Aqui no site, há um post sobre como podemos ajudar a cena local da FGC (Fighting Game Community). No post com o título A importância de ter uma comunidade local de jogos de luta, há dicas interessantes sobre o nosso papel positivo na comunidade.
Porém, hoje, o texto ainda é atual. Muito foi evoluído de lá para cá, mas há muito o que fazer. É necessário que a comunidade, principalmente agora, se torne mais unida. Isso é bom para você, para mim, para todo mundo que goste de jogo de luta. Como o colega falou muito do que fazer, falarei do que NÃO fazer na FGC.
NÃO SEJA UM TROLL
Perdoem a abordagem, mas é o que acontece bastante principalmente no online. Quem joga Fightcade sabe do que se trata melhor do que ninguém. Pessoas que entram em lobbys apenas com o intuito de irritar outros jogadores. Isso afasta muito jogador novato e/ou pessoas com bom potencial para o jogo e que poderiam se aventurar mais em jogatinas se não tivessem essa barreira.
“Não aguenta, bebe leite”, alguns podem dizer. Ou, “se ele não aguentou uma zoeira, não serve para comunidade”. Primeiramente, qual a necessidade de ficar irritando outros jogadores? Faria isso em um fliperama típico dos anos 90 com Zé Droguinha lá? Acredito que não. E por que fazer com quem apenas quer se divertir? Perder jogadores é ruim para todos nós porque as produtoras não terão mais interesse em fazer jogos para público de nicho. O que hoje pode ser acessível, amanhã, será difícil conseguir.
NÃO HUMILHE OUTRO JOGADOR
A média de idade da FGC é alta, além do quê, galera tem muita experiência acumulada. Entretanto, nem todo mundo tem 30 anos de experiência no fliperama ou em jogos de luta. Há quem nasceu depois do King of Fighters 2002. Então, se você está jogando com um oponente visivelmente mais fraco ou de um rank menor que o seu, por que ficar usando taunt ou ficar no chat falando que ele é fraco? Pode dizer que o taunt (ou maiação, como é conhecido na minha quebrada) é tática de luta. Mas você usaria essa tática com alguém do seu nível ou superior?
Caso encontre alguém de nível menor que o seu, tente ajudar essa pessoa. Se ele levanta sempre fazendo shoryuken, tente mostrar para ele que não é uma boa. Não fazendo um combo de 100%, talvez, apenas parando e dando um soco. Lembre-se, iniciantes não tem a mesma experiência que muitos antigos de dias da FGC, talvez eles levem um pouco mais de tempo para sacar os próprios erros.
Sendo gentil com eles, eles vão estar mais propensos a treinar e tentar vencer esse desafio de pensar em outra tática além de levantar no shoryuken, como no exemplo citado.
NÃO PENSE QUE TODO MUNDO TEM DE SER BOM
Esse ponto é meio que extensão do anterior. Da mesma forma que nem todo jogador tem 30 anos de experiência, nem todo jogador pode passar o mesmo tempo que você treinando. Lembrando que cada um leva o hobby de acordo com suas prioridades. Talvez, exigir que uma pessoa mais casual passe mais tempo treinando, isso apenas pode afastá-la. Digo isso no sentido de pressionar jogadores e jogadoras a terem uma dedicação que eles não esperavam. Como diria o pagode dos anos 90, “deixe acontecer naturalmente”. Eventualmente, um jogador de jogos de luta vai querer melhorar, mas caso isso venha como uma carga ou condição para jogar, talvez ele nem comece. Isso serve também para evitar zombar da habilidade alheia.
NÃO ALIMENTE OS TROLLS
Sim, isso é um recado antigo, desde tempos primordiais da jogatina. Em alguns jogos, existem lobbies que permitem interação de vários jogadores e, convenhamos, não podemos controlar a língua de todo mundo (nesse caso, o teclado). Caso se depare com alguém tóxico, apenas não continue jogando com ele. NÃO DÊ RAGE QUIT, pois isso é alimento para eles. Apenas finalize a partida e não jogue mais. Se possível, silencie o jogador para não ter que ouvir ou ler os comentários desagradáveis.
O que acharam? Apesar de FGC ser um lugar bem legal, tem seus pontos negativos. Mas nos esforcemos para que eles sejam o mais raro possível. Comentem o que vocês acham que são coisas que não se deve fazer na FGC.