ele?

 

Você tinha mencionado que usa o polegar no chute fraco e sentiu dificuldade de ir pra um jogo com mais botões. Eu uso o dedão sim, mas pro chute fraco só, tech de throw eu faço assim. Agora de hitbox eu alterno meu polegar direito entre o LK e o pra cima, mas difícilmente eu tenho alguma posição fixa pras mãos e eu acabo usando os 5 dedos. Algumas pessoas jogam só apertando os botões com um dedo só. Acho que é só fazer o que te deixa mais confortável mesmo. Quanto a timing, tente criar uma música com os combos, use o som dos botões. As vezes dizem que apertar os botões um pouco mais forte ajuda com timing.

 

Eu já tava no processo de trocar pra hitbox quando descobri esse artigo. Cheguei a tentar um pouco essa técnica e pareceu bem mais eficiente, mas era muito complicado tornar isso natural pra mim. Hitbox foi meio como atalho pra eu chegar numa técnica menos tensa. Se eu fosse me forçar a aprender arcade stick de novo eu com certeza abandonaria meu grip antigo e usaria o wineglass dele. O jeito que eu segurava o stick era extremamente ineficiente.

 

isso é meio exagero mas se quiser melhorar a coordenação esses exercícios são muito bons:

Edited by LOLiFiSTER
  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites
  • 4 weeks later...

Acredito que o seu problema de execução seja a falta de uma técnica mais relaxada. Tente perceber se suas mãos ficam tensas enquanto joga uma partida real. Se seus músculos ficarem tensos fica difícil acertar o timing das coisas. Aí é repensar a forma como você segura o joystick e tentar entender ela melhor.

 

Tem um artigo muito bom do Daniel Gabassi, jogador de garou e músico, que ele aplica técnicas de treinamento de instrumentos em jogos de luta. O artigo é grande mas vale a pena dar uma olhada.

Ele ensina um conceito de usar suas mãos pra fazer os mesmos movimentos de jeitos diferentes. Alternando entre essas opções. No caso, alternando entre os dedos e o pulso.

 

Por exemplo, ele faz um instant air dash, :uf2: [neutro] :f2: , usando o polegar pra dar um toquinho no joystick pra fazer o :uf2: e enquanto o joystick volta pro neutro ele já está usando o pulso pra fazer o :f2: . E ele transforma isso em apenas um movimento fluido.

 

Aqui vai o link pro PDF dele , ótima leitura.

 

Um dos vídeos que acompanha esse artigo dele:

 

Tenho todos estes problemas. Fazia um bom tempo que não jogava mais no arcade stick, joguei muito tempo no D-pad e acostumei até demais, porém no arcade stick me sinto mais confortável, mas não consigo jogar de C.Viper por exemplo com eficácia que tinha com D-pad. Agora voltei pro SFV e KI no PC mas venho me policiando mais sobre execuções e passo horas e horas no treino tentando coisas 'toscas' que não estou conseguindo direito, como uma das coisas mais simples do Ryu: Soco médio baixo, Shory forte e Ultra.. já é algo que não estou conseguindo executar ao certo.

 

É bem o que o @@Faelkun disse: chega no live, começa a apertar a situação, precisa pensar rápido, nervosismo (coisa que tenho que trabalhar seriamente, porque quando eu jogo zuando eu acerto tudo, incrível!) o cérebro pensa mais rápido (e os dedos reagem mais rápidos) do que deveria e na hora de punir/executar algum combo acabo dropando apertando coisa nada a ver.

 

Estarei lendo esse guide aí, ví o começo, e já ví que o cara sabe o que ta falando, só pelas demonstrações nos vídeos.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...