Entrevista com Kiragana, produtor de conteúdo e competidor de jogos de luta.

Pictones 0 comments Facebook Comments

A comunidade de jogos de luta brasileira está ficando mais e mais forte. Mais campeonatos, mais jogos e mais criadores de conteúdo. Hoje vamos falar com alguém que está envolvido de cabeça nos jogos de luta. Kiragana, membro do Kombat Klub e competidor de Street Fighter V.

Espero que gostem.

Se você não o conhece, aqui vai uma apresentação:

Existe uma lenda que Kiragana é um rapaz de 29 anos de idade, apaixonado por jogos de luta rsrs.

Mas pra quem não o conhece, Kiragana se chama Phelipe Marcell, e desde criança vive lado a lado com os jogos de luta.

Graças a um tio por parte de pai, em 1996 estava presente no competitivo de The King of Fighters. O tio ficou em quarto colocado no nacional da Neo Geo Land, que na época ficava no Shopping Internacional de Guarulhos, de modo que desde esses tempos que gosta de jogos de luta e, além de competir (atualmente jogando pelo RTN – Returners) ele também ajuda organizando eventos (Ele faz parte da equipe do Kombat Klub)

 

Você atualmente joga de Chun li certo? Em plena Season 3.5. Por que você se mantém fiel a ela? rs

Desde que eu comecei a jogar Street Fighter. Por sinal, o Street Fighter V é o primeiro game da franquia que me despertou a vontade de jogar o game a sério.

No lançamento do jogo eu já tinha Chun Li como meu personagem favorito, mas como eu não me achava hábil o suficiente para conseguir jogar com a personagem, acabei jogando de Cammy. Logo em seguida, no início da temporada 2, eu tentei jogar de Kolin, mas o personagem não fazia o meu estilo de jogo, acabei enjoando, até que no fim da 2º temporada eu decidi começar a jogar focar mesmo na Chun Li, levando os treinos da personagem mais a sério. E estamos aí ate hoje.

Acredito tier list não é tudo, e o que vai me trazer vitórias é o resultado do meu treino e acredito que se eu focar em um personagem que eu realmente goste muito, meus treinos vão ser mais divertidos e vão me proporcionar maiores resultados.

 

E o que você acha da Chun Li dessa temporada (3.5)? Tá boa? Tem algo ali que acha que poderia melhorar?

Chun Li nesta temporada está sendo colocada como personagem ” low tier” por muitos dos jogadores profissionais, acredito que devido ao número de personagens que são ruins de lidar com ela.

No geral eu gosto bastante do personagem, digo isso não somente visualmente, mas também pelo kit e a proposta do personagem. O conjunto de ferramentas da Chun Li é sensacional, não tem algo que eu realmente sinta falta como uma ferramenta em si.

Talvez o que ainda esteja faltando para a Chun Li crescer mais, seja um pouco mais de dano.

Apesar de que, o dano dela já foi aumentado na Season 3. Mesmo assim, existem algumas matchs que o dano ainda faz falta,embora não seja algo chave para todos os problemas, afinal o que resolve problemas é o próprio jogador rsrs.

 

Acha que dá para ganhar campeonato com ela? Lembro de um momento que o Infiltration falou sobre o Nash do Bonchan quando ele ganhou um campeonato ano passado. Ele disse: “Nash não fez nada, quem fez foi o Bonchan. Nash foi carregado” Dá para dizer que você quer carregar a Chun li?

Olha, atualmente está difícil de ver jogadores de Chun Li. Por exemplo, faz um tempo que eu não vejo o MOV em um TOP8 de um Premier ou Major.

Nunca fui de tirar mérito de nenhum jogador, por mais que tenha tipos e tipos de personagens, acredito que nenhum char vence um campeonato sozinho, sempre tem um jogador por trás do personagem, tier list faz a diferença? Faz, mas não totalmente.

Um jogador, em muitos casos, pode lutar contra a Tier List e converter centenas de situações ou até mesmo milhares.

Sobre carregar a Chun Li, acredito que seja por isso que eu goste de treinar tanto, pois ela tem essa deixa para o jogador se expressar bem. Se nós pegarmos todos os jogadores de Chun Li no mundo, cada um tem sua forma bem particular de usar a personagem, o que a torna bem versátil, deixando claro que quem manda ali é o jogador.

 

Tem algum outro personagem que atrai sua atenção? Alguém que você anda flertando no training mode?

Atualmente o único personagem que andei dando umas olhadas é a Falke, mais por curiosidade de personagem recém lançado. Meu foco atualmente está somente na Chun Li, mas também gosto de assistir personagens como Akuma, Cammy e Ibuki na mão de outras pessoas haha.

 

E jogos, jogos de luta. Tirando Street Fighter. Algum dos lançados ou prestes a lançar atraindo sua atenção? BBTAG, Soul Calibur, etc.

Ando observando ambos os jogos, a muito tempo atrás eu participei do competitivo de Blazblue em São Paulo, participando de campeonatos desde a segunda edição do jogo, Continuum Shift e parando no Chrono Phantasma.

Soul Calibur é um game que eu sempre achei muito divertido e muito bonito, então sempre estou de olho nele, mesmo que eu não jogue competitivamente.

 

Então seu foco competitivo está mesmo em SFV. Nesse caso, voltando pra Chun Li, quem são as piores e melhores matchups dela?

As partidas que eu considero mais desagradável para jogadores de Chun Li são: Dhalsim, Birdie, Guile e Cammy, essas são as piores, porém existem outras que também são ruins, porém tendo bons momentos para contornar a partida.

Akuma por exemplo, e uma partida que seria ruim, mas não é tão ruim quanto se demonstra porque com bastante atenção da para contornar as situações.

Em compensação, Nash eu acredito que seja uma boa match para Chun Li. Não é difícil de tirar bons momentos de vantagem contra um Nash.

 

Quais são seus planos para o cenário competitivo? Vai participar da CPT (Capcom Pro Tour)?

Dentro do cenário competitivo, eu não vou participar arduamente dos torneios CPT, até por que eu não tenho condições financeiras para isso!… mas eu pretendo este ano estar participando do Fight in Rio e do TRETA que são torneios CPT.

Meu maior plano dentro do cenário competitivo é continuar fomentando a cena com eventos juntamente ao Kombat Klub, organizando campenatos junto ao staff e proporcionando maiores desafios a vários jogadores espalhados pelo país.

 

E para o pessoal que está pensando em entrar na cena agora? qual a principal dica que você dá? Street Fighter V vale a pena?

Quando vc diz cena, se aplica somente em Street Fighter? Pois eu não vejo somente Street Fighter com cena competitiva.

ah, todas no geral. Até porque muitos campeonatos reúnem a galera de todos os jogos de luta né.

Indiferente de qual game, sempre vale a pena fazer parte da cena dos jogos de luta, parte mais legal é fazer novas amizades e aprender muito mais do que podemos aprender não sendo presente na cena.

E se eu tenho de dar uma dica… bem…

Acredito que todo jogador iniciante tem de estar preparado. Não adianta pensar que você vai sentar ali na cadeira para jogar a partida e já sair ganhando de um jogador profissional. Jogos de luta requer muito treinamento e paciência, indiferente de qual game seja.

Então fica o recado para os iniciantes: seja mais paciente e pergunte a jogadores mais experientes, pois todos vão ter prazer em ensinar alguma coisa para que você avance em sua curva de aprendizagem.

Sem sombra de dúvidas, Street Fighter V, vale muito a pena! Atualmente ele tem um bom “destaque” dentro da cena dos jogos de luta, ainda mais aqui no Brasil. Costuma a ter muitos campeonatos em todos os cantos do país, e os jogadores são muito legais, todos muito bem comunicativos e receptivos com novos jogadores.

 

Você disse ali em cima que sentiu que podia melhorar a cena de jogos de luta. Onde tá seu principal foco como criador de conteúdo hj? O que a cena mais precisa no seu ponto de vista. O próximo passo.

Meu principal foco como criador é trazer pessoas novas para a comunidade com o intuito de ensinar a novos jogadores e também discutir com os mais experientes.

Atualmente eu acredito que a cena precisa de mais opções em relação a conteúdo, seja no Twitch ou no YouTube, existe um bom pessoal que cria conteúdo para a cena, mas ainda não é suficiente, a comunidade dos jogos de luta é carente disso, pelo menos aqui no Brasil apesar de que atualmente nós temos bastante opções que é o contrário de quando eu comecei a criar conteúdo.

Afinal, no meu início de carreira como criador de conteúdo haviam apenas 2 ou 3 canais relacionados.

Temos que primeiro focar em ter mais conteúdo, para que possamos profissionalizar a cena, acredito que esse seja o caminho correto para o futuro.

Competir com os criadores de conteúdo de fora é um desafio? Ou não há relação direta?

Não tem bem uma relação direta, eu também acompanho criadores internacionais e nacionais para dizer a verdade. Não é uma concorrência e na verdade é muito bom, pois traz mais conteúdo a ser debatido na comunidade brasileira e até mesmo para a comunidade internacional.

Outra coisa que você faz é organizar eventos junto com o pessoal da Kombat Klub. Como é a atmosfera da equipe de vocês?

A equipe do Kombat Klub é sensacional, todos dão o sangue para que a gente consiga tirar os projetos dos papéis, tudo é muito bem organizado e todos literalmente se ajudam muito.

Não tem como tocar tanta coisa pra frente sozinho, então tudo que acontece em eventos em campeonatos nos deixa extremamente felizes em saber que o público está gostando do conteúdo que estamos oferecendo.

Vale ressaltar que dentro do próprio Kombat Klub tem muito mais pessoas do que o pessoal conhece no famoso front end. Tem uma galera no backstage que também é muito comprometida e que por sinal são essenciais para que aconteça um show de evento.

Sobre a atmosfera? bem em um lugar que se tem vários entusiastas em jogos de luta, a atmosfera é de muita alegria e satisfação por conseguir tirar projetos do papel e conseguindo deixar a FGC melhor.

Quantas pessoas estão envolvidas, trabalhando, na organização de um campeonato da Kombat Klub?

Só de contar por cima, são mais de 10 pessoas. Cada pessoa se encarrega de suas devidas funções para que possamos tirar um projeto do papel.

Tem a galera do backstage, que é responsavel por correr o campeonato no caso (juízes), tem os casters que são os narradores e streamers, encarregados de “fazer o show”.

Isso é literalmente o “evento”, pois antes de lançar qualquer projeto ou rolar qualquer campeonato, existe também a fase de brainstorm onde definimos artes que vão ser usadas em overlays, cores e temática do evento.

Em nenhum canto do mundo um bom campeonato é realizado da noite para o dia, tudo que se passa na tela do espectador é muito bem elaborado dias antes do evento, ou até mesmo meses antes do evento.

Além de a staff ter conhecimento sobre o que pode acontecer no campeonato, há também a questão equipamentos, onde as coisas para fazer acontecer custam muito caro.

Como eu disse anteriormente fazemos por que gostamos, por isso não cobramos nada de ninguém, pois com o custo que temos para rodar um campeonato com qualidade é alto.

Quanto custa criar um campeonato desses?

Bom não tem tanto mistério. Você define se põe valor ou não. Mas de exemplo o valor que é usado é só fazer um levantamento rápido.

Para o caster necessita de: Bom microfone, boa câmera, dois monitores ao menos e um bom computador pra rodar a stream. Meu setup por exemplo que eu usei no King of the Diamond:

Microfone: 400BRL

Monitor: 2.800 BRL

Computador: 6.000 BRL

Isso que nem tô somando Internet, ou meu headset para retorno da stream. O responsável pelas artes e configuração de overlay também precisa de uma máquina legal.

Sabe, são detalhes que se somando o investimento de todo mundo somando consoles e games passa de 50 mil brincando.

Uau, é bastante investimento.”Uau, é bastante investimento.Agora, embora dê para ver sua paixão por jogo de luta. Você tem outro hobbie? Joga outro tipo de jogo?

Sim tenho, nas horas vagas eu costumo a sair com amigos e minha mulher, andar de patins ou jogar algum jogo de plataforma ou corrida. Atualmente estou muito ansioso para jogar o Bloodstained: Ritual of the Night.

Onde o pessoal pode te encontrar Kiragana?

www.twitch.tv/kiraganatv
www.facebook.com/kiraganatv
www.twitter.com/kiraganatv

E também no Kombat Klub.

heuaheuahuea

Uma entrevista longa, mas muito informativa. Obrigado por dedicar um tempo com a gente Kiragana!

Por nada Pictones, como eu disse sempre que precisar pode contar comigo.


 

Área de Comentários