Asura 739 Posted September 24, 2015 Report Share Posted September 24, 2015 O bom e velho Super Street Fighter II Turbo, lançado em 1994 nos Arcades japoneses, é jogado até hoje e o nível que chegou, especialmente no Japão, é impressionante. Mesmo após 2 décadas o jogo permanece interessante de assistir, especialmente em alto nível onde é possível testemunhar feitos incríveis por parte dos jogadores. Match-ups praticamente impossíveis sendo superadas, viradas de lutas que pareciam perdidas de fazer cair o queixo, combos difíceis sendo executados com perfeição e jogadas simplesmente épicas. A GameSpot Versus (não confundir com a Gamespot) brindou os fãs separando as melhores jogadas que ocorreram nas centenas de matches que rolam diariamente no Arcade Center japonês. As jogadas são dignas de elogio e demonstram o quão habilidosos são os jogadores de Super Turbo no Japão. Mas é tão impressionante assim? Sim! Neste tópico farei uma análise de cada jogada, explicando as técnicas e decisões envolvidas no processo, para dar ideia do quanto foram interessantes. Agora assista o vídeo e veja porque realmente as jogadas foram excelentes. Video https://www.youtube.com/watch?v=b2ldK0jda78 Análises #1 - Sasori (Ryu) 1:19 Sasori no momento é sem dúvidas um dos Ryu's mais fortes do Japão e em um momento em particular é visível os seus reflexos incríveis.Logo após a troca entre o Super da Chun-Li e a Fireball do Ryu, Sasori se posiciona perfeitamente fora do alcance do cr.HK da Chun-li, onde é possível vencer o cr.HK do próprio Ryu.Sasori percebe a intenção do oponente e aguarda até que ele erre o golpe. Seus instintos estava corretos e esperando isso reage com uma velocidade incrível punindo o whiff com o Super Shinkuu Hadouken. Sasori executou o Super enquanto Ryu defendia o cr.HK da Chun-Li, e com perfeição o Super encontrou seu caminho. #2 - Hiroyan (T.Hawk) 1:45 T.Hawk é considerado um personagem fraco por possuir poucas ferramentas viáveis contra a maioria dos personagens. Mas até mesmo um personagem fraco pode ser uma ameaça neste jogo.Um de seus pontos fortes é seu DP, o Tomahawk Buster, que possui boa prioridade e dano, e o seu Command Grab (Mexican Typhoon) que permite o seu loop.Quando o Ryu (Gucchi) pulou em direção a ele, a luta já havia terminado. Gucchi tinha apenas 2 opções após ser derrubado, tentar um reversal ou defender o jump-in de T.Hawk:Defender o jump-in seria praticamente suicídio, pois T.Hawk é capaz de fazer um Option Select com seu Command Grab (Mexican Typhoon) que defende qualquer reversal ou executa um Mexican Typhoon contra qualquer outra coisa. Ele é conhecido como o loop do T.Hawk, e é literalmente capaz de roubar uma luta.Fazer um reversal resulta em uma possível escapatória, se não fosse pelo T.Hawk possuir outro Option Select básico em ST, que resulta em seu Tomahawk Buster vencendo o reversal ou forçando o oponente a defender caso opte por não fazer nada, e na defesa Gucchi estaria dentro do alcance do temível loop. Lose/Lose, checkmate. #3 - Hiroyan (T.Hawk) 2:03 Aqui T.Hawk enfrenta um de seus piores matches contra Dhalsim, jogado por Kawasim. Hiroyan sabendo que quando Dhalsim estivesse fora do alcance tudo estaria perdido, avança e aposta tudo com um walk-in Tomahawk Buster. Bastou isso e a luta foi decidida em menos de 4 segundos, Hiroyan avança sem dó e aplica o loop em Dhalsim, que não possui um reversal confiável a não ser o Yoga Teleport.O problema do Yoga Teleport como reversal, é que invariavelmente esta versão em particular sempre irá teleportar Dhalsim para o mesmo local e o deixará vulnerável a qualquer golpe. E por isso, T.Hawk não teve problemas em executar o loop impiedosamente. Este é um dos exemplos de "Checkmate" no jogo, uma situação em que a vitória é 100% certa. #4 - ??? (O.Sagat) 3:47 O.Sagat é sem sombras de dúvidas um dos personagens mais fortes de Super Turbo por diversos motivos, e um deles são seus projéteis com pouca recuperação.Preste atenção na posição de Sagat (um pouco a frente do seu canto). Esta posição coincide exatamente com o arco do pulo da Cammy, onde Sagat pode tranquilamente usar seu cr.HK para punir e vencer qualquer tentativa de jump-in. Jogadores veteranos costumam chamar esse posição de Sweet Spot. Note como o Sagat se reposiciona perfeitamente a todo momento. O Sagat poderia ficar lançando os projéteis naquela posição o dia inteiro, mas decidiu usar um Low Tiger Shot LK quando viu que o oponente estava "hipnotizado" pelos projéteis e não perceberia a velocidade dele. #5 - Kurahashi (Ryu) 4:16 Este momento prova que os top players sempre "estão de olho", neste caso, Kurahashi mostra que sempre aplica o Option Select (OS) contra reversals em suas voadoras. O princípio do OS é bem simples, faça a input do Dragon Punch durante o j.HK no timing certo. Isso fara com que o oponente defenda ou seja acertado pelo j.HK ou punido por um Dragon Punch caso o reversal não seja mais invencível que ele.Apesar da Chun-Li ter feito o reversal com perfeição, ele não foi bom o bastante para vencer o DP de Ryu e nem o Option Select. #6 - Hanashi (Fei Long) 4:37 Hanashi vence a luta com 5 Throws seguidos! Uma situação no mínimo hilária e que pode deixar muita gente confusa, pois em alto nível não deveria ocorrer, mas tem explicação. Em ST, e Street Fighter 2, Throws são bem fortes. Possuem 0 frames de startup e podem instantaneamente vencer vários golpes, a não ser que sejam invencíveis. Em muitas situações a única coisa que pode vencer um Throw é outro Throw (além dos reversals invencíveis).Cada personagem tem um alcance diferente em seus Throws, e se um personagem tiver mais alcance que o outro, ele vencerá o do oponente case ele entre no alcance.Em uma situação que o alcance é igual para ambos personagens, vence quem apertar primeiro o botão. Mas e se os 2 apertarem ao mesmo tempo? O jogo decide randomicamente quem irá ganhar! Em outras palavras, sorte.É bem plausível que o Hanashi tenha tido essa sorte, pois o Balrog tem um dos maiores alcances no Throw entre os personagens. #7 - Sasori (Ryu) 6:46 Embora Sasori tenha perdido, o maior destaque é o raríssimo cancelamento de Standing Roundhouse em Special (Hadouken neste caso). O Standing Roundhouse é de fato cancelável em Specials, mas somente nos primeiros frames ativos, que em uma luta de verdade dificilmente vão acertar.A dificuldade vem do fato que para os primeiros frames ativos do s.HK acertarem é preciso estar perto o bastante, e geralmente isso faz com que um c.HK seja executado. #8 - Nuki (Chun-Li) 7:10 Por causa de um bug do jogo, a Chun-Li é capaz de executar o comando de seu Super e armazena-lo enquanto segurar o direcional para frente, bastando um botão para ativa-lo. Graças a isso e o fato de seu Super ser extremamente forte contra projéteis, ela se torna uma grande ameaça contra personagens que dependem de fireballs. Isso afeta o match-up de tal forma que efetivamente a faz imune contra fireballs. Nuki, um dos melhores jogadores de Chun-Li no Japão, mostra com maestria que jamais pode-se subestimar um Super armazenado e executa com precisão cirurgica, enquanto escondia sua intenções com golpes no ar, a jogada que lhe garantiu a vitória. No próximo round a mesma coisa ocorreu enquanto demonstrou que ainda é possível seguir com um pequeno combo após o Super. De longe a ferramenta mais ameaçadora e forte de Chun-Li! #9 - ??? (E.Honda) 7:57 E.Honda também se beneficia do mesmo bug da Chun-Li e consegue armazenar seu Super segurando o direcional para frente. Apesar de ser muito mais fraco do que o Super da Chun-Li, o de E.Honda ainda merece respeito. O jogador de E.Honda aposta tudo é uma jogada ousada, fazendo uso do Super armazenado para vencer o Hadouken que poderia derrota-lo mesmo se defendido. De forma surpreendente ele recupera a vantagem e consegue vencer a luta. Diferente do Super da Chun-Li, o de E.Honda é extremamente difícil de ser usado pois possui pouca invencibilidade e prioridade e além disso mesmo quando acerta, o próprio E.Honda pode ser punido pois os hits raramente combam fora de certo alcance. Essa jogada merece todo o respeito! #10 - ??? (Guile) 10:36 O que ocorreu aqui não foi um único momento decisivo e sim vários pequenos instantes que abriram uma grande oportunidade para o jogador de Guile.Qualquer um que já tenha enfrentado um Guile sabe que ele é um personagem defensivo e que possui várias maneiras de impedir a ofensiva do oponente. Nos primeiros 30 segundos fica claro que ele conseguiu condicionar Kurahashi (Ryu) a disputar com seus projéteis. Assim que o Ryu conseguiu encher sua barra de Super, o Guile mudou sua tática e minimizou seu uso de Sonic Booms, enquanto Kurahashi ainda tentava disputar com seus projéteis. Isso deu ao Guile várias oportunidades para acertar alguns jump-ins, que são bem arriscados contra Ryu.Mas a ousadia valeu a pena quando ele conseguiu acertar um jump-in e emendar um combo logo em seguida. Vale a pena também conferir a segunda coleção de "Good Plays"! https://www.youtube.com/watch?v=VRIBntH63gc Super Street Fighter II Turbo certamente é um jogo interessante até hoje, seja por causa de toda técnica envolvida, dos jogadores mais tops do mundo, dos match-ups interessantes, das viradas de cair o queixo e do hype que, pessoalmente, não se encontra em outros jogos mais novos. Este grande clássico mostra que até mesmo um jogo relativamente simples pode permanecer uma gema até nos dias atuais, e impressionar por várias e várias gerações. Link to post Share on other sites
DanBoomerSP 6 Posted September 27, 2015 Report Share Posted September 27, 2015 Tanto tempo... E ainda é lindo de ser ver! Parabens pela analise Asura 1 Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted September 28, 2015 Author Report Share Posted September 28, 2015 Valeu @@DanBoomerSP, vou ver se faço uma análise da parte 2 quando puder! Link to post Share on other sites
OCT_Wall Garants 11 Posted December 4, 2015 Report Share Posted December 4, 2015 (edited) Otimo post sobre ST amigo Asura,no TRETA PRIDE este ano organizamos o campeonato de ST tambem ,mais tive dando uma olhada rapida e infelizmente não vi nem mencionar do TRETA aqui neste blog. Edited December 4, 2015 by OCT_Wall Garants 1 Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted December 5, 2015 Author Report Share Posted December 5, 2015 Otimo post sobre ST amigo Asura,no TRETA PRIDE este ano organizamos o campeonato de ST tambem ,mais tive dando uma olhada rapida e infelizmente não vi nem mencionar do TRETA aqui neste blog.Opa, também me esqueci do torneio de ST que rolou. Tem vídeos? Quero ver como anda o nível da galera, especialmente do Earque! hehe Link to post Share on other sites
OCT_Wall Garants 11 Posted December 7, 2015 Report Share Posted December 7, 2015 (edited) Opa, também me esqueci do torneio de ST que rolou. Tem vídeos? Quero ver como anda o nível da galera, especialmente do Earque! heheGravamos com celular por que os da transmissão do twitch ficou muito ruim. https://youtu.be/_M8R-G9tsn8 Edited December 7, 2015 by OCT_Wall Garants Link to post Share on other sites
Cobra 12 Posted December 8, 2015 Report Share Posted December 8, 2015 O nível dos cara é absurdo! Link to post Share on other sites
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now