Análise da partida entre LI Joe e Yukadon na EVO 2016

Asura 0 comments Facebook Comments

lijoe_vs_yukadon_evo2016

EVO 2016, grandes jogadores e grande partidas! É impossível negar que as partidas finais geraram um hype monstruoso, com direito à muito técnica, aplicação do conhecimento e frieza por parte dos jogadores. Nesta análise voltamos um pouco no tempo para vermos o que se passou na cabeça destes grandes jogadores para tomar decisões críticas e rápidas. Confira a análise da partida entre o americano LI Joe (Nash) e o japonês Yukadon (Nash) feita por Luiz Felipe do Delfos.

ANÁLISE

Hoje eu trago a vocês uma análise aprofundada da primeira partida entre LI Joe e Yukadon pela Top 8 da EVO 2016, em que ambos estão usando Nash.

O objetivo aqui é analisar a partida tanto de um ponto de vista micro, mostrando como os jogadores utilizam as ferramentas que o personagem tem, quanto de um ponto de vista macro, buscando observar como o andamento da luta influencia os jogadores durante os rounds. Vamos observar, ainda, a influência das barras de CA, Stun e V-Gauge, bem como a importância de se fugir do corner – e, por fim, vou mostrar como 20 segundos tem o poder de mudar completamente o final de uma partida.

Antes de cada parte da análise, eu vou colocar um vídeo do round em questão, para ficar mais fácil para você acompanhar os pequenos detalhes que serão falados. Vale lembrar que eu analisarei apenas a primeira luta da match em questão, mas isso já será o bastante para que você consiga compreender por conta própria o que aconteceu nas lutas seguinte – e, ao final, eu deixarei o vídeo da luta completa, para você poder rever a partida analisada, ver as próximas e poder sentir a experiência de forma verdadeira. Então, vamos parar de enrolação e começar!

ROUND 1 – FIGHT!

Yukadon começa dando backdash e lançando um Sonic Boom, o que faz todo sentido para um Nash. O startup do Sonic Boom é mais lento que o usual e atravessa a tela em uma velocidade mais lenta, o que significa que não é tão eficaz para impor pressão quanto, por exemplo, um Ryu. Além disso, a dupla backdash + Sonic Boom funciona um poke extremamente seguro, bem como permite testar as reações do seu oponente sem correr grandes riscos. O que ele não esperava é que LI Joe fizesse o que fez.

Joe, após começar com um pequeno soco, notou as intenções do backdash de Yukadon e reagiu muito bem, dando o seu próprio dash, se aproximando e conseguindo punir o Sonic Boom. Sendo um exímio player de Nash, foi fácil para ele perceber o que o oponente pretendia ao ir para trás, e não encontrou dificuldades para encaixar um combo e diminuir um bocado a barra de vida de Yukadon.

Esses primeiros quatro segundos já dão um sinal que Yukadon não ignora: LI Joe talvez seja um jogador agressivo. Após conseguir colocá-lo no corner, Joe vai atrás de possibilidades, testando o oponente, e aos 90 segundos consegue punir mais um erro e deixá-lo com menos da metade da vida e uma barra de Stun quase cheia.

O jogador japonês, então, utiliza um V-Reversal para sair do corner e reseta a luta. Repare que LI Joe se movimenta apenas dando dashes para frente e não dando praticamente nenhum passo para trás. Fica claro que ele busca ditar o ritmo da partida e impor seu próprio ritmo, mas, ao dar dois pulo equivocados (aos 83 e 77 segundos) e perder momentum por isso, começa a tomar um pouco mais de cuidado, apenas defendendo as investidas de Yukadon.

Já do outro lado, as coisas mudam um pouco de figura, pois demorou menos de 1/3 do round para Yukadon confirmar as intenções de LI Joe. A agressividade do americano é tão expressiva que chega a ser imprudente, e o japonês aproveitou o erro de Joe para partir para alguns pokes em busca de uma brecha na defesa. Vale reparar também que o japonês sabe que não pode deixar o oponente se sentir confortável, ou, do contrário, está será uma partida unilateral. Para evitar isso, Yukadon busca forçar o seu próprio estilo de jogo, justamente contendo os pulos do americano até conseguir empurrá-lo para o corner.

Mas aí LI Joe surpreende novamente. Perceba que ele é tão agressivo que pula por cima de Yukadon para fugir do corner, agindo de uma forma completamente inesperada. Tão inesperada, eu diria, que nem o japonês acreditou. Diante daquele pulo, Yukadon poderia tê-lo punido com um Sonic Scythe LK e jogado-o para o corner de novo, mas não o fez justamente por acreditar que continuaria com mindgames no corner – basta ver que ele ainda erra um agarrão antes de acertar uma rasteira na queda de Joe.

Depois de algumas trocas entre os dois, em que ambos tentam achar brechas e Yukadon se sai melhor, LI Joe utiliza o V-Trigger para tentar surpreender o oponente e encaixar um combo. Veja que a escolha do americano não foi das melhores: ele usou a V-Gauge para tentar encaixar um combo que poderia não dar certo – como não deu – e acabou dando vantagem de graça para Yukadon, que não só passou a ter o trunfo do V-trigger como conseguiu igualar a barra de vida ao puni-lo. Analisando friamente, nessa situação valeria muito mais a pena se LI Joe utilizasse o V-Reversal ao invés do V-trigger, pois talvez fosse melhor simplesmente resetar a situação e, através de pokes, tentar induzir o oponente ao erro. No entanto, não é assim que Joe joga. Ele vem como um trem, disposto a esmagar o adversário, e não se preocupa em gastar recursos para isso.

E quando digo que ele não se preocupa em gastar recursos, estou falando sério. Logo em seguida, em uma situação resetada e com um testando o outro, LI Joe tenta encaixar um EX Moonsault Slash que foi facilmente defendido. O golpe, no entanto, serviu para empurrar Yukadon para o corner e colocá-lo em uma situação bastante desconfortável: se Joe encaixar um único golpe, conseguirá fazer um combo e o round já era. Mas Yukadon já havia entendido a forma de jogar de LI Joe, e estava atento para punir o americano quando ele pulou em sua direção, conseguindo encaixar o seu próprio combo e utilizar uma Critical Art para vencer esse round.

ROUND 2 – FIGHT!

A situação agora muda completamente. Repare que o Joe imprudente do round anterior desapareceu, dando lugar a um jogador ainda perigoso, mas muito mais contemplativo – basta ver que a primeira coisa que ele fez foi fazer o que seu oponente havia feito no round passado: andar para trás e lançar um Sonic Boom. Essa mudança de pensamento não passou despercebida por Yukadon, no entanto. O jogador conseguiu notar a mudança de mindset de Joe, e utiliza pokes mais arriscados – como o Knee Bazooka e inclusive um pulo para frente – para testar suas reações. Porém, ainda que o Sonic Boom de Joe tenha sido muito bem absorvido por Yukadon com a V-skill, ele possibilitou que o americano se aproximasse e, ao esperar a reação do japonês, conseguisse punir um Sonic Boom descuidado.

E aí, com a vinda de um novo Sonic Boom, aos 89 segundos, LI Joe revidou com uma… Critical Art!

Pausa. Nós temos que tomar nota disso.

Não dá pra ignorar a importância de uma barra de CA no jogo mental de uma partida de Street Fighter. Muitas vezes, a simples presença dela pode fazer um jogador ser mais cuidadoso com seus golpes, pelo medo de se tomar um golpe EX ou mesmo uma Critical Art e perder a partida. No entanto, quando Li Joe utiliza essa Critical Art no início da partida, está abrindo mão de um recurso valioso e que faria uma grande diferença caso fosse mantido. Não creio que a troca tenha sido boa, pois, apesar de tirar pouco mais de metade da vida de Yukadon, esse Super não o colocou em uma situação de risco iminente – mas, por outro lado, tirou boa parte do poder de causar dano que Joe tinha.

Depois de algumas trocas em que nenhum dos dois consegue achar brechas, Yukadon utiliza o V-Trigger aos 68 segundos para tentar surpreender Joe, conseguindo causar dano aos poucos até a marca dos 50 segundos . Podemos ver que o player japonês não quer deixar que a vantagem de vida de Joe o permita ditar o ritmo da partida. E não podemos deixar de notar que, até certo ponto, deu certo: com essas diversas punições, Yukadon conseguiu reverter o round e chegar a um momento em que possui uma barra de CA cheia contra um Joe próximo do Stun, cuja V-Gauge preenchida era seu mais valioso recurso.

Mas eis que Joe utiliza bem a barra de V-trigger, conseguindo empurrar Yukadon para o corner. Colocando-o lá e ditando o ritmo da partida desde os 47 segundos até o fim, Joe conseguiu derrotá-lo com dois agarrões muito bem encaixados. Repare que, enquanto estava no corner, Joe não agiu da forma imprudente de outrora. Ele sabe que está enfrentando um oponente astuto com uma barra de CA cheia – que, como eu disse, tem um papel importantíssimo em mindgames -, e utilizou muito bem os dashes para aplicar a pressão necessária e induzi-lo ao erro, punindo-o com os agarrões.

FINAL ROUND – FIGHT!

Joe volta para o 3º round agindo agressivamente, mas de forma mais sóbria, forçando Yukadon a chegar para trás e se aproximar do corner. Yukadon já percebeu que Joe é um jogador perigoso e que não tem medo de jogar de forma arriscada, e também já percebeu que a barra de CA dele já está quase cheia. Vendo por esse lado, é simples perceber o motivo que levou o japonês – um jogador um tanto compenetrado e cuidadoso – a utilizar um CA logo no início do round, aos 92 segundos. Ao utilizá-lo primeiro, Yukadon ganhou uma vantagem considerável na barra de vida, e, com isso, não só ficou mais próximo da vitória como – principalmente – impediu que Joe ficasse próximo dela. O japonês sabe o poder de uma barra completa de CA em mindgames, mas também sabe que ter a dianteira na barra de vida permitiu ao americano levar o round anterior. Então, nesse caso, foi preferível tirar as possibilidades de Joe do que tentar forçar o seu próprio jogo contra ele.

Mas não importa. Nem com a vantagem de vida Yukadon consegue parar Joe. O jogador mais uma vez gasta recursos – dessa vez o V-Trigger – para garantir que irá ditar o andamento do round, e consegue encaixar um bom combo em Yukadon, empurrando-o pro corner, aos 81 segundos. No entanto, por ter pouca vida, Joe sabe que não pode pressioná-lo com tanta avidez, e seus fracos pokes acabam permitindo que Yukadon saia do corner. Perceba também que a atitude menos agressiva de Joe demonstra que ele está tentando algo diferente: pescar uma jogada descuidada de Yukadon para puni-lo com Critical Art. Dessa forma, também vale perceber que Yukadon percebeu o plano de Joe e evita utilizar golpes arriscados – veja como ele não lança nem ao menos um Sonic Boom, que foi a razão de ter tomado uma Critical Art no round anterior.

Nesse momento, muitos jogadores teriam pressionado Joe no corner até vencê-lo, pois a vantagem de vida ainda é considerável, mas a verdade é que Yukadon tem tido um bom prospecto simplesmente punindo os erros de do Joe. Ao parar de pressioná-lo com afinco e deixando-o conduzir a partida, o japonês parece estar apostando nisso – e consegue puni-lo com um combo e com um agarrão após um dash mal calculado aos 70 segundos. Joe ainda tenta escapar utilizando seu V-trigger e jogando Yukadon no corner, mas é surpreendido pelo EX Sonic Boom + V-trigger de Yukadon, e é empurrado de volta para o corner.

E agora chegamos a um momento muito, muito interessante, quando a partida começa a ganhar contornos dramáticos. Olha só como as coisas são.

Yukadon sabe que precisa de muito pouco para vencer, mas cada investida dada – incluindo overheads – é bloqueada com sucesso por Joe, o que o faz ganhar o apoio cada vez maior da torcida. O japonês sabe que não pode se arriscar muito, pois golpes descuidados podem permitir que Joe encaixe uma Critical Art, ganhe momentum e cresça MUITO no final dessa partida (viu como, de novo, uma barra cheia de CA pode fazer a diferença no final?). E então, com uma última rasteira no limite de seu range, Yukadon consegue enganar Joe, acertá-lo, e levar a primeira partida.

O interessante desse momento é perceber que uma partida não se limita aos dois players, mas também ao que acontece ao redor deles. LI Joe era o único americano a disputar as Finais de Street Fighter, e contava com o apoio maciço da torcida americana. Qualquer erro de Yukadon poderia ter dado brecha para um comeback épico de Joe, e não podemos negar o peso mental que um momento desses teria para a partida como um todo. Foi aí que os nervos de aço e a execução precisa de Yukadon fizeram a diferença – e tudo em menos de 20 segundos.


Gostaram dessa análise? Pois não esqueçam de deixar a opinião de vocês aí embaixo! Aproveitem para sugerir partidas que vocês queiram ver aqui e qual é o próximo personagem deve ser analisado. Não se esqueçam também de compartilhar essa análise e de curtir a página da CounterHit, para não deixar de receber as nossas matérias em primeira mão.

Dica enviada via e-mail por Luiz Felipe Lima (luiz@delfos.net.br)

Área de Comentários