Jump to content

A comunidade de BlazBlue, a EVO, o Netplay e a FGC


Recommended Posts

2012 foi um ano difícil para os fãs de Blazblue pois o jogo não teve espaço na maior major do mundo, a EVO. Muita discussões, em sua maioria eram só choradeiras, surgiram em vários fóruns até que alguém teve que bater o pé e meter a real para os jogadores de Blazblue sobre o ocorrido.
O responsável pela bronca foi nada menos que o ilustre St1ckBug, um dos maiores organizadores de torneios e eventos nos Estados Unidos, que não só encontrou o problema mas como também apresentou soluções e planos para a cena deles crescerem ainda mais. Ah sim, o jogo passa bem e a cena está mais forte do que nunca!

O texto contém um ótimo insight sobre, não só a cena de Blazblue, mas como todas as outras e metodologias de como organizar um torneio e tirar os jogadores de casa para participar. Será útil não importa qual for o seu jogo e com certeza abrirá os olhos de muitas pessoas. Avante, pois a viagem será longa!

Se estiver com preguiça de ler, dê uma olhada no Resumo logo ali no final.

-


Para qualquer um que ler: Escreverei conforme o que vier a cabeça e assim espero que meu cérebro ajude e faça tudo o que escrever fazer um pouco de sentido. Vou botar um resumo lá em baixo, mas o encorajo a ler se estiver interessado sobre a comunidade de BB, como eu a vejo, o que os outros acham dela, e porque não nos levou à EVO 2012. Depois disso darei alguns planos sobre o que fazer no futuro.

Também o encorajo a ler o post do Klaige na SRK sobre porque precisamos parar de reclamar e fazer algo à respeito. Ele cobre a cena de Guilty Gear (GG) e seus desafios, sem contar que é uma ótima leitura. Aproveite e leia todo tópico também.

Também serei muito honesto: Direi o que é ruim e o que é bom. Vou citar nomes e torneios específicos. Sou uma pessoa muito aberta e me considero muito imparcial, então não espere que isso seja eu explicando e vangloriando GGAC (Guilty Gear XX: Accent Core) como um presente de Deus pra FGC sem razão... Sou um engenheiro, gosto de pensar bem antes de tomar decisões ou dizer algo. Falarei o que eu penso e porque. Já experimentei muitos jogos de luta, e eu geralmente faço pre-order de cada um que sai. Se eu não gostar, só devolvo, de boa. Não fico em chats de Stream reclamando do jogo que está rodando. Acho que a maioria dos jogos de luta não são uma merda e são, ao menos, legais de assistir.

Acho que vou começar me apresentando primeiro e informa-los sobre meu histórico nos jogos de luta.

Olá, meu nome é Alan Bakes, mas alguns de vocês me conhece pelo nick "St1ckBuG". Comecei a jogar no final de 2007 quando GGAC saiu nos consoles. Depois que meu time de natação foi cortado da universidade eu consegui muito tempo livre. Comecei a ir ao clube de jogos (Underground Gamers Society) para fazer amizades e jogar... o resto é história: Comecei treinando bastante jogos de luta e logo após minha função como Organizador de Torneios começou em quase todas majors da Costa Leste (Norte). Se já tiver ido em algum evento do Big E ou ECT (East Coast Throwdown) provavelmente já deve ter me visto. Ajudo a comunidade Anime fazendo gravações/streamando eventos, administrando as chaves, e trazendo monitores/sistemas para os torneios. Ajudo reservando quartos para meus amigos, alimento pessoas durante torneios, e dou carona de baixo pra cima de aeroportos, paradas de ônibus, e estações de trem. Me considero um Líder da comunidade. Ajudo a trazer e atrair pessoas para os torneios para fazer o evento o mais Hype possível e valer a pena. Já fiz torneios de versões de BB que não goste. Já aluguei carros e dirigi mais de 10 horas sem dormir para trazer pessoas de volta de torneios boquetas. Já paguei taxas de inscrição e colaborei com pots bonus. Eu me importo muito com a comunidade de BB e o que acontece nela. Então, para descrever o estado em que se encontra nossa comunidade será melhor se eu começar do presente e partir daí.

BBEX (Blazblue: Continuum Shift Extend) não conseguiu chegar à EVO como um dos principais jogos, e serei honesto: Este foi provavelmente o único ano que mais animei porque considero BBEX o melhor BB. Não liguei muito para CT pois era ridiculamente broken (então não fui à side na EVO) e não gostei do CS1 (então fui umas das pessoas que votou em MvC2 para pegar o lugar dele). Também não gostei de CS2 muito apesar de jogar com Top Tier. Nunca fui bom em BB por nunca levar à sério e só posso culpar à mim mesmo por isso. Então vou dizer logo: Nunca fui à EVO por causa de BB. A única EVO que fui foi em 2010 por Melty Blood porque eu meio que curtia o jogo e nunca tinha ido à EVO. Então se quiser apontar o dedo para mim por não apoiar BB na EVO, fique à vontade. Me sinto meio mal sobre isso porque os números foram horríveis e sou um dos culpados. Tivemos nossa chance e ajudei a nos lascarmos. Quando os organizadores da EVO olham para o número de inscritos daquele ano realmente não podemos culpa-los. Mas há muitas outras coisas que trabalharam contra BB na EVO este ano, então deixe-me discutir um por po.
  • Netplay. O netcode de BB tem se tornado melhor a cada novo jogo. Combine isso com o input buffer de 5 frames e temos um jogo que se dá bem jogando Online... provavelmente melhor do que qualquer outro desta geração. Isso é uma coisa boa e ruim. É bom pois faz o jogo muito mais acessível à pessoas sem uma cena local para jogar. É ruim pois dá a impressão que eles não precisam sair de casa/apartamento/quarto para jogar com os outros. Mas quem pode culpa-los? BB é um jogo casual que deu vida à uma grande comunidade online. É um jogo que não dá ideia de quantas pessoas jogam. Este foi um dos muitos chororôs que a comunidade de BB teve quando o jogo não foi anunciado para EVO, mas as pessoas têm que entender que não importa quantas pessoas jogam seu jogo. isso me leva ao próximo ponto...
  • Comparecimento/Presença. Este é provavelmente o segundo fator mais importante quando se decide qual jogo vai ou não à EVO e é algo de responsabilidade da comunidade. Se quiser falar sobre comparecimento na Costa Leste, eu sou a porra do cara. Sou eu quem faz essas coisas, que animo eles e digo para todos virem e apoiar. Já ajudei a organizar todos NEC, Winter Brawl e Summer Jam desde 2008, ECT desde a primeira edição e vários mensais. Eu também vivo nos streams de toda major de BB que não posso ir. Eu não necessariamente sei o número exato de inscritos em todas majors, mas darei uma ideia geral dos torneios mais notáveis de BB nos últimos anos.

Primeiro vamos começar com Summer Jam após CT sair nos consoles. Tenho quase certeza que tivemos em torno de 80 inscritos naquele ano. Eu lembro porque nunca fiz chaves tão grandes quanto àquelas antes. Em seguida veio Season Beatings. Certeza que teve o mesmo número, se não mais, de inscritos que o Summer Jam meses antes. Agora o que acontece cobrirei depois mas explicarei rapidinho aqui: há períodos de blackout de torneios entre as versões por causa das novas versões nos Arcades. A NEC naquele ano após SB tiveram poucas pessoas, tal como WB também. BB não estava na EVO aquele ano por causa da data de CS1 nos consoles e intervenção da comunidade. CS1 saiu e o únicos torneios notáveis naquele ano foram SB e o FR. Acho que vou parar por aqui já que nenhum desses torneios passou de 100 inscritos. Eu acho que só alguns poucos torneios de BB quebraram a marca de 100 inscritos. Agora, por que?

  • Demografia de Blazblue. Vamos ser honestos: a comunidade de BB é feita de otakus anti sociais no colegial que não sabem jogar jogos de luta. São todos patos, cheiram mal, tem rosto cheio de acne, e preferem assistir Sailor Moon do que entrar num torneio. Certo rapazes? Errado. Há algumas verdades nisso junto com coisas que você não saberia a menos que ficasse de olho do porque não viajam para os torneios. Vamos começar com o fato que muitos jogadores são jovens. Isso significa que ou são estudantes quebrados financeiramente, ou muito jovens para viajar, ou uma combinação dos dois. Eu disso pois sei os motivos que não levam eles a aparecer nos torneios. Muito jovens para dirigir. Pais não deixam. Duros. Escola. Semana de provas. A lista só cresce. Agora antes que diga "todas cenas tem esses problemas" você precisa entender que isso afeta a cena de BB mais do que qualquer outra pois em média a idade deles é menor que as das outras, não vou mentir: BB nos EUA é jogado por pessoas que gostam de anime (tendem a ser jovens), ou que não se incomodam com isso... mas chegarei nesse ponto. Outra coisa que noto é que muitos da comunidade de BB não ligam para torneios por causa do netplay. Eles são felizes no mundinho onde podem logar, jogar um pouco, falar merda no fórum e sair. Nada demais. Agora é aí que temos outro grande problema: não se pode forçar alguém à vir prum torneio. Você pode levar o cavalo pra água mas não obriga-lo a bebê-la. É por que são anti sociais? As vezes. Mas outras vezes não. Eu sei que tem muita gente que tem medo de ir à torneios por achar que é grana jogada no lixo. Quem pode culpa-los? Se não pode vencer um torneio, pra que ir? Este é outro problema com a comunidade de BB: mal temos pot monsters porque o jogadores são murrinhas. Se chama cena poverty por um motivo, mas entenda que muitos jogadores jovens não sabem do que se trata um torneio. Eles não entendem o hype, relaxar com os amigos, falar merda, compartilhar conhecimento do jogo, e ter uma boa experiência. Quando fui ao meu primeiro torneio eu tive que administrar as chaves. Fui forçado a ser amigo de todos.

Tenho confiança o bastante para dizer que a demografia de BB jamais mudará. É o tipo de jogo que é e não há escapatória. Mas há outras coisas que tiraram BB do radar da EVO.

  • Suporte dos Torneios. Agora vou ser direto: Há torneios que apoiam BB (e jogos 'anime') em geral, e outros que não. Só listarei torneios em que estive ao invés de reclamar de eventos que só ouvi falar.

Quando se participa de uma torneio (seja você um jogador ou organizador) tem certas coisas que fazem a experiência ser boa. É legal quando os eventos começam na hora e quando há consoles o suficiente para o evento rolar eficientemente. É bom quando o local é grande o bastante para acomodar todos. É legal quando comunicam para agendar o top 4 ou top 8 para que outros possam assistir no stream principal. Isso é em qualquer evento e ninguém gosta de ser tratado diferente só por causa do jogo ou número de inscritos. O pessoal também gosta de um organizador que liga pras chaves. Ter um organizador pau no cu que odeia o jogo nunca é uma experiência divertida.

Então vamos começar dos bons aos ruins. NEC: provavelmente a melhor major da Costa Leste. O Big E (e HuBBs) nos dão nossos próprios quartos, perguntam se precisamos de algo, e nos respeitam como jogadores e pessoas. Eles querem que nos divirtamos no evento. Se há banda o suficiente nos dão o próprio stream também. O Big E sempre tenta começar na hora mas nunca dá (como na maioria dos torneios que já fui). Nos trazemos o hype para o evento deles e eles nos dão espaço e recursos para tal. Nos dão praticamente tudo o que pedimos e fazemos nossos eventos sem incomodar ninguém. Animamos nossa sala e todos ficam felizes.

Próximo na lista, ECT. O primeiro ano da ECT foi uma volta esburacada para todos os jogos. Não haviam setups o suficiente, começou tarde, os funcionários do hotel eram uns otários, e o torneio foi caótico. Nos fizemos nossas coisas, e não posso reclamar já que foi igual em todos torneios. ECT2 foi um pouco melhor mas ainda tinha alguns problemas. Pelo que me lembro o número de setups ainda foi um problema, ainda começou tarde, e um de nossos torneios não foi organizado por alguém da comunidade. Combine tudo isso com um sistema de som que nem todos conseguiam ouvir e tivemos desqualificações desnecessárias e muita gente zangada. Pelo que me lembro, o organizador desqualificou o 3º colocado botando-o na losers ou na losers final (não lembro). Quem diabos faz isso? Esse ano passado porém foi muito foda. LI Joe e o SJC ajudaram a gente. Nos deram o próprio stream (depois de comprar um router). Nos deram nosso próprio espaço. Trouxemos nossos próprios setups, fizemos hype, e o de sempre. O torneio não foi liso para todos já que acabou a luz de um lado da sala e o MK rolou muito tarde, mas eu acho que teve mais gente em MK do que esperavam. Muitos pot monsters decidiram ir eu acho.

Agora o ruim: Season Beatings. Eu comecei a ir na 4ª Edição e fiquei impressionado com o número de pessoas em BB e GG. BB teve em torno de 90 pessoas, que é incrível, e rolou sem muitos problemas. Acho que não teve setups o suficiente mas o lugar estava lotado. Tivemos nosso Top 8 streamado e tava massa. Acho que minhas únicas reclamações foram o número de setups e começar tarde (uma reputação péssima desse torneio). No ano seguinte tudo começou a desmoronar. A presença foi boa (60+) mas quando chegamos no Top 8 (e top 4 em GG) merda voou no ventilador. Tenho certeza que eles começaram GG no Top 4 mas imediatamente pararam para streamar Marvel Top 8. GG Top 4 levou cerca de 15 minutos (depois de 2-3 horas de Marvel 2), que acabou sendo a duração de uma única match de Marvel já que as apostas e hype antes de cada jogo demoraram. Quando foi a vez de BB fomos despejados do stream antes da Winners' Final. Provavelmente uma das melhores matches de BB nos EUA não foi streamada ou gravada. Pegar o prêmio levou 1 hora de encheção de saco dos organizadores. Com 10 horas de estrada, eu só queira ir pra casa. A SB do ano passado nem teve BB como jogo principal mesmo com bons números de jogadores no passado. Se quiser jogadores de BB no seu torneio, trabalhe com a gente e trabalharemos com vocês. Tentarei trazer quantas pessoas eu puder para apoiar o seu evento. Nos os respeitamos, então espero receber em troca. Não nos trate diferente de outros jogos: nós gastamos dinheiro também. Quando seu torneio mancha alguém eles não vão querer voltar no ano seguinte... ou talvez vocês devessem tira-lo como jogo principal. Lembro de um post no SRK sobre nossos eventos serem streamados e animar os torneios... acho que alugar 2 carros, lota-los com 5 pessoas cada e dirigir por 10 horas não foi o bastante. As vezes torneios não streamam BB, ou somos os últimos da fila a serem mostrados. É um fato.

Também tem algo que gostaria de esclarecer já que muita gente na SRK usou isso como argumento contra a comunidade de BB: a NEC do ano passado. Sempre tento animar a NEC, e esse ano não foi diferente. Quando ouvi falar que a Atlus botou 1000 dólares na pot de KOF 13, eu decidi que a comunidade de BB deveria ir também. Falei com a Aksys e disse que deveríamos botar uma pot bonus também. Disse que se botassem 500 dólares eu iria colocar mais 500 dólares do meu próprio bolso também. Time DRS adicionou mais 100 também, mas não sei se foi antes dos 1000 dólares ou não. Nessa hora todos que viriam para a NEC estavam confirmados. Os jogadores da Costa Oeste que queriam vir não vieram por causa da semana de provas ou dinheiro. Um dos melhores jogadores da Costa Leste não pôde vir pois estava doente. Alguns de Nova Iorque não vieram por causa das provas e dinheiro também. Tivemos um jogador da Flórida, e grupos de Toronto e Montreal apareceram também. BB na NEC foi hype mesmo não vindo muita gente. Números ficaram na casa dos 40, menor que no ano passado, mas é porque menos gente veio. Não esperava que o pot bonus fosse atrair mais gente. Eu só queria animar o evento. Se há uma coisa que a comunidade aprendeu no passado foi que pot bonus não atrai mais jogadores para BB (veja: Revelations). Aksys também trouxe BBEX (a versão mais nova) para todos jogarem antes do lançamento nos consoles. Isso foi decidido bem depois também, então não esperava que isso fosse afetar o números de jogadores mais do que a pot bonus.

  • Datas de lançamento e suporte pela versão da comunidade. BB tem uma tendência de sumir entre uma versão e outra. Quando CS1 saiu nos Arcades, todos jogadores começaram a jogar CS1 invés de CT. Isso significa que em meio ano ninguém comparecia aos torneios. Quando a EVO botou BB, como uma comunidades, nos votamos em tira-lo pois todos já estavam jogando a nova versão, mesmo não tendo saído nos consoles e nem tendo ideia de quando sairia. Não queríamos jogar uma versão inferior e sabíamos que não seria legal para quem não conhecia o jogo. Avance um ano e temos CS2 como um patch em maio, que foi legal pois estava no line-up da EVO. Como disse antes, eu não gostava de CS2 e decidi não ir à EVO naquele ano. Aparentemente a presença foi baixa, mas provavelmente 2 vezes maior do que qualquer outra major daquele ano. A Costa Leste não vai à EVO pois é muito caro e BB não tem 300 pot monsters aleatórios saindo do buraco do online para doar a grana conseguida cortando grama ou fritando hambúrgueres . Não vai funcionar mesmo se você colocar 5000 dólares na pot. A cena anime é chamada de poverty por um motivo.
  • Patrocínios. Uma coisa que falta na cena de BB são patrocinadores, mas isso é só um efeito colateral de não termos grandes presenças nas majors. Nossos locais não são pagos. Nossas passagens e quartos de hotel não são reservadas para nós. Não estou dizendo que quem tem patrocinadores são preguiçosos, porque você os merece de qualquer forma: você é um ótimo jogador. Nossa cena não cresceu, e nem é popular comparado com outros jogos mainstream, então não espere que esse problema de patrocinadores mude tão cedo a menos que arranjemos Top players de outros jogos para viajar e jogar. Ouvi dizer que alguns patrocinadores nem deixam os jogadores deles triscarem em BB... agora isso que é foda
  • A FGC. Eu lembro quando CT saiu e muitos estavam animados em testar o jogo. Muita gente largou porque o jogo não fazia sentido para elas ou por causa do visual. Outras pararam pois era desbalanceado ou não era outro GG. Serei honesto: paro de jogar pelo mesmo motivo. Eu não jogo HnK (Hokuto no Ken) ou FUC por causa da execução. Não jogo Marvel porque não gosto de Assists e o neutro parece aleatório. Não gosto de SF4 por causa da movimentação: gosto de Airdash. Curto o espaçamento e footsies mas a movimentação parece tosca. Não gosto de MK por causa da movimentação e o metagame não combina comigo. Ainda tenho que testar KOF pois arrumei meu 360 de volta. Não gosto de jogos 3D porque sou ruim em jogos 3D. Tekken parece divertido mas a quantidade de conhecimento e experiência necessárias são uma loucura. Jogadores de Tekken não são valorizados. Sério mesmo.

Então onde quero chegar? A maioria das pessoas não jogam BB por um dos motivos acima, mas escolhem não jogar porque "jogo é uma merda" e "só otakus jogam". Quando eu assisto BB não vejo diferença entre nenhum outro jogo e ele: tem os mixups hype, dano cabuloso, pessoas sendo destroçadas, viradas, spacing... Eu entenderia a reclamação deles se dissessem que não gostam de airdash (que é babaquice pois provavelmente jogam Marvel), ou se não tivesse um personagem que gostam ainda. Mas cada vez mais esse último motivo perde força pois o elenco cresce a cada jogo. Existem toneladas de personagens diferentes, então por que as pessoas vivem falando mal de um jogo honesto? É muito anime? Eu acho que GG é muito anime também... me dá um tempo #scumbagfightinggamplayer. Quando a FGC caga em um jogo, não é a toa que muitos não querem jogarem, e é compreensível porque as pessoas tem medo de ir a torneios. Eu sei que tem gente por aí que não gosta de jogar, porra, eu gosto de BB e tem versões que não gosto de jogar. Mas quando o jogo é chutado pro além e outros entram no bonde, o que os jogadores novos pensarão?

  • Finalizando. Vamos falar sobre a EVO deste ano. Eles usaram um formato de 6 jogos, que eu acho bom. Há muitos fighters decentes agora e 6 jogos são suficientes para maioria das pessoas. Super e Marvel foram os 2 primeiros, obviamente. São os mais populares. Não curto jogar mais gosto de assistir. Gosto de assistir Super pois é um jogo muito tenso onde um erro de execução deixam todos loucos. O melhor do mundo foi para a EVO, então o Top 16 é sempre tenso e hype. Marvel é divertido porque os caras ficam salty quando levam virada de X-Factor level 3. As vezes o jogador melhor e mais esperto perde para a aleatoriedade e mecânica broken. É bom para entreter então não reclamo. KOF e SCV foram anunciados depois. Acho que KOF mereceu estar pois se esforçaram muito em melhorar após o fracasso de KOF 12. Espero que o melhor do mundo venha e dê um belo show. Acho que um jogo 3D precisa estar lá todo ano, então SCV serve. Acredito que será um bom jogo, não posso odiar. A comunidade estava esfomeada por uma nova versão. MK9 foi estranho para muita gente, mesmo que muitas não admitam. Desde o primeiro torneio com 10000 dólares na pot após o lançamento os números vem caindo. Muita falou como se fosse conseguir números maiores mas não estavam. Este é outro jogo que a FGC caga muito em cima, então entendo a falta de novatos. Acho que muitas pessoas o põem no mesmo nível de popularidade que BB, e é por isso que vimos muitas reclamações sobre MK estar na EVO. É opinião vs opinião, e ganha o jogo que tiver mais jogadores (no caso, MK9 tem). Mas o que vem a seguir é o que irritou as pessoas: SFxT. Me dá um tempo. O sistema de gemas é horrível, muito, muito, muito horrível. Muitas pessoas olham para esse jogo como uma piada. O único motivo de estar na EVO é por causa de dinheiro. Eu não organizo a EVO então não posso dizer que fizeram errado, mas droga. Não me diga que um jogo será muito bom com o seu sistema de luta revolucionário de gemas. Não minta para nós. Vocês deveriam ter mantido o 6º jogo em segredo até ter saído nos consoles. Eu nem acho que teve loketests com as gemas implementadas. Piada. Piada. Piada. Espero que as grand finals sejam à 8 da manhã. Peraí, não vai. Isso é pra KOF provavelmente, mesmo sendo um jogo muito melhor.

Aposto que um dos motivos para BB ficar de fora foi $$$. O Wizard palpitou isso e faz sentido. Mas precisamos nos lembrar que temos uma 3v3 qualificadora para a BB Revolution em fevereiro. O prêmio é uma viagem ao Japão, com hospedagem e um lugar nas chaves do torneio em março. Prefiro ter este evento do que uma EVO pessoalmente, e se a Aksys tivesse que escolher o que patrocinar todo ano, fico feliz em terem escolhido as majors e a BB revo. Significa que eles ligam para a comunidade. Esse evento tem potencial de ser bem hype se as pessoas certas aparecerem, e com sorte a comunidade se supere. Aksys até mesmo expressou interesse em ajudar qualifiers menores a enviarem um time para a qualifier principal em fevereiro. Isso demonstra muita dedicação em fazer o evento grande. Mal posso esperar. Eu vou. Posso não entrar se não achar um time, mas pode apostar sua bunda que eu vou. BBEX é um bom jogo e merece muita atenção.

Então vamos dar um passo para trás e combinar tudo e bolar para onde devemos ir a partir daqui. Temos duas maneiras: podemos fazer nossa comunidade digna de EVO ou não.

Se quisermos fazer nossa comunidade digna então precisamos de mais gente nos torneios e precisamos da Aksys para ajudar a patrocinar a EVO. Para conseguir mais gente nos torneios... não sei como fazer isso. Precisamos de novatos já que BB é odiado pelos jogadores existentes. Talvez torneios somente para iniciantes? Qualifiers Online para majors? Trazer jogadores japoneses populares (Kaqn/Dora/etc.?) BB sempre será BB, então só depende de nós atrair mais gente para o lado sério da coisa. Se não conseguirmos trazer centenas de netplayers para as majors locais deles, e então a EVO, então qual propósito de nos matarmos fazendo isso? Cavalo se encontra com a água, água se encontra com o cavalo. Temos pouca gente indo mas as pessoas que aparecem VERDADEIRAMENTE ligam para o jogo. E adivinhe? Isso não interessa. Números e dinheiro sim, então precisamos melhorar ou calar.

Se não ligamos pra EVO então podemos continuar como agora. Talvez tentar nos estabelecer numa major que não seja a EVO? NEC? Super NCI? Summer Jam? FR? ECT? Se a FGC não quer aceitar BB então pra que se incomodar? Foda-se a EVO. Vamos fazer nossa própria parada. Vamos investir todos nos recursos em uma boa major que já existe, ou começar nossa própria. Quem vai tomar a frente? Alguém? Você? Será que ligamos para o jogo o bastante para fazer isso? Eu topo fazer nossa própria parada mas precisamos nos unir, como uma comunidade, e decidir.

Resumo


-Não entramos na EVO
-Os motivos são óbvios: presença dos jogadores e dinheiro
-Os motivos que não conseguimos a presença dos jogadores são:

1). O pessoal que joga BB costuma ser jovem, quebrado, ou uma combinação de ambos. Eles não conseguem viajar para 2 majors por ano.
2). Não temos centenas de pot monsters indo nas majors. E para acrescentar não conseguimos gente nova nas últimas versões. Algumas majors tiraram BB do lineup.
3). Maioria da FGC ativa não joga nosso jogo porque não gostam ou porque é muito otaku/anime para eles. Isso faz com que outras pessoas não joguem.

- Há 2 coisas que podemos fazer:

1). Tentar colocar nosso jogo na EVO ano que vem. Arrumar novos jogadores e aumentar o número de torneios. Talvez detonar na EVO com uma bela side para mostrar que existimos.
2). Parar de chorar por não estarmos na EVO. Dizer as pessoas para economizar e se animarem para uma major existente ou fazer nossa própria. Começar a agir mais como uma comunidade.

Vamos escolher algo e ir em frente.

O que acho que precisamos fazer? Acho que #2 é a escolha certa. Netplayers e estudantes duros sempre serão os mesmos. Tentar faze-los vir para os torneios é praticamente impossível. Pots bônus não fazem a FGC existente se interessar no nosso jogo. Devemos todos nos unir em uma única major anual e fazer um verdadeiro torneio de BB. Talvez mudar o local todo ano para mostrar imparcialidade. Eu topo organizar isso, mas não vou ajudar se envolver somente uma comunidade que não liga para o jogo ou para a própria comunidade. Eu quero que BB cresça, mas a comunidade liga?



Fonte: http://www.dustloop.com/forums/index.php?showtopic=4292
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Na época eu fiz um video (extremamente amador usando uma câmera que nem HD era, me perdoe pela qualidade) de uma entrevista q tinha feito com St1ckbug durante o Final Round de 2012 sobre esse assunto. É longo mas vale a pena ver se vc quiser saber mais sobre o que aconteceu naquele ano:

 

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...