Confira Como Está Trajes Fatais: Suits of Fate

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Trajes Fatais é um projeto que foi apresentado pela equipe da Onanim Studio (agora em parceria com o Valente Studio) lá em 2016, com a premissa de que participantes de uma festa á fantasia acabam transformados em seus cosplays por um “convidado misterioso”. Cada personagem apresenta uma personalidade única, com elementos da cultura nacional inseridos tanto no aspecto artístico quanto na jogabilidade. Sambistas, cangaceiros, sanfonas e expressões nacionais podem ser encontrados por todo o jogo, mas e quanto ao gameplay e potencial aspecto competitivo?

Os desenvolvedores liberaram mais uma build para ser testada pelo público cujo link se encontra no final da matéria, para que você mesmo possa responder essa questão, mas caso você queira se situar no sistema de jogo atual (a versão original do jogo, agora chamada Trajes Fatais Minimal, possuía uma jogabilidade bem diferente desta), ou conferir como está o novo personagem Saulo Barata, iremos lhe guiar pelo atual estado de Trajes Fatais: Suits of Fate.

Os personagens de Trajes Fatais possuem personalidades e estilos bem diferentes

A movimentação do jogo utiliza oito direções, seguindo o padrão do gênero: direções superiores fazem o personagem pular, inferiores o fazem agachar, e a defesa é executada pressionando “trás” dentro do alcance do golpe, só podendo ser utilizada no chão. Dois toques para frente fazem o personagem avançar, e ao segurar a direção se pode correr pelo cenário, já dois toques para trás executam um recuo. Os limites laterais do cenário propiciam um “wall jump”, caso o jogador pressione a diagonal superior oposta. Não existem “paredes invisíveis”, então esta ação não é possível no centro do cenário. Saltos Curtos podem ser executados também, através de um leve toque para cima, como em The King of Fighters.

Quatro botões coordenam as principais ações de combate dos personagens, divididos em duas categorias: Normais e Especiais. Botões Normais são divididos em “Fraco” e “Forte”, um botão Normal + uma direção (incluindo o direcional no “neutro”)  resultará em um Golpe Normal. Normais podem ser executados em sequência para formar combos, seguindo o sistema de “link” tradicional dos jogos de luta asiáticos como Street Fighter. Os Botões Especiais são divididos em Alpha e Beta, e servem para executar as “magias” dos personagens. Também podem ser combinados com direções para obter diferentes resultados, e inseridos em combos, claro que obedecendo suas particularidades.

Pressionando os dois Botões Normais, o jogador executa um arremesso (ou “agarrão”). Por padrão o alvo é arremessado para frente, mas pode se usar a direção “trás” para se trocar de lado com o oponente, e também é possível executar um arremesso aéreo, contanto que ambos os personagens estejam no ar. Para se livrar de um arremesso, basta utilizar os mesmo botões. Os Botões Alpha e Beta juntos servem para ativar os Supers, golpes poderosos e muito importantes na jogabilidade de Trajes Fatais. Por padrão cada personagem possui três desses golpes, um em pé, um saltando, e um agachado. Os Supers consomem duas unidades da barra de Gana, elemento chave do sistema atual implementado pela Onanim.

Alguns golpes de Trajes Fatais podem causar efeitos únicos no próprio lutador, como o Vôo de Cristiano

A Gana é o combustível que alimenta os golpes mais poderosos de Trajes Fatais, e também influencia a forma como o jogador deve encarar o combate. Esse sistema premia a ofensividade, então desferir Golpes Normais e até andar ou correr em direção ao oponente são os responsáveis por encher a barra de Gana. Por outro lado, Golpes Especiais consomem por volta de um terço de cada unidade da barra (ou 1/12 da barra total), e caso o jogador não tenha Gana o suficiente para “pagar” pelo golpe, será executada uma versão mais fraca do golpe (e que geralmente pode ser punida mais facilmente), um estado chamado “FallBack. Caso o jogador não tenha Gana suficiente para um super, no entanto, ele executará outro golpe de acordo com a situação e a prioridade de botões (geralmente um arremesso).

O segundo papel da Gana no combate é conceder uma “sobrevida” ao jogador. A barra de Vida de Trajes Fatais é dividida em duas (como em Killer instinct, por exemplo), e caso a última barra de vida do personagem seja totalmente consumida, a barra de Gana tomará o seu lugar. Mas mesmo agindo agora como barra de vida, a Gana continua cumprindo seu papel original, sendo usada para pagar por Golpes Especiais e Supers, e sendo recuperada por Golpes Normais e movimentação ofensiva. Caso uma unidade da barra seja, consumida, ela não retornará, até se manter um número mínimo de duas unidades, o que limita as opções do personagem. Personagens que percam a última barra de Vida sendo finalizados por um Super não ganharão esta sobrevida.

Como último suspiro, a barra de Gana pode se tornar a própria Vida do jogador, criando combates ainda mais emocionantes

O custo de Gana se altera conforme o combate progride. Caso o personagem perca uma de suas barras de Vida, cada Golpe Especial e super consumirá metade do custo original. Na situação em que a barra de Gana substitui a barra de vida e o jogador esteja apenas com duas unidades de Gana ou menos, o custo cai para 1/4 do original. Esta mecânica serve tanto para motivar a ofensividade por parte dos jogadores, e também para aumentar a dramaticidade nos momentos finais do combate, ainda pode ser considerada uma das famigeradas “mecânicas de comeback”, mas ainda exige um conhecimento técnico do jogador para ser utilizada corretamente.

Certamente, o principal destaque desta iteração de Trajes Fatais é a presença do novo lutador Saulo Barata. Um espantalho de milharal, ele se utiliza de golpes que remetem à ferramentas agrícolas e também ao cereal que ele insiste em enfatizar durante seus golpes. Seu especial Alpha transforma sua mão em uma Broca de Milho, acertando o oponente a sua frente cobrindo uma distância média. Este golpe não possui variações em pé, mas possui versões aéreas e agachadas que se comportam de forma semelhante, inclusive a versão agachada coloca o personagem em sua “posição de luta alternativa” que debateremos mais à frente no texto.

Saulo possui diversos golpes que condizem com sua personalidade agrária tresloucada

Seus Especiais Beta consistem em um golpe com um Rastelo, que ao segurar pra frente altera o seu alcance, e um golpe giratório que pode ser executado a partir do chão, seguindo uma trajetória vertical, ou diretamente no ar. Esse golpe parece ser uma das melhores alternativas de antiaéreo do personagem no momento. Seu Golpe super em pé faz com que Saulo “mexa a massa do mingau”, girando estacionariamente em torno de seu rastelo, cobrindo tanto a frente quanto as costas do personagem. No ar, seu Super gera um Milhão em uma diagonal descendente, de alcance curto mas grande dano, podendo ser utilizado em conjunto com um pulo curto para surpreender oponentes que estejam defendendo agachados. Já seu Super agachado é uma sequência de golpes para frente que terminam com o personagem em sua segunda posição de luta.

E este é sem dúvida o aspectos que mais destaca o Milhonário dentre o elenco. Sua posição de luta ou “Stance” alternativa, diferentemente do estado de vôo de Cristiano, altera praticamente todo o seu moveset, inclusive concedendo a ele um quarto Golpe Super. Ao pressionar Fraco+Trás, o Baratão se joga no chão, não podendo ser acertado por vários golpes altos do oponente. Neste estado, o Espantalho se moverá pelo cenário se arrastando, e sua orientação pode ser alterada com a combinação Fraco+Frente, o que deve ser levado em consideração na execução de seus outros golpes. Golpes Fracos manterão o personagem neste estado, e Golpes Fortes farão o personagem levantar. o  Especial Alpha agora acerta o oponente por baixo com sua mão de espiga, podendo ser utilizado em três distâncias diferentes, duas à frente e uma atrás do usuário.

Saulo pode se arrastar pelo cenário, alterando seu moveset e criando ótimas situações de mixup

O Especial Beta continua sendo o Rastelo, também fazendo com que Saulo levante. Por fim, essa posição de luta confere ao personagem um quarto Golpe Super, que age como uma versão mais poderosa do golpe Alpha neste estado. Saulo sairá desse estado automaticamente caso seja golpeado. Devido a sua grande variedade de golpes e movimentação, Saulo Barata pode ser classificado com um personagem focado em Mixups, uma vez que o jogador pode utilizá-lo para confundir o oponente e abrir brechas em sua defesa, se aproveitando de sua segunda posição de luta. Esse estilo condiz com a personalidade excêntrica do personagem, certamente com a dublagem mais destacada do jogo até o momento, inclusive talvez superando Lourenço Sombra, o queridinho dos fãs.

O jogo evoluiu também no aspecto visual. Os personagens antigos ganharam mais quadros de animação, e o jogo como um todo parece ter mais vida. Os cenários novos são coloridos, e apresentam vários elementos e referências, mas não chegam a ser um peso visual ou atrapalhar na hora da jogatina, lembrando os cenários dos tempos áureos da SNK. As novas músicas continuam seguindo ritmos típicos nacionais, principal mente do nordeste, combinando guitarras, sanfonas, violinos e outros instrumentos em arranjos que certamente ficarão na cabeça do jogador depois da jogatina (pelo menos é o que aconteceu comigo).

Cinco personagens completos podem ser testados nessa Build de Trajes Fatais

Em seu estado atual, o jogo conta com 5 personagens originais e 4 cenários. Na tela de seleção de personagem há espaço para mais três personagens inicialmente: Sarah, uma garota fantasiada de Ornitorrinco, um lutador Greco-Romano e um personagem Pirata. Além disso, todos os personagens devem ter uma segunda variação, chamada B-Side (como em Mortal Kombat), o que poderá diversificar ainda mais o elenco inicial. Mais personagens devem ser integrados ao jogo posteriormente conforme o apoio da comunidade.

De 10 opções presentes na tela inicial, 4 estão disponíveis: Versus Local, Versus IA (CPU), Treino e Opções de jogo (onde é possível configurar os controles). No treino se pode alterar o estado das barras de seu personagem e o comportamento do oponente como configurar ele para defender o primeiro golpe, saltar ou ser controlado por outro jogador, utilizando as teclas “home”, “pg up”, “pg dn” e “end”. Ainda é um modo simples, mas permite que o jogador comece seus estudos sobre as mecânicas do jogo.

O jogo atualmente permite jogar contra um outro jogador, contra a máquina ou treinar combos e situações de jogo

Trajes Fatais é um jogo que percorreu um longo caminho desde sua concepção inicial, com jogabilidade de apenas um botão, até o momento, cada vez mais se apresentando como uma opção profissional viável para a comunidade de jogos de luta. PAra conferir a build mais atual liberada para o público, vá para a página do jogo na Steam:

https://store.steampowered.com/app/953310/Trajes_Fatais_Suits_of_Fate/https://store.steampowered.com/app/953310/Trajes_Fatais_Suits_of_Fate/

Para conferir mais sobre o projeto Trajes Fatais e outros projetos independentes do cenário de jogos de luta, acompanhe nossas postagens aqui no CounterHit. Por fim, para ter mais uma idéida do potencial do personagem, vocês podem conferir um gameplay de Saulo Barata gravado pelo jogador DioRod:

Área de Comentários