A importância de ter uma comunidade local de jogos de luta

Pictones 0 comments Facebook Comments

Lá fora, eles chamam de FGC – Fighting Game Community – e eles consideram todos nós como membros. Nós que amamos jogos de luta e apoiamos seu desenvolvimento… mas será que apoiamos mesmo?

Um dos meus momentos mais memoráveis da infância foram as jogatinas de Tekken 3 e  5 com meus amigos de Tatuí, cidade onde nasci do interior de São Paulo.  Na época, eu era o jogador que nunca passava o controle, com sequências de vitórias de 20 ou mais rodadas.

Ao mesmo tempo, eu era aquele que todo mundo zoava quando perdia.

Bem diferente de hoje, que apresenta ótimos lutadores online capazes de me lerem feito um livro e me detonar sem dó.

Dessa época, embora todos sejam meus amigos até hoje, nenhum deles joga jogos de luta. E para ser sincero, eu também parei.

Fui para MOBAs e para shooters competitivos, com suas propagandas atraentes e jogabilidade de entrada super simples. Era difícil não ir com a maré. Porém, ambos me deixavam insatisfeitos depois de um médio período.

Mesmo com o número imenso de jogadores, eu nunca senti vontade de aparecer em eventos da comunidade, e também nunca gostei do ambiente hostil de competição difusa que sempre aponta para o outro membro do time como culpado pela derrota.

De volta para os jogos de luta

Foi em busca da alegria pueril dos tempos de Tekken que voltei para os jogos de luta. E apesar de eles serem essencialmente competitivos, eu não me irrito tão facilmente, porque não tem nenhum membro de time surgindo com acusações passivas-agressivas. A relação se dá entre você e seu oponente.

Infelizmente, nem todo jogo de luta tem uma cena online funcional, como Tekken 7, Street Fighter V e o novato Dragon Ball Fighterz. Especialmente no Brasil.

E é por isso que essa matéria existe. Para mostrar como é importante ter uma comunidade local de jogos de luta (CLJL, no bom português).

Uma comunidade amigável

Eu sei que, assim como eu, muitos tem boas histórias da época das jogatinas em casa com os amigos, ou mais antigas ainda! Histórias de fliperamas!

Embora jogar online seja de uma comodidade fenomenal, não devemos abrir mão de cultivar uma cena local, na nossa cidade ou Estado.

É através dela que nós fazemos amizades e jogamos os jogos que amamos tanto. Via de regras, encontros locais deixam de lado os teabag das partidas online, para dar espaço para camaradagem e risadas. Você aprende muito mais e se diverte mais.

Se isso não é verdade para você, porque convenhamos, pode não ser, a comunidade local é a semente para algo maior.

Se você quer ver campeonatos na sua região, se quer ver streamers novos aparecendo e antigos voltando, se quer prêmios cada vez maiores, se quer ver mais brasileiros nos campeonatos oficiais, então a cena local é de extrema importância.

Não só isso, uma comunidade unida é mais forte e atrai jogadores. Existem milhares de colegas e amigos de todos nós que “conhecem Street Fighter”, mas sempre repetem o mantra: “jogo de luta não é para mim”.

Ter uma galera amigável e disposta a fazer a cena crescer estabelece terreno favorável para que esses que saudam os tempos idos de King of Fighters, Soul Calibur e Street Fighter possam retornar.

Então caros oponentes, que tal participar da comunidade local? Se você está convencido, talvez baste só prestar mais atenção nos anúncios da galera que já está ativamente se esforçando pela sua região; colocar sua roupa mais confortável, pegar teu controle/arcade favorito e comparecer.

Caso queira fazer mais, também é possível. Gente com iniciativa sempre é bem vinda!

 

Como ajudar sua comunidade local de jogos de luta

Observando o pessoal que já faz isso há tempos lá fora, compilei 4 esforços que juntos fortalecerão seu grupo, todos eles igualmente importantes.

Mas antes de debruçarmos nessa lista, existe um outro elemento chave : humildade.

Isso é importante, porque participar ativamente da sua comunidade significa entregar muito e nem sempre receber. Envolve comentar, curtir, comparecer, organizar, sugerir e fazer; e mesmo assim ouvir gente dizendo que não é o suficiente, que a cena está morta, que seu produto é de baixo nível, que brasileiro é egoísta e outros pensamentos/comentários negativos semelhantes.

Então, se apegue aos escassos comentários positivos e aqueles que estão juntos na mesma jornada. Mesmo assim lembrando que essas vozes negativas não são suas inimigas. São compatriotas desviados.

Comunicação

Comunicar significa literalmente falar. Aparecer, opinar. Se alguém perguntar sobre campeonatos locais, dê sua opinião. Se alguém perguntar “onde estão os jogadores de Salvador”, se você for de Salvador ou da Bahia, apresente-se.

Se alguém fizer uma pesquisa de opinião ou enquete, vote. Dê as caras, participe.

Esse é um esforço extremamente simples, mas super importante. Ao se comunicar, você dá um feedback para quem está tentando fazer algo, além de dar vida à cena, o que por sua vez incentiva aqueles ainda indecisos sobre se participam ou não.

Isso vale para a galera que tem um portal de notícias ou fórum como a Counterhit ( Por favor, participem <3), mas também para os grupos de facebook e outras redes sociais.

Porém, comunicação vai além disso.

Adicionar sua opinião, sua voz a discussão pode influenciar para melhor os campeonatos e organizações locais. Tudo bem você não querer ser o grande líder da coisa toda, mas não seja um fantasma. Talvez você conheça um bom local para sediar eventos, talvez possa conectar duas pessoas.

Todo mundo tem algo a contribuir, informação para dar e agregar.

Eventos na Região

Talvez, muitos não se sintam qualificados para competir em eventos locais, com medo de ser destruído pela galera já velhaca no jogo, mas a grande sacada é não enxergar esses campeonatos como um local para enfrentar seus oponentes.

Muito pelo contrário. Campeonatos locais são apenas desculpas para conhecer gente, rever amizades, dar cara a amigos que só se falam via rede sociais e aprender mais sobre o jogo. Via de regras, as pessoas ao vivo são muito mais amigáveis do que sua contraparte online.

“Existe o momento para as grandes disputas, mas nem toda reunião de fãs de jogo de luta precisa ser assim.”

Conhecer essa galera também da outro ar para a jogatina online. Fica tudo mais interessante quando você cruza casualmente um camarada que já conhece.

Além disso, quanto mais participantes esses eventos receberem, maiores as chances de você encontrar uma galera no seu nível. Não vá com a mentalidade de que lá todo mundo é melhor que você. inclusive, o oposto é duplamente mais importante. Se você está no topo da cadeia alimentar, vá preparado para ensinar, para trazer mais jogadores para o seu nível.

Quando a comunidade fica forte, você também se fortalece como competidor. É mais fácil nos superarmos quando temos um oponente mais forte.

Adicionalmente, os eventos na região, assim como todo evento de pessoas com um interesse comum, fomentam a criação de contatos. Criadores de conteúdos se encontram, streamers combinam hosts, parcerias se formam.

Há espaço para o público também. Se quiser, vá para assistir, comentar e rir. Não há desvantagem em se reunir com gente que compartilha a mesma paixão que a sua.

Ponto de Encontro

É como uma base de operações. Um local para a galera da região se encontrar e só jogar de forma descontraída.

Você pode oferecer um local; ou quem sabe conseguir um local. E se isso não for possível, tudo bem. Semprre dá para simplesmente participar de um local. Ambas as ações são super bem vindas.

Se campeonatos podem parecer assustador para novatos, um ponto de encontro para jogatinas casuais pode resolver a questão.

A galera dos cardgames e dos jogos de tabuleiro dão uma lição sobre esse assunto, de modo que está na hora de observarmos e tentar aprender como se faz. Não é porque nossa paixão é eletrônica que precisamos ficar petrificados nos nossos sofás.

Isso dito, pontos de encontros virtuais também são importantes. Tente descobrir se há um grupo de Facebook para o jogo que você gosta para sua região. E se não tiver, que tal criar?

Não importa quão pequeno ele comece ou acabe se tornando. Tudo começa pequeno.

Eles são ótimos para marcar encontros físicos, seja onde forem.

E lembre de se comunicar!

Responda ao chamado (Você já ouviu falar da iniciativa Ving…)

Como disse acima, tudo bem se você não quiser liderar o movimento. mas por favor, não deixe esses loucos dispostos a encabeçar a comunidade morrerem de solidão.

Fique atento ao pessoal fazendo streaming, conteúdos de youtube, blogs, notícias, enquetes. Mostre que o esforço deles está valendo a pena.

Tem gente organizando campeonato, fazendo site, aprendendo a ser comentador de e-sport, tentando angariar fundo para campeonatos na sua região ( ou até colocando dinheiro próprio). Essas pessoas precisam de você.

É evidente que nosso material ainda não é tão profissional com os internacionais, mas é o que é, e existe só um caminho para a excelência: Insistência e apoio da comunidade.

Conclusão

No fim das contas, estamos todos tentando alcançar o mesmo objetivo: dividir nossa paixão e tornar nosso hobby em algo cada vez mais divertido enquanto nos aprimoramos o nosso próprio desempenho.

E eu, Pictones, acho sinceramente que esse é o melhor caminho.

Para finalizar, quero deixar aqui um pedido e um espaço especial: Se você está organizando campeonatos, considere inclui-lo no nosso espaço de divulgação; se tem um local de encontro na sua cidade, pode postar aqui que eu adicionarei na matéria para todos poderem ver; se tem um canal de stream ou youtube, esse também é um espaço para você.

Embora nossos jogos favoritos costumem ser 1×1, ninguém precisa estar sozinho.


 

 

Área de Comentários