Asura 739 Posted December 10, 2014 Report Share Posted December 10, 2014 Para quem não conhece, o Yoga Book Hyper é basicamente o framedata de Super Street Fighter II Turbo. Ele foi lançado em 2005 como parte de uma coleção de vídeos de jogadores profissionais, e desde então se tornou a referência para muitos jogadores e curiosos que quiseram ver os segredos de todos os golpes e sistemas. Se estiver curioso também, baixe-o clicando no botão logo abaixo! DOWNLOAD Como ler O YBH está todo em japonês, mas as informações mais úteis, como startup e recovery, estão em números e figuras, no caso das hitboxes e hurtboxes. Pegando como exemplo alguns golpes do Ryu, verá que é fácil entender tudinho só olhando. Se estiver em dúvidas sobre os termos usados, como Startup , Active Frames ou Recovery consulte este tópico para obter informações detalhadas: http://forum.counterhit.com.br/topic/96-the-ultimate-hyper-ultra-mega-super-ex-deluxe-glossario-dos-jogos-de-luta/ Normals http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1418245457.png Na imagem temos como exemplo o Crouching Forward (ou cr.MK) do Ryu em Super Street Fighter 2 Turbo. A imagem contém diversas informações úteis, mas o que cada coisa significa?Hitboxes - Mostra em azul as Hurtboxes, que são as zonas onde o personagem pode ser acertado por Hitboxes, que são os quadrados vermelhos.Cancelamentos - Mostra de quais maneiras o golpe pode ser cancelado. Da esquerda para a direita, Chain Cancel, Special Cancel e Super Cancel.Framedata - Mostra quantos e em quais frames ocorrem a ação do golpe. Está divido em 3 partes (neste caso): Os Startup frames, Active frames e Recovery frames. A soma de todos eles indica em quantos frames o golpe é executado.Propriedades - Mostra, de cima para baixo, o Dano do golpe, onde deve ser defendido (em cima, em baixo ou ambos) e Hit Effect (ler abaixo)/número de hits que o golpe possui. Hit Effect Em Street Fighter cada golpe quando acertado inflige um efeito diferente no oponente. Os mais comuns são: Normal, Knockdown e Hard KnockdownNormal - São a maioria dos golpes, nele o personagem acertado fica momentaneamente paralisado durante a animação do acerto. Quando acertado no ar ou podem se recuperar ou entrar em estado de juggle.Knockdown - O personagem cai no chão rapidamente. A maioria dos Crouching Roundhouse (Rasteira/cr.HK) possuem esse efeito.Hard Knockdown - Quando acertado o personagem cai e bate novamente no chão antes de ficar derrubado. Golpes como o Psycho Crusher, Flash Kick e que incendeiam o oponente tem essa característica. Então se fôssemos fazer um framedata sem as hitboxes, a tabela para este golpe seria: StartupActiveRecoveryChain CancelSpecial CancelSuper CancelHitstunDefesaHit Effect/Hits469NãoSimSim14LowNormal, 1 Hit Specials/Supers As tabelas de golpes especiais possuem algumas informações a mais. http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1418248253.png Como exemplo, o icônico Hadouken.Hitboxes - São as mesmas golpes normals, exceto que agora as caixas verdes representam a hurtbox projétil, que é a área onde outros projéteis podem anula-lo. Framedata - Neste caso indica somente os Startup frames e Recovery frames. Os Active frames não existem pois o próprio projétil representa eles.Propriedades - Temos 3 linhas na primeira coluna, que representam a força/botões: Fraco, Médio e Forte.Da primeira para a quarta coluna temos: Dano (que muda de acordo com a força/botão), Hit Effect, Defesa e Meter gain (em dots/pixels/pontos). Outros http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1418248227.png Alguns dados a mais podem aparecer dependendo do golpe. No caso do Shoryuken:Invincible Frames - Autoexplicativo, mostra em quantos frames o personagem permanece invencível à qualquer tipo de golpe. Invencibilidade é representada pela ausência de hurtboxes . Neste caso, a versão com Soco Forte possui mais frames totais invencíveis do que as outras. Airborne Frames - Indica em qual e quantos frames o personagem permanece no ar. Em todas versões do Shoryuken, Ryu sai do chão no frame 10 e precisa chegar ao frame 39, na versão com Soco Fraco, para pousar. No mais é só isso! Não tem segredo ler o Yoga Book Hyper e a ideia é apenas ajudar na interpretação de alguns dados.Com estes dados e informações é possível fazer muitas coisas, como criar combos, setups de safejump e até mesmo punishes para virtualmente qualquer situação! Em algum próximo post tentarei explicar com detalhes como usar essas infos no laboratório para inventar novas paradas! Até lá então! Link to post Share on other sites
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