Jump to content

Sun Tzu e Jogos de luta


Recommended Posts

Este texto faz uma analogia entre jogos de luta e o livre a Arte da Guerra, escrito por Sun Tzu.
Contém vários exemplos práticos de seus conselhos milenares!É possível que você já tenha ouvido falar da famosa obra de Sun Tzu, um dos maiores generais da antiguidade, chamada "Arte da Guerra". Nesta coleção de versos e textos Sun Tzu oferece conselhos e guias vitais não só para as guerras mas como também para a vida. Até hoje sua obra serve como guia para empresários, militares, vendedores e pessoas comuns que procuram a maneira correta de proceder sob situações desafiadoras. A obra inspirou até mesmo a criação do Playing to Win (tem aqui em português de mão beijada), escrito pelo David Sirlin, o melhor guia para qualquer jogador seja ele novato ou veterano, na minha opinião.

Mas será que Sun Tzu tem algo a nos ensinar? Seus princípios são usados até hoje em jogos de luta? É o que veremos a seguir comparando os seus conselhos com famosas lutas.

"Se os comandos não forem claros, se ordens não são totalmente compreendidas, então a culpa cai sobre o general. Mas, se as ordens são claras e ainda sim os soldados as desobedecem, então a culpa cai sobre o oficial."

Ok, não temos tropas e exércitos em jogos de luta... o que tem a ver!? Se levarmos para o lado literal realmente fica sentido dentro do nosso contexto, mas a ideia central da mensagem é que tudo deve funcionar segundo as suas intenções. Isso se traduz em três componentes, a mente (general), o corpo (oficial) e o controle (soldado), e todos formam a execução. Ter uma boa execução é indispensável em altos níveis e, assim como ocorre em tropas durante uma guerra, a eficiência dela cai sob a pressão e tensão de uma luta importante ou torneio. Uma falha na execução pode custar uma batalha ou guerra inteira como pode ser visto no vídeo do Daigo abaixo (aos 5:40)

 



Aquele combo teria dado à Daigo a vitória, e não era necessariamente difícil, mas é uma demonstração perfeita do que uma pequena falha na execução acarreta.
Embora seja impossível SEMPRE acertar combos, sempre existe aquele 1% de chance de falhar, treinar e disciplinar a execução é um dos passos mais importantes para qualquer jogador em qualquer jogo.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Uma frase clássica que com certeza muitos já devem ter ouvido ou lido. Nela Sun Tzu tenta passar a ideia de que deve-se entrar na batalha com todas as informações necessárias. No caso dos jogos é certo que a batalha será perdida quando não se conhece bem as capacidades de seu personagem e de seu oponente. Será que o meu combo funciona contra aquele personagem? Será que o personagem dele consegue escapar desse setup? O que posso fazer contra ele e o que ele pode fazer contra mim? Não ter todas as informações necessárias é desvantajoso e é algo tão óbvio que dispensa vídeos.

"Você pode ter certeza do sucesso de seus ataques, se atacar somente locais desprotegidos
Você pode garantir sua defesa, se defender somente locais que não podem ser atacados
...
...
Na guerra, o caminho é evitar o forte e atacar o fraco
Portanto, o grande general é hábil em atacar um oponente que não sabe onde defender, e é hábil em defender o que oponente não sabe onde atacar."


Footsies e fireball zoning são a síntese desse princípio. Logo abaixo ela pode ser vista sendo levada ao extremo:



Kuni foi um dos melhores jogadores de Zangief do seu tempo, mas nada pode fazer quanto às fireballs e a competência do Daigo. Zangief perde FEIO para fireballs, ponto final.
Embora um match-up horrível possa parecer um péssimo exemplo, o que ocorre quando alguém que não o segue, tirando toda a vantagem de seu personagem? Talvez isso:

 



Além das falhas na execução, Valle simplesmente foi vítima do Kuni aplicando o mesmo princípio de atacar onde é fraco pois Zangief domina de perto. Em nenhum momento Kuni retrocedeu, ele continuou em frente pois se há espaço para o Sagat lançar fireballs será muito difícil reconquistar a vantagem.
Aplique o pensamento para outras situações, como parar de pular no Ryu, e suas chances de sucesso serão melhores.


"O movimento das tropas é como uma enchente que varre as pedras no caminho
A qualidade da decisão é como o mergulho perfeito do falcão que o permite atacar e destruir sua presa"

Neste trecho Sun Tzu enfatiza a importância do momento certo na hora certa. Momento é quando uma certa ação é acompanhada de sucessivos ataques que podem desequilibrar o adversário, muitos jogos de luta e personagens funcionam dessa maneira (há um artigo aqui dedicado à isso). Mas tão importante quanto ele é a hora que ocorre, junto com as circunstâncias nele presentes. Acompanhe aos 53 segundos:



Naquela ocasião Daigo tinha tudo para defender, e perder, mas conseguiu recuperar a vantagem com um ousado DP. Com pouco life ele sabia que só haveria uma única chance de conquistar a vantagem, e para isso, decidiu atacar sucessivamente. Já Afrolegends, com a vantagem de life, decidiu que defender era a opção mais segura mas, ele não contava com a ousadia de Daigo em partir pra cima e arriscar tudo no overhead (um reversal ou throw teria acabado com a luta) e depois no Tatsumakis aéreos que são dificílimos de defender nesta versão. Sun Tzu aplaudiria a atitude de Umehara em assumir o risco e a aproveitar uma grande chance.


"Nos prevenir contra a derrota só depende de nós, mas a oportunidade de derrotar o inimigo é dada pelo próprio inimigo"

Que atire a primeira pedra quem nunca levou um Ultra no meio de seu combo por ter errado o link. Sim, você ofereceu a oportunidade de ser derrotado para o adversário, é um exemplo perfeito. Várias vezes o adversário oferece oportunidades, aberturas e manias que podem ser exploradas para a sua vitória. Isso ocorre toda hora desde ações mais expressivas como o famoso "roris noia" até táticas mais elaboradas como condicionar o oponente fazer o que você quer, induzindo-o ao erro. Sob pressão essas situações ocorrem com grande frequência.



Pongkoo não só foi esperto em reconhecer os momentos certos para induzir os roris noia do Daigo e punir com graça, mas como também ao mesmo tempo manteve a pressão e momento à todo instante (aplicando os princípios anteriores).


Existem mais trechos e com certeza vários são aplicáveis para fgames. Caso tenha curiosidade leia algumas passagens, e encontre formas de incorporar os ensinamentos de Sun Tzu no seu gameplay. É possível encontrar pela net afora traduzidos, e são de grande utilidade. Espero que o texto tenha sido mais esclarecedor do que confuso hehe, até mais!

Click here to view the artigo

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...