Hikari 13 Posted November 21, 2014 Report Share Posted November 21, 2014 Sejam Bem-Vindos, aspirantes a smashers! A primeira coisa que um bom jogador deve saber antes de se aventurar a desvendar os mistérios de um F-game é entender os termos que a comunidade utiliza. Não se preocupe: é simples não arranca pedaço. Existem termos exclusivos para alguns jogos da série e outros comuns entre todos os títulos. Se tiver algum faltando é só você dizer no tópico: toda ajuda é bem-vinda! Todos os Termos estarão organizados da forma: Nome Original - Explicação em português. Geral(N,U,F,B,D)air – Abreviação para ataques aérios. Uair significa + no ar , Nair significa neutro no ar, etc. As vezes as pessoas irão dizer Zair para se referir as cordas aérias (Link, Samus, ZSS).Camping – A "habilidade" de ativamente evitar combate com o oponente.Chaingrab – Uma chaingrab (as vezes "cg") é um combo que envolve múltiplos agarroes em sequência.Combo – Um combo é uma sequencia de golpes consecutivos.Dash Dance (DD) – Durante a animação de corrida, você pode correr na direção oposta imediatamente sem deslizar. Dash-dancing é repetir isso várias e várias vezes, é usado como uma ferramenta de spacing / zonning.De-synch – Uma tecnica com Ice Climbers que toma vantagem de certas situações para desincronizar eles e controlar eles como 2 personagens separados simultaneamente.Directional Influence (DI) – Segurar a direção no analógico quando for atingido com um ataque, permite ao jogador a influenciar a sua trajetória inicial de voo. Usado como uma técnica de sobrevivência.Disjointed – Se a hitbox de um ataque se extende pra fora da hitbox do personagem, é chamada de disjointed. Disjointed attacks tem alta prioridade.Dropzone - A área onde não tem estágio abaixo de você.Edgeguard – Qualquer tentativa de impedir que o oponente retorne ao estágio.Edgehog – Segurar a borda do estágio para impedir que o oponente a use.Ledgehop – Descer da borda e imediatamente pular no meio do ar para voltar ao estágio.Fastfall (FF) – Após atingir o pico do pulo do personagem, apertar para baixo ira fazer o personagem cair significamente mais rápido.Frame – A menor unidade de tempo em que uma ação pode ser inserida. 1 frame = 1/60 de um segundo.Hitbox – O espaço no personagem ou golpe em que o jogo registra contato.Hurtbox - O espaço no personagem onde golpes podem inflingir dano.Juggle – Uma série de golpes que impede o oponente de cair no chão.Jump Cancel (JC) – Certas ações, como escudo e o shine do Fox/Falco (no Melee) podem ser canceladas com um pulo.OoS - Significa "sem escudo".Phantom Hit – Um golpe que quase atinge o oponente. Em Melee, ele inflinge metade do dano e nenhum knockback. Em Brawl, não inflinge nem dano nem knockback.Pivot – Durante uma Dash Dance, tem um único frame entre as corridas onde o personagem está em estado neutro. Fazer golpes nesse frame é chamado pivoting.Planking - Ficar esperando na borda do estágio.Priority – Um golpe que tem prioridade na hora em que colide com outro golpe de forma em que ele acerte primeiro, mesmo se forem lançados ao mesmo tempo.Power Shield / Perfect Shield (PS) – Defender bem na hora que um ataque iria te atingir, eliminando assim shield stun. Em Melee isso reflete projéteis.Recovery – A habilidade do personagem de voltar ao estágio após ser arremessado.Shield grab – Apertar enquanto estiver defendendo.Shine – O golpe + do Fox/Falco.Shinespike – Dar um Spike no oponente usando o shine do Fox/Falco fora do estágio.Shorthop (SH) – Um pulo menor, para fazer isso basta soltar o botão antes do fim da animação de jumpsquat (quando o personagem se agacha para começar o pulo) do personagem.Smash – Um golpe smash é feito usando qualquer ataque apertando Direção + com força ou por apertar o C-Stick na direção desejada. Geralmente referido em conjunto com a direção ("down-smash," ou simplesmente "d-smash").Smash DI - Apertar uma direção durante o hitstun para mover antes de ser arremessado.Spike – Qualquer golpe que tem knockback para baixo.Sweetspot – A parte mais forte do ataque. Além disso, "sweetspotting" na borda significa segurar a borda da maneira mais segura possível.Teching – Apertar L, R, ou Z para rapidamente se recuperar em qualquer superfície sólida. Apertar esquerda ou direita permite que você role no momento em que você tocar no chão.Throw – Um agarrão é feito por agarrar um oponennte com Z ou L/R + A e então apertar uma direção para arremessar. Geralmente referido em conjunto com a direção ("forward throw," ou simplesmente "f-throw").Tilt – Um golpe tilt é feito usando qualquer ataque apertando Direção + . Geralmente referido em conjunto com a direção ("up-tilt," ou simplesmente "u-tilt").Tipper – Acertando o golpe com a ponta quando é o sweetspot (assim como o "forward-smash" do Marth)Walltech - Apertar L, R, ou Z para rapidamente se recuperar quando atingir uma parede (superficie vertical). Se segurar para cima, o personagem ira pular na direção oposta em que ele foi atingido.SSB (64)Double Jump Cancel (DJC) – Yoshi e Ness tem pulos aéreos únicos que podem ser interrompidos atacando durante eles.Ledge DI - Smash DIing no estágio para ajudar na recuperação.Taunt Cancel – Deslizar em uma borda durante a provocação para cancelar a animação dela.Z-cancel - Apertar Z logo antes de atingir o chão durante um golpe aéreo irá eliminar o lag no ataque.MeleeAuto Cancel (AC) – Se você fizer um golpe aéreo e aterrizar em uma certa janela de tempo antes que a animação de ataque termine, o lag é automaticamente reduzido.Crouch Cancel (CC) – se você for atingido enquanto estiver agachado, knockback é significantemente reduzido.Double Jump Cancel (DJC) – Mewtwo, Yoshi, Peach, e Ness tem pulos aéreos únicos que podem ser interrompidos atacando durante eles.Float Cancel (FC) – Uma técnica específica a Peachem que Peach flutua antes de usar um golpe aéreo e aterrizar. O ataque irá terminar imediatamente e não terá lag.L-cancel - Isso significa "lag-cancel." Apertar L, R, or Z logo antes de atingir o chão durante um golpe aéreo irá reduzir o lag pela metade de sua duração usual. Note que diferente do comando para um tech, os botões trazeiros podem ser levemente pressionados para que não use um tech.Light Shield – Levemente soltar os gatilhos L e R para enlarguecer o escudo.Meteor – Qualquer ataque com knockback para baixo que pode ser meteor canceled por pular.Meteor Cancel – Anular o Knockback em um meteor por pular ou apertar algum golpe up-B de recuperação após o hitlag inicial.SHFFL – Abreviação para Shorthop, fastfall, L-canceled aerial.Wavedash - Air-dodging para o chão ou uma plataforma no chão; apertando diagonal para esquerda ou direita irá fazer o personagem deslizar.Waveland - Air-dodging para o chão ou uma plataforma no ar; apertando diagonal para esquerda ou direita irá fazer o personagem deslizar.Waveshine - Wavedashing de um Shine.Wobbling - Um combo infinito dos Ice Climbers que envolve prender o oponente em um único agarrão.BrawlB-reversal - Rapidamente apertando na direção oposta após realizar um golpe para reverter o momentum horizontal.DACUS - Apertar up-smash durante o dash attack de certos personagens causam eles executar um up-smash while mantendo o momentum do dash attack.Reverse Aerial Rush (RAR) - Apertando a direção oposta durante a corrida, então pulando. Isso faz que o personagem gire mas mantenha o momentum, resultando no personagem pulando para frente de costas.Glide Tossing - Arremessar um item durante um rolamento, cancelando o rolamento enquanto preserva o momentum.Project MAerial Glide Tossing - Arremessar um item durante uma airdodge, cancelando a airdodge enquanto preserva o momentum. Esse topico estará sendo constantemente atualizado com novos termos para ajudar a comunidade. Colabore você também! 2 Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted November 21, 2014 Report Share Posted November 21, 2014 Show cara! Sempre tive dúvidas quanto à certos jargões utilizados pelo pessoal do jogo.Com o tempo consigo decorar tudo hehe Link to post Share on other sites
LOLiFiSTER 9 Posted November 22, 2014 Report Share Posted November 22, 2014 Bem legal o guia, só tem algumas coisinhas aí que eu percebi:OoS é "out of shield", seria mais fazer coisas saindo do shield (tipo um up+b, um shine, wavedash, upsmash, etc.)Falco não pode dar shinespike já que o shine dele joga pra cima.Tilt é legal especificar que você não pode apertar a direção ao mesmo tempo que o ataque, se não acaba saindo um smash. Ou você empurra até a metade do analógico ou você empurra o analógico todo antes de fazer.Double jump cancel tem no melee e project M também, idem pro taunt cancel Bem esclarecedor o guia, acho que vai ajudar bastante gente a acompanhar smash. Especialmente com ele não sendo um jogo de luta tradicional, o que acaba confundindo muita gente. Link to post Share on other sites
Hikari 13 Posted November 22, 2014 Author Report Share Posted November 22, 2014 Bem legal o guia, só tem algumas coisinhas aí que eu percebi:OoS é "out of shield", seria mais fazer coisas saindo do shield (tipo um up+b, um shine, wavedash, upsmash, etc.)Falco não pode dar shinespike já que o shine dele joga pra cima.Tilt é legal especificar que você não pode apertar a direção ao mesmo tempo que o ataque, se não acaba saindo um smash. Ou você empurra até a metade do analógico ou você empurra o analógico todo antes de fazer.Double jump cancel tem no melee e project M também, idem pro taunt cancel Bem esclarecedor o guia, acho que vai ajudar bastante gente a acompanhar smash. Especialmente com ele não sendo um jogo de luta tradicional, o que acaba confundindo muita gente. O "OoS" eu fiz uma tradução literal msm =PE sobre esses fatos mais detalhados é uma boa dar um destaque lá, e sim, tem algumas coisas que aparecem em multiplos jogos mas não em todos, então prefiro colocar onde ele foi introduzido. Vou atualizar o tópico com suas sujestões. Link to post Share on other sites
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