Nós somos a FGC

Bill Capivara 0 comments Facebook Comments

Em relação aos últimos eventos da FGC (Fighting Game Community) a situação parece ser desastrosa. Filipino Champ banido de torneios, inclusive da liga Capcom Pro Tour; Chris G, perdeu patrocínio por causa de tweets racistas e machistas de 2017, jogadores de Smash Bros banidos por assédio sexual e há acusações de até mesmo pedofilia; MikeZ, um dos criadores de Skullgirls, banido de eventos por fala racista; e tudo isso somado ao fato de que EVO 2020 foi cancelada devido ao seu criador, idealizador, estar envolvido em casos de pedofilia.

Para não fugir do foco do texto, nos atentaremos a um caso: cancelamento da EVO. Há quem diga que foi um exagero e que por causa de uma pessoa o evento não deveria ser cancelado pois isso prejudicaria muitas pessoas direta e indiretamente. Infelizmente, as coisas não são tão simples. Jogadores famosos como SonicFox disseram que não competiriam na EVO por causa da conduta de Mr. Wizard, que até então, era CEO do evento. Após isso, Velberan, comentou em um vídeo que dois patrocinadores se retiraram do evento. Como se isso não fosse suficiente, Capcom e NetherRealm cancelam sua participação no evento.

Não fica claro se as empresas saíram antes ou depois do afastamento de Mr. Wizard, mas já não havia mais “clima” para continuar os torneios. Foi muita coisa ruim que aconteceu de uma vez e claro que isso abala o alicerce de qualquer empresa. É compreensível que alguns pensem que o evento não deveria ser cancelado, até por pensarem nos que seriam prejudicados, porém, sem patrocínio, sem permissão de empresas grandes para utilizarem seus jogos, uma pandemia mundial que impede disputas offline, talvez a melhor decisão tenha sido não dar continuidade mesmo.

É necessário lembrar que ainda que todos esses casos tenham sido expostos praticamente juntos, eles não são a FGC. A FGC é cada jogador que apoia, joga, participa, assiste, se diverte, se emociona em torno de um hobby em comum que são os jogos de luta. E por isso mesmo, não signifique o fim da EVO, mas apenas uma pausa para respirar e assimilar tudo o que está acontecendo e respeitar as vítimas dos envolvidos nas acusações.

Mesmo que não haja EVO, há outros torneios tão bons quanto e que podemos prestigiar com a audiência, emoção, entusiasmo que já dávamos antes quando tudo parecia “normal”. Vinny, do canal Punho do Dragão, deu uma mensagem motivadora lembrando que a FGC somos nós que fazemos acontecer cada dia em nossas disputas online, rivalidade entre amigos, aquele encontro de fim de semana para ver quem é melhor no jogo.

A comunidade está passando por um momento de limpeza e por isso achamos certas sujeiras, mas não quer dizer que os membros sejam todos assim, muito pelo contrário, são pessoas determinadas, habilidosas que sempre buscam melhorar cada vez mais, seja para ganhar um torneio, seja apenas para se divertir.

Sabemos que os tempos são difíceis agora, mas, com a união todos, pode (e vai) passar. É o momento que devemos lembrar do porquê estamos aqui e porque continuamos no meio de tanta gente maravilhosa. É claro que pode haver um ou outro que não se encaixe, mas o grupo representa emoções positivas não só para esta geração, mas para as que vieram antes e as que virão depois.


Fontes:

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/04/tempo-storm-parts-ways-zero-after-allegations-misconduct-surface-and-he-confesses/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/02/evo-2020-online-canceled-joey-cuellar-removed-ceo/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/02/netherrealm-studios-removes-mortal-kombat-11-aftermath-evo-online-2020/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/02/2ggaming-bans-d1-keitaro-nairo-cinnpie-xzax-and-s2h-all-future-events/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/02/nrg-esports-severs-ties-super-smash-bros-player-nairo-after-allegations-sexual-acts-minor/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jul/02/joey-mr-wizard-cuellar-placed-administrative-leave-evo-staff-following-misconduct-accusations/

https://www.eventhubs.com/news/2020/jun/30/mike-z-banned-combo-breaker-2021-following-skullgirls-community-statement-requesting-ban/

https://blackgirlnerds.com/evilgeniuses-nychrisgs-comments-show-misogynoir-still-part-fighting-game-community/

http://shoryuken.com/2020/07/02/an-official-statement-regarding-the-future-of-the-evolution-championship-series/

Vídeo do Velberan  – https://youtu.be/NKIo_bacw_0

Vídeo do Punho do Dragãohttps://youtu.be/qaU4p840xNA

Área de Comentários