Jump to content

Como apreciar jogos de videogame


Recommended Posts

Os jogos eletrônicos são uma forma de entretenimento que cresceu muito nos últimos anos, e embora exista uma quantidade grande de pessoas que conseguem jogar diversos jogos diferentes e apreciar os mesmos ainda existe muita gente que não consegue entender o porque de serem populares ou como começar a sua jornada nesse universo, além de ser cada vez mais difícil para a maioria das pessoas apreciarem jogos mais antigos por terem gráficos e sons ultrapassados. O intuito desse artigo é tentar solucionar esse problema, e mostrar uma maneira de poder apreciar tudo que essa forma de entretenimento tem a proporcionar. E sinceramente, é tudo uma questão de perspectiva.

Vamos começar usando de exemplo uma mídia que as pessoas no geral tem bastante contato, filmes. Cada filme tem um gênero, e geralmente as pessoas levam isso em consideração na hora de escolher um filme para assistir. Isso é porque para um filme, os aspectos mais importantes são o enredo e a narrativa. Se você pega um filme de ação, você espera que tenha uma história com heróis, vilões, lutas e situações de vida ou morte, o que é totalmente diferente do que é esperado de um filme de comédia, aonde o foco geralmente é fazer o espectador rir de situações absurdamente engraçadas. Ou seja, no geral o gênero define qual é a parte mais importante de um filme, e isso é algo que muitas pessoas entendem, o que faz que mesmo filmes extremamente antigos e com efeitos visuais e sonoros extremamente ultrapassados podem ser apreciados e idolatrados por praticamente qualquer um hoje em dia. Star Wars e De Volta Para o Futuro são grandes exemplos disso.

Em Star Wars, a trilogia clássica (episódios 4 ao 6, lançados entre 1977 e 1982) é muito mais bem vista e apreciada do que a trilogia nova (episódios 1 ao 3, lançados entre 1999 e 2005), mesmo com efeitos extremamente ultrapassados, pois a narrativa e história desses filmes são excelentes.

No caso de jogos, os gêneros são decididos pela jogabilidade de um jogo, ou seja, pela forma como um jogador pode jogar, e pelos objetivos que ele tem que cumprir, e todo o resto do jogo existe para tornar a jogabilidade algo mais imersivo e agradável. Por exemplo, um dos jogos mais famosos de todos os tempos é o Super Mario Bros, do gênero plataforma. Nele, o objetivo é andar e pular em diversas plataformas diferentes até conseguir chegar ao final de uma fase, e todos os comandos do jogo (andar, correr e pular) existem para auxiliar o jogador nessa tarefa. Até mesmo os inimigos são derrotados pulando em cima deles, tornando eles uma espécie de "plataforma móvel que pode te matar". E esse é um estilo de jogo em que se o jogador se foca em apreciar a jogabilidade, pode se tornar extremamente viciante e divertido, independente do quão ultrapassado estejam os gráficos e sons.

 

https://youtu.be/VgjAt1VZBVo

 

O vídeo, além de demonstrar a jogabilidade de Super Mario Bros, é um speedrun. Speedruns são partidas aonde um jogador tenta terminar o jogo no tempo mais rápido possível, abusando de atalhos e glitches do jogo.

Por causa disso, os gêneros giram em torno do que um jogador pode fazer. No gênero luta, o jogo gira em torno de personagens que podem lutar num ambiente aonde é possível ter experiência satisfatória de luta, e no gênero first person shooter os jogadores podem controlar personagens com armas simulando situações que façam sentido haver tiroteios, permitindo jogadores elaborarem estratégias em time (as vezes até mesmo militares) sobre como derrotar o time adversário, trazendo profundidade para a jogabilidade. É por isso também que não existe um gênero comédia em jogos, pois comédia não é exatamente algo que você possa criar uma jogabilidade, embora existam jogos que sejam de comédia mas que pertencem a um outro gênero, como por exemplo Power Instinct Matrimelee, que é um jogo de luta mas com um toque de comédia nos seus personagens e enredo.

https://youtu.be/UY-L7YZM5w0

Um jogo aonde uma princesa quer encontrar um noivo e para isso faz um torneio aonde até mesmo velhinhas participam buscando a mão dela? Não tem como ser mais cômico e bizarro que isso, mas ainda sim o mais importante são os elementos de luta.

Logo, a parte mais importante de um jogo é a jogabilidade, e é aonde nosso foco deve estar. Mas daí vem um outro problema, como aprender a apreciar a jogabilidade de um jogo? Como procurar por aspectos positivos e negativos de um jogo? Acho que esse é na verdade o grande problema que faz as pessoas terem dificuldade de entender jogos e seus fãs. Para começar, vamos pensar no que é jogabilidade, jogos (sejam eles eletrônicos, de tabuleiro, de cartas ou até mesmo esportivos) são formados por mecânicas que definem como será o objetivo do jogo e o que o jogador poderá fazer. No caso de Super Mario Bros, por exemplo, o jogo gira em torno de uma mecânica de corrida e uma mecânica de pulo, e o resto está ali para tornar isso mais profundo (tipo blocos que podem ser quebrados ou ativados ao pular embaixo deles e inimigos aonde você deve pular na cabeça para derrotar). E se formos pensar bem, o mundo real não é tão diferente de um jogo, pois estamos o tempo todo se usando de "mecânicas" para fazer as tarefas do dia-a-dia. Andamos para poder ir de um local ao outro, usamos idiomas cheios de regras para nos comunicarmos, esquentamos comidas para tornar elas mais saborosas, e comemos as mesmas para ganhar energia e continuar nossa vida. A junção de mecânicas da vida real tem até mesmo um nome: ciência, e são extremamente difíceis de se entender, ao ponto de sermos forçados a passar anos em faculdade para poder entender apenas um grupo específico de mecânicas.

Jogos de videogame tem o objetivo de serem divertidos e intuitivos, logo as coisas são muito mais simplificadas e fáceis de entender. Mas o ponto é que a grande maioria dos jogos se baseiam em coisas da vida real para poderem funcionar, e isso se deve ao fato de que o ser humano difícilmente consegue criar algo sem se basear no que existe ao seu redor (até mesmo o computador foi projetado de forma a lembrar como o cérebro humano funciona). Pensar dessa forma não apenas facilita o entendimento de um jogo, como deixa toda a experiência bem mais divertida, pois o jogador acaba conseguindo fazer coisas que jamais conseguiria na vida real não importa o quanto tente.

https://youtu.be/RZo15xcuDCo

Uma pessoa real definitivamente não conseguiria enfrentar diversos monstros em cima de relógio que está caindo de um penhasco enquanto faz diversos combos com uma espada e revólver... o que deixa tudo muito mais emocionante ao jogar Bayonetta.

Então na hora de jogar um jogo, questione o seguinte: o jogo se parece com o gênero proposto? Se sim, eu consigo fazer o que é proposto de forma fluída e divertida? E existe profundidade nas mecânicas (de tiro, de corrida, de vida, de luta, etc...) e nos objetivos (lutas contras chefões, quantidade de caminhos numa fase, etc...)? Se você se focar nesses detalhes, depois de um tempo poderá perceber que é possível apreciar bastante esses jogos, mesmo se forem extremamente ultrapassados em outros quesitos.

 

https://youtu.be/WwHrQdC02FY

 

Final Fantasy VI (lançado em 1994 para Super Nintendo) tem uma cena que é um grande exemplo sobre como unir outros elementos de um jogo na sua jogabilidade. Nela, a personagem Celes deve participar de uma opera, e o jogador que está controlando ela deve decorar partes da música para depois selecionar durante a apresentação, e se não errar poderá prosseguir no jogo. Essa é uma cena aonde a grande maioria das pessoas que jogaram tal jogo falam que é extremamente marcante, mesmo com gráficos 2D que são de certa forma deformados para os padrões de hoje em dia.

E é isso, espero que com esses conceitos você possa entender e apreciar mais alguns jogos que antes não conseguia. Além disso, se tiver achado esse texto interessante apresente a outras pessoas que ainda não tem muito o hábito de jogar, quem sabe a opinião delas não mude?

Até a próxima!

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...