[Análise] Blade Strangers, a “Dream Match Indie”

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

A era da distribuição digital de jogos em grande escala proporcionou aos desenvolvedores independentes uma ótima forma para distribuir suas criações diretamente aos consumidores, já que se elimina o custo de produção das mídias físicas, e também de distribuição para o varejo. Graças a isto jogos como Cave Story e Binding of Isaac prosperaram, e agora estes personagens se juntam para um jogo de luta desenvolvido pelo Studio Saizensen (Blade Arcus) e distribuído pela Nicalis Inc.

Chamado de “Dream Match Indie”, Blade Strangers traz personagens de franquias como Code of Princess, Umihara Kawase, Azure Striker Gunvolt e até Shovel Knight do jogo homônimo, além de personagens dos já citados Cave Story e Binding of Isaac, e mais alguns originais. Toda essa turma se enfrenta em um torneio criado por um grupo de supercomputadores sencientes que buscam encontrar o novo “Blade Stranger”, o guerreiro que irá enfrentar Lina, uma entidade tecnológica que busca consumir tudo.

O elenco pode não ser vasto, mas é variado

Com respeito à jogabilidade, todas as ações do jogo podem ser executadas com uma combinação entre os quatro botões principais e uma direção, não existem comandos de meia lua ou 360°. O botão de Golpe Fraco (Light Attack) é a principal forma de ataque, leve, seguro e pode ser linkado em si mesmo para uma curta sequência, e usado em conjunto com o direcional para frente, o jogador pode iniciar a sequência já com um golpe de maior alcance. O Golpe Fraco pode ser usado agachado (mas não conta com uma rasteira) e no ar, podendo ser diferente dependendo da direção em que se salta.

O Golpe Forte (Heavy Attack) pode ser utilizado na posição neutra ou em conjunto com alguma direção. Ao utilizar agachado, o jogador desfere uma rasteira, que deve ser defendida agachada pelo oponente. Segurando para trás se executa uma versão mais rápida e curta do golpe, e segurando para a frente é possível carregar o golpe para desferir uma quantidade maior de dano. No ar também se pode alterar a direção do golpe forte, mas não se pode carregar. Ao pressionar Golpe Fraco e Golpe Forte é possível arremessar, com a direção determinando o sentido do arremesso.

A combinação Frente + Soco Forte pode ser carregada para mais dano (rebate o oponente na parede)

Skill é o botão primário para golpes especiais. Através dele o jogador pode executar golpes característicos do personagem, que podem incluir até projéteis. Estes golpes também são alterados pela direção pressionada em conjunto, e podem ser executados agachados ou no ar, para efeitos diversos. Ao utilizar uma Skill em conjunto com o botão de golpe forte, o jogador executa uma Skill mais poderosa, que também é influenciada pela direção.

Unique Attack é o botão utilizado para executar ações específicas que podem ser utilizadas para contra-ataque ou para montar mixups e jogos mentais. Usado no neutro é um antiaéreo mais seguro do que os tradicionais e agachado se converte em uma poderosa rasteira com ótimo alcance. Usado em conjunto com o direcional para frente faz o personagem desferir um Overhead, golpe que deve ser defendido em pé, e pressionando para trás é um golpe que pode ser utilizado em reação.

Alguns personagens podem disparar projéteis através do botão de Skill

Unique Attacks ainda podem ser combinados com os botão de Golpe Fraco, para executar Offensive Skills, que podem ser usados para frente ou para trás dependendo da intenção de iniciar uma ofensiva direta ou contra-atacar. Unique Attack em conjunto com a Skill permite a execução de EX Skills, poderosos golpes especiais que consomem meia barra de especial. Golpe Forte + Skill + Unique Attacks é a combinação utilizada para se executar os super golpes chamados de Ultra Skill, que consomem uma barra completa de especial. Pressionando a combinação duas vezes aumenta o poder do golpe em troca do gasto de uma barra adicional. O limite de barras que se pode acumular é 3.

Golpe Fraco + Golpe Forte + Unique Attack permite entra no modo Heat Up, contanto que o jogador possua uma barra de especial. A barra de especial começará a ser consumida, e neste estado você adquire resistência ao primeiro golpe de um combo, podendo responder mesmo que o golpe do oponente conecte, e além disso te permite adicionar armadura à um golpe. Neste modo golpes que utilizam a barra de especial consumirão menos barra do que o normal.

As Ultra Skills contam com ótimas animações

A movimentação do jogo segue os moldes tradicionais do gênero, em que direcional para cima pula e direcional para trás defende. Existem corridas para frente e para trás pressionando a direção duas vezes, mas não existem corridas aéreas. No entanto é possível saltar mais longe a partir de uma corrida. Pode-se utilizar o direcional para controlar a recuperação do personagem após ele ser derrubado, e também pode-se desferir um golpe fraco desta posição para um Reversal (mas use com cautela pois não é um golpe seguro caso o oponente defenda).

Com respeito aos modos de jogo, além do modo história, que apresenta a trama tecnolouca (que parece saída de um episódio de Futurama) do ponto de vista de cada personagem, o jogo possui uma ampla opção de modos de jogo. O clássico modo Arcade coloca o jogador para enfrentar uma sequência de oponentes de forma simples e direta e o Tutorial explica a jogabilidade do jogo de forma clara e objetiva.

A trama envolve viagens multidimensionais e supercomputadores

Dentro do modo Missions o jogador encontrará os Challenges (em que o jogador deve efetuar os combos apresentados na tela) e o Survival, em que o jogador deverá enfrentar o um número específico de personagens possível, com uma barra de vida que se enche aos poucos após cada luta. O modo Versus permite que dois jogadores se enfretem localmente, e o modo Online emparelha o usuário com jogadores ao redor do mundo.

No modo Online existem três formas com que os jogadores podem se enfrentar. League Match é a tradicional Ranked, em que os jogadores disputam pontos que irão definir a sua posição no Ranking mundial, e Casual Match é onde os jogadores podem se enfrentar sem alterar a sua posição nas tabelas. A novidade está no modo Stealth Match, que funciona assim como a Casual Match, com a diferença de que o nível e ranking dos jogadores não serão exibidos para o oponente. Em todos estes modos você pode criar ou procurar uma sala de jogo. Em nossos testes de netcode a conexão tem estado estável e as partidas rodaram sem problemas que atrapalhem a experiência.

No modo Training existem várias opções para que o jogador pratique combos, setups e jogadas específicas. Pode-se ajustar a posição e as ações do oponente por meio de menus e também existe a opção de gravar movimentos específicos para que o oponente repita. O Nível de Barras e informações de golpes podem ser ajustadas também. Não é tão robusto a ponto de oferecer opções como visualização de Hitboxes, entretanto.

Se quiser dominar o jogo, o modo Training é essencial

No Menu principal do jogo ainda existem as opções de visualizar o manual, o perfil do jogador, onde se pode alterar a placa de identificação e também a imagem do personagem que é exibida ao lado da barra de vida (novas imagens de personagem e placas são conquistadas após terminar o modo História) e também as opções do sistema. Nos modos de jogo Arcade e Training é possível ajustar as opções para ficar em espera para uma partida Online, seja Stealth, Ranked ou Casual. Assim que o sistema emparelhar dois jogadores com as mesmas configurações, eles serão retirados de seus modos e colocados em uma sala para se enfrentar.

A direção de arte do jogo foi fez um ótimo trabalho com o design dos personagens. Personagens que aparentemente não combinariam juntos, como Gunvolt, Isaac e Quote foram redesenhados para que se enquadrem em um estilo de arte homogêneo (Shovel Knight está sensacional). Além disso os cenários possuem uma ótima combinação entre imagens em alta definição que se aproveitam do efeito de paralaxe, e modelos 3D que dão vida ao fundo da partida. Os personagens são sprites 2D, e embora tenham uma grande quantidade de quadros de animação, apresentam uma resolução menor do que o resto dos elementos do jogo, o que pode incomodar alguns.

Personagens de franquias diversas foram combinados de forma excelente pela equipe de arte

Mas com relação às artes utilizadas nos menus e nas cenas de história não há do que reclamar, são grandes desenhos em alta definição, que ressaltam as emoções dos personagens e suas características únicas, no melhor estilo anime. Os próprios menus são limpos, e seguem uma estética tecnológica que combina com a história do jogo. A trilha sonora tem um estilo que combina os jogos de luta da virada do milênio com o estilo próprio dos títulos indies que serviram de inspiração para este jogo.

Blade Strangers conta atualmente com 14 personagens (incluindo a chefe) e 15 cenários (um para cada personagem mais o cenário de treino). É um bom título de entrada, devido aos seus comandos mais simples, mas também pode ser aproveitado pelos jogadores mais veteranos devido às nuances do seu gameplay. Mas nesse caso é recomendado que aumente a dificuldade da CPU nos modos individuais, já que a inteligência artificial não apresenta um desafio à altura caso você já tenha experiência com outros jogos do gênero.

A empresa Nicalis Inc. cedeu gentilmente o jogo para a elaboração deste Review.

 

Área de Comentários