Continuação da série de artigos escritos originalmente pelo Top Player americano Lord Knight, o tema dessa postagem é como compreender melhor como o aspecto defensivo funciona em um jogo de luta.
Esse artigo é a segunda parte das quatro sub-séries de artigos que explicarão o funcionamento de cada fase: A ofensiva; a defesa; o neutro e o Knockdown.
A defesa, assim como ofensiva, são tópicos bem abrangentes. E assim como o Neutro, o aspecto mais difícil da defesa é o que envolve interações entre 2 jogadores (da sua perspectiva).
Se você olhar pra ofensiva, geralmente, mesmo que o oponente tenha opções de lidar com suas ferramentas, ele ainda está essencialmente em uma situação bem desvantajosa. Varia de jogo para jogo, mas você tem um alto grau de controle sobre as opções defensivas do oponente. Portanto, o principal problema de muitas pessoas com a defesa é que elas não possuem uma boa abordagem, já que você não “aplica” defesa, e sim, a “estabelece”. De forma simples, na maioria das vezes, você não pode forçar opções defensivas no oponente, em vez disso, você mostra pra ele que a ofensiva dele é ineficaz.
Antes de mergulhamos a fundo, é importante notar que cada jogo foca em habilidades diferentes na defesa, já que a ofensiva varia de jogo para jogo. Na minha experiência, há dois aspectos da defesa que devem ser examinados: O jogo e o personagem.
O jogo
Não se trata só de examinar as mecânicas defensivas do jogo, mas também como se defender contra a ofensiva geral do jogo. Por exemplo, Street Fighter IV não tem um equivalente do Dead Angle (uma espécie de Guard Cancel) de Guilty Gear e não se pode usar Bursts em Marvel.
Além disso, a forma que você provavelmente observaria a defesa e a seriedade da ofensiva de um oponente é muito diferente em um jogo que depende mais de Footsies, ou num jogo mais baseado no neutro, se comparado a um jogo mais louco e rápido.
O personagem
Olhar para a defesa na perspectiva de um personagem se reflete em um artigo que já escrevi.
Juntando com o que já foi escrito acima vai te ajudar a entender como o oponente monta a ofensiva, e como você pode lidar com táticas e sequências específicas.
Para ser sincero, eu monto um plano defensivo começando de dentro (o personagem) pra fora (o jogo). Às vezes, na primeira vez que eu enfrento um novo personagem, eu acabo sendo bem oprimido. Considere agora o que é necessário para entender completamente como se defender de um personagem:
- Entender os dados e propriedades de golpes importantes
Isso nem preciso falar. A quantidade e tipo de conhecimento depende do tipo de jogo. Em um jogo anime, você precisa se familiarizar com os gattling chains do oponente e golpes problemáticos. Em um jogo que não tem gattling chains, seria vantajoso se familiarizar com as ferramentas ofensivas mais usadas pelo seu oponente e o framedata delas.
Especificamente falando de gattling chains, é importante conhecer elas pois você pode ter uma boa ideia do que vem a seguir baseado no golpe que o oponente usou. Alguns golpes não podem ser cancelados em especiais, e alguns não podem em pulo, e outros podem ter uma janela de atraso limitada etc.
- Se acostumar com as animações do personagem do oponente
A principal razão disso ser importante é porque você pode jogar uma partidas com o conhecimento de quais golpes são puníveis, quais reagir, e muitos mais. Mas se você não estiver acostumado contra o personagem, então não será possível fazer a conexão entre ver o golpe e a resposta contra ele já sabida na sua cabeça.
- Entender o jogo de agarrões
Isso é crítico. Com toda certeza pode-se dizer que todo jogo de luta moderno tem um sistema de agarrões diferentes. Mesmo olhando para os três principais jogos da ASW, Guilty Gear tem um sistema que usa um botão, BlazBlue permite que se agarre durante o blockstun e hitstun, e Persona não tem nenhum tipo de defesa especial, forçando-o a se arriscar com um throw whiff (na teoria).
A interação entre a ofensiva de um oponente e agarrões tende a ser um tópico mais avançado, mas um bom lugar pra começar é entendendo os básicos do jogo de agarrões e como seu oponente pode criar situações para tentar te agarrar.
- Entender o sistema de Knockdown
Assim como agarrões, como knockdowns funcionam (e se eles são importantes ou não) variam de jogo para jogo. Então novamente, é uma boa ideia ter um conhecimento básico de knockdowns e observar os setups que seu oponente abusa. Basicamente, ser capaz de identificar onde pode-se escapar garantidamente ou fazer uma aposta.
Tudo isso ajuda a criar uma base para ter boa defesa contra qualquer personagem. Juntando isso com o conhecimento dos sistemas do jogo e técnicas de defesa avançada ajudarão a solidificar sua defesa. Lembre-se que defesa anda de mãos dadas com o conhecimento do matchup, é extremamente difícil se defender contra um oponente se você não entende o personagem dele.
A quarta parte da série termina por aqui, mas se já quiser ler o guia completo na íntegra consulte o tópico em nosso Fórum
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