Pratique Posicionamento com Footsies, jogo para PC e Android

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

 

Em jogos de Luta, um dos aspectos mais importantes, mas ao mesmo tempo relegados ao segundo ou terceiro planos por jogadores mais inexperientes é o posicionamento. Claro que combos mirabolantes e golpes especiais impressionantes são muitos divertidos e tem o seu uso, mas fundamentos básicos são o que separam um jogador consistente de um jogador que não consegue se firmar em seu jogo. Na comunidade existe um termo para posicionamento chamado Footsies, e agora se pode exemplificar esse sistema na forma de um jogo simples.

Footsies é um jogo desenvolvido por HiFight, que possui um perfil no Twitter bem conhecido pelos jogadores de jogos de luta, divulgando torneios, criando artes e movimentando a cena em geral. Seu objetivo com Footsies foi criar um jogo simples, concentrando-se apenas nos aspectos mais básicos do gênero. Limitando as opções dos jogadores, o raciocínio rápido e o comprometimento com as decisões se tornam o foco.

Os controles do jogo consistem apenas em duas setas direcionais (direita e esquerda, não existem pulos no jogo) e um botão de ataque. Apenas com combinações entre estes três botões se pode realizar todas as ações do jogo, conforme a tabela:

Frame data do jogo, vital para vencer constantemente

O jogo não possui barra de vida, para vencer basta acertar um golpe especial no oponente, seja ele o Chute forte (segurar o botão de ataque no neutro e soltar) ou o “Shoryuken” (segurar o botão de ataque pressionando para frente ou para trás e soltar). O jogo te permite defender três vezes antes de sua barra de defesa se esgotar. Após isto, qualquer golpe quebrará a sua defesa.

Parece simples, mas os golpes especiais possuem um tempo maior de ativação, por isso não é recomendado tentar usar somente eles, até porque caso erre o jogador estará aberto à uma punição. Os golpes normais, como a rasteira (botão de ataque no neutro) e joelhada (botão de ataque pressionando para frente ou para trás) devem ser utilizados para entrar na defesa do oponente, podendo ser cancelados em chute forte para vencer o round. O “Shoryuken” é mais recomendado como contra-ataque, pois não pode ser cancelado a partir dos golpes normais.

Utilizar a movimentação do personagem é fundamental, tanto o andar como a corrida (2x alguma direção) para se colocar em uma posição de vantagem. Ao entender como estes elementos funcionam o jogador certamente terá uma visão melhor de suas partidas em jogos mais complexos, como Street Fighter V, Dragon Ball FighterZ, Blazblue Cross Tag Battle entre outros. Este jogo também é uma ótima forma de ensinar estes fundamentos para jogadores mais novos que desejam entrar no mundo dos jogos de luta competitivos.

Multiplayer na versão Android: cada jogador segura um lado do celular ou tablet

Footsies está disponível para PC via github e também para Android na Play Store. A versão para PC aceita Directinput e X-Input e a versão para Android apresenta uma inteligente forma de multiplayer local por meio de dois campos de jogo de lados opostos da tela do dispositivo, permitindo que jogadores segurem as extremidades do celular ou tablet para se enfrentar. O jogo ainda permite a visualização de Hitboxes e outras informações para maior estudo das partidas.

 

Fonte: Twitter

Área de Comentários