Fighters in Rio Documenta a Criação do Circuito Fight in Rio

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Após obter grande sucesso nacionalmente, e até reconhecimento internacional, o jogador profissional de Street Fighter V Thomas “Brolynho” Proença resolveu, com o apoio inicial de Marcos “BTR” Nascimento, a criar o Circuito Btrolynho, dedicado a motivar a cena carioca a elevar o seu jogo, com uma série de campeonatos regulares em que os jogadores da região poderiam se enfrentar e trocar informações de jogo. O projeto ganhou força, e assim evoluiu para Circuito Fight in Rio, e homenagem e ao mesmo tempo se aliando ao famoso campeonato que ocorre anualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Visando documentar todo este processo, Boris Gucovsky resolveu produzir o documentário Fighters in Rio, colhendo depoimentos, registrando os locais das jogatinas, as interações entre os jogadores, as histórias tanto de vitória quanto de superação de alguns, e o clima geral que foi construído em volta do circuito. O filme mostra os jogadores tanto em competição quanto em situações mais descontraídas, onde debatem sobre o jogo e a cena.

O ínicio do Circuito foi em ambientes informais, mas logo a quantidade de jogadores exigiu um palco maior

O documentário conta com depoimentos de Thyago “Koopao” Telles, Caio “Nolan” Padoan, Bruno “ZeusB” Araújo, Diego “Dark817” Lins, Lucas “Shades_BR” Medeiros, Vitor Luiz “Tubarão”, Rafael “Uvapotta” Alves, Carlos Pivotto, Klaus Schmaelter, Bruno roedel, Charles Júnior, Fabrício “Loli” Anciães, Diego “Alucardhell”, Keoma Pacheco, Rodrigo “Shogun” Martins, Fernanda “FE_Beatriz”, Marcos “Markin” Vinícius, Paulo “Kotoko_RJ” entre outros. Eles comentam sobre suas origens como jogadores de jogos de luta, declaram seu amor pelo gênero e debatem sobre o estado da comunidade nacional e mundial.

Os depoimentos são entremeados por imagens de disputas tanto de jogos atuais quanto clássicos, o que auxilia no ritmo do filme enquanto ilustra as citações dos jogadores. Momentos marcantes como a vitória de Keoma sobre Haitani em Ultra Street fighter IV na BGS, além de partidas bem emblemáticas do próprio Circuito Fight in Rio. A trilha sonora conta com faixas reconhecidas dos entusiastas de jogos de luta, e os cortes e angulos ajudam a criar uma fluidez que ajuda a contar a história de uma forma profissional.

O espaço da RedZero traria uma maior profissionalidade e estrutura para o Circuito

Mas o documentário faz mais do que mostrar partidas e o amor dos jogadores pelo jogo. Ele demonstra o esforço de uma comunidade para construir algo profissional e consolidado, para evoluir como um todo ao evoluir seus membros e seus aspectos. De uma jogatina organizada em locais informais até auditórios com telões e suporte para transmissão de qualidade via streaming, a evolução do Circuito Btrolynho para o Circuito Fight in Rio demonstra o papel dos membros da comunidade nos resultados.

Este filme é uma peça importante para exemplificar como se pode evoluir e crescer como uma comunidade competitiva de videogames. É uma peça que pode servir de exemplo e motivação para pequenos grupos locais se mobilizarem e montar uma estrutura organizada, é um esforço que pode trazer um ótimo retorno para os próprios jogadores. Fighters in Rio, totalmente gratuito e não monetizado, é um presente de Boris Gucovski e de toda a comunidade carioca para a FGC brasileira e mundial. Assista e compartilhe, a motivação é o primeiro passo para a evolução:

Área de Comentários