(ARTIGO) Relato da viagem ao EVO 2016 por Blue Link

Blue Link 0 comments Facebook Comments

evo_2016_750x400

Nota: Esse é um artigo que expressa as experiências e opiniões do autor, e não necessariamente o ponto de vista do CounterHit!


Olá pessoal, aqui é o Blue Link. Estou fazendo esse artigo para falar um pouco sobre como foi minha viagem até a EVO 2016, que foi o maior torneio de todos os tempos de jogos de luta do Ocidente. Eu vou estar dividindo esse artigo de forma cronológica, dividindo em dias de viagem. Então tá, vamos começar:

TERÇA-FEIRA: Eu estava indo para Las Vegas com a companhia Delta Air Lines, o Voo de São Paulo para Detroid era num Airbus, mas sinceramente não tem muita diferença entre os aviões na classe econômica. Chegando em Detroid, me deparei com um terminal tão grande que tinha um trêm só para andar por ele, com as estações Centro, Norte e Sul. Procurei um restaurante chamado Popeyes (que na minha opinião faz o melhor frango frito do mundo) e como tinha que esperar 4 horas pelo meu próximo Voo, fiquei apenas usando a internet.

Meu segundo Voo também foi num Airbus, e 4 horas depois de embarcar eu pousei em Las Vegas, num aeroporto que já era conhecido para mim pois fui na EVO em 2012, mas ainda sim é estranho já ver máquinas de casino logo quando desembarca do avião, dentro do próprio aeroporto. Como eu não despachei nenhuma mala (fui com uma nas costas que tinha meu arcade stick, notebook e Wii U, e uma de rodinha bem pequena com as roupas), nem perdi tempo esperando as mesmas e já fui procurar aonde ficava o ponto de ônibus do Aeroporto, já que era mais barato que pegar uma van (paguei 2 dólares no bilhete, ao invés dos 20 dólares da Van). Inclusive, fica aqui a recomendação para quem quiser ir para a EVO no futuro, use um ônibus para ir no hotel, pois já que estamos falando de Las Vegas eles são tão luxuosos quanto um Shuttle e param na frente de diversos hoteis.

O resto do dia foi bem ordinário, tudo que queria saber era ficar no quarto de hotel e relaxar depois das 18 horas de Voo, então não vou entrar em detalhes.

QUARTA-FEIRA: Nesse dia eu já estava mais descansado, e entrei no Discord do PokkénArena (que, para quem não sabe, Pokkén é meu jogo principal no momento) para saber se mais alguém já estava em Las Vegas, e o jogador americano TheAppleBoom tinha acabado de chegar. Convidei ele para vir jogar umas partidas no meu quarto, e ele chegou quando era em torno das 10 ou 11 da manhã, ficamos jogando por uma hora e meia, e depois fomos almoçar, e ficamos discutindo sobre a cena do jogo, o nível dos jogadores e o que esperar da EVO. Quando lhe perguntei quem ele achava que era o melhor jogador do país, ele disse que tinha uns 50 americanos que no momento estão no mesmo nível e que era difícil falar que um era melhor que o outro, e que ele acreditava que os melhores dos EUA estão num nível muito similar ao Japão (o que depois foi comprovado, pois tivemos 4 americanos no Top 8 e o EUA venceu o 5v5 que foi feito contra  o Japão na Anime Suite).

Depois de almoçar, voltamos para o quarto e jogamos por mais umas duas horas e meia, e o placar ficou algo em torno de 16 a 9 para ele. Como eu queria dormir cedo para me preparar para a EVO (eu teria que acordar as 4 da manhã na sexta pois minha primeira Pool era as 8 da manhã), ele resolveu sair do quarto para ir encontrar outros jogadores depois de um tempo, e lhe perguntei o que ele achava do meu nível. “Você está muito perto de ser do mesmo nível dos Tops players americanos, você só precisa conhecer um pouco melhor as Match-ups, e por isso se der te recomendo ler o guia que o Shadowcat fez.”, eu falei que não acreditava que era tão bom assim, e que eu tinha muito a melhorar, e ele me respondeu “Bom, sexta-feira depois da sua Pool a gente conversa de novo, ok?”, eu só disse ok e fiquei pensando em como ele valorizou meu jogo mesmo não sendo americano. Dai a gente se despediu e fiquei lendo um pouco o tal guia antes de dormir.

QUINTA-FEIRA: Dia de pegar a Badge. Acordei cedo e fui até o Las Vegas Convention Center, e la encontrei o brasileiro ONi, que já estava na fila e disse que tinha tentado me avisar pelo Facebook do tamanho dela e para vir logo (detalhe que ainda era meio dia e a fila já tava gigantesca). Bom, entrei no fim da fila e esperei uns 40 minutos (enquanto jogava Tetris do 3DS) para finalmente conseguir pegar minha Badge de competidor da EVO 2016. Depois disso acabei encontrando o Landstalker (outro basileiro) por ae e ficamos conversando um pouco, depois apenas fui para o hotel pois meu objetivo era dormir 8 da noite para acordar 4 da manhã.

SEXTA-FEIRA: Primeiro dia da EVO. Botei um despertador no PC e um no celular, e consegui acordar no horário que queria. Enrolei um pouco na cama, tomei um banho, liguei o Wii U e fiquei praticando um pouco enquanto comia um bolo que comprei no dia anterior de café da manhã. O motivo pelo qual acordei tão cedo era para poder ter certeza que já estaria bem disposto e ativo quando chegasse minha hora de jogar (tanto que comprei umas 5 barras de cereais para comer por lá ao invés de sair procurando almoço durante o torneio, só para poder manter o foco). Quando era la pelas 6 da manhã desci do meu quarto, comprei um Gatorade e uma água, passei no StarBucks para tomar um café (aguado demais…) para ficar bem acordado, peguei um Taxi e fui. Chegando lá a fila para entrar ainda tava pequena, mas como 1936 pessoas faziam parte das Pools da 8 da Manhã aquilo rapidamente ficou pior que uma fila para entrar no Anime Friends. Mas felizmente não era a Yamato que tava organizando o evento e 10 minutos depois de abrir as portas todo mundo já tinha entrado.

Logo quando entrei fui direto para a parte do Tekken, não apenas pelo fato de que minha primeira Pool era nesse jogo, eu queria conversar com o Harada sobre algo (que vou manter em segredo por enquanto) e felizmente tive a oportunidade de ver ele por lá. Depois da conversa, fui para a minha Pool jogar pela primeira vez aquele jogo, e como eu tava jogando de Shaheen (personagem Top Tier fácil de aprender) foi também a minha primeira vez jogando com o meu personagem. Como esse jogo ainda não saiu para consoles, qualquer gota de experiência conta, e os americanos tinham um pouco mais de experiência do que eu pois o jogo já tinha aparecido em diversos torneios por lá.

Meu primeiro oponente foi um jogador de Hwoarang (Kitasu Arano), e antes da partida a gente ficou conversando com ambos falando que não ligavam tanto pelo resultado nesse torneio pois o jogo nem tinha saído ainda. Quando jogamos, a gente até mesmo ficava conversando durante a partida do tipo “wow, você acertou esse combo!”. Mesmo assim, para minha surpresa, consegui vencer de 2 a 0 dele. Meu segundo oponente foi um jogador de Steve, o canadense Missed Inputs. Foi uma luta muito difícil e intensa, com todas as partidas indo até o último round (lembrando que tekken é melhor de 5, ou seja, jogamos 5 rounds por luta), mas no fim ele levou a melhor e perdi por 2 a 1. Mas o que achei legal foi que depois da partida ele me perguntou “quantas vezes você já jogou esse jogo?” e eu disse que nenhuma e ele falou “nossa, mas você tava jogando tão bem de Shaheen, tava até fazendo os Juggles já” e respondi “É, eu treinei vendo vídeo do YouTube, uma vez um americano fez isso no Virtua Fighter e conseguiu se sair bem na EVO em 2012, eu quero ver o quão longe eu consigo ir”.

Depois tive que enfrentar o jogador Six Machine, que usava o personagem Claudio, e vou dizer, é TENSO enfrentar um personagem que você nunca viu na vida durante uma EVO. A luta foi 2 a 1 para ele e perdi (e depois ele avançou até as Losers Finals das Pools mas perdeu lá) e novamente, fui perguntado se já tinha jogado esse jogo alguma vez, não apenas pelo Six Machine, mas pelo juíz da Pool, que depois ficou surpreso e quis saber mais da cena brasileira de Tekken (que por sinal, pode ser pequena mas é sensacional, amo vocês).

Logo depois tive que ir para minha Pool de Street Fighter V, e como já era o esperado, não me sai muito bem. Eu estava desanimado com o jogo por causa do lance dos 8 frames de delay, e nem pratiquei muito, tanto que até resolvi usar a Ibuki ao invés do Ryu ou do Nash no torneio. Perdi para um Zangief na Winners (o Typhon) e durante a Losers peguei um bye e depois perdi para uma Chun-li (o Jed). Durante a partida da Losers meu controle foi desconectado por um DualShock 4 que não tinha sido desligado depois de jogar, e por causa disso tive que dar um round (mas eu provavelmente já ia perder), e achei muito legal a atitude do meu oponente pois o tempo inteiro ele tava pedindo desculpas por ter que tomar o round de mim desse jeito. Eu disse que esse tipo de coisa acontece, e agradeci pela partida.

Depois fui para a minha Pool do Pokkén, e meu primeiro oponente (o Prolixus) não compareceu… o que me deixou um pouco magoado pois é meu jogo principal e queria jogar o máximo de partidas possíveis no torneio. Logo em seguida enfrentei o Bishop, um jogador de Garchomp. Esse personagem não é necessariamente ruim, mas é extremamente técnico e é muito difícil encontrar um jogador bem experiente dele, e isso somado ao match-up ser vantajoso para a Braixen me fizeram ganhar de 2 a 0. Logo depois tive que enfrentar o Gouken Respek, jogador relativamente conhecido em Street Fighter da California. Ele usava Suicune, uma match-up que ao meu ver é 5-5 contra a Braixen. Foi uma luta relativamente difícil, com a primeira partida indo até o último round, e durante o mesmo, algum jogador que jogou antes naquela estação apertou o pause para conectar a outro Wii U e pausou minha partida (sim, sou azarado demais), mas como o jogo roda em Lan apenas meu Wii U pausou, e nisso eu tomei um combo de 50% de vida do Suicune… Eu consegui ganhar a partida, mas avisei ao juíz e ao meu oponente, e no fim ficamos esperando o jogador parar de jogar no outro Wii U, sem penalizar o mesmo. Venci a próxima partida sem perder um round, e depois tive que enfrentar o DIO, um adolescente que jogava de Blaziken. Essa é uma Match-up que treinei muito, pois passei diversas horas jogando contra o Bad Intent (top player americano de Blaziken) online, por causa disso até consegui um perfect e venci pro 2-0 e sai das Pools pela Winners. Demorou uns 20 minutos para cair a ficha, mas é, eu já era Top 128 da EVO 2016 num jogo que nunca joguei contra nenhum brasileiro, apenas contra estrangeiros online (thank you based Harada e seu netcode mito).

Durante o resto do dia fiquei passeando pelo evento, e quando foi lá pelas 6 da tarde fui jogar o torneio de Koihime Enbu, mas como peguei o jogo literalmente 10 dias antes da EVO e só joguei contra o Shadow Bringer tomei um 0-2 tenso e percebi que ainda não entendia nada da minha personagem ou do jogo em si, mas isso também aumentou minha vontade de treinar o mesmo! Depois apenas voltei pro quarto e fui dormir pra acordar 5 da manhã no dia seguinte.

SÁBADO: Acordei no horário que queria, fiz a mesma rotina do dia anterior, e o ONi (que estava no mesmo hotel que eu) ofereceu uma carona até o evento pois ele tinha alugado um carro. Chegamos por volta das 9 da manhã, e fiquei assistindo um pouco do Top 8 de Tekken enquanto esperava minha Pool começar. Quando cheguei lá, encontrei outros jogadores, e tivemos que esperar uns 15 minutos para a Pool começar, e depois deu um rolo pois falaram para nosso juíz que eu ia jogar no stream e depois acabei não jogando e isso me desconcentrou um pouco (não o suficiente para alterar o resultado da partida seguinte, mas pegou um tanto mal por parte da EVO). Meu primeiro oponente era o Tspeeds, jogador de Mewtwo, um dos dois personagens que não queria ter que enfrentar no torneio (o outro era o Pikachu) e eu fiz todas as leituras erradas na primeira partida, e não tava conseguindo “baixar” o estilo de jogo dele. Na partida seguinte eu já tava entendendo melhor seu jogo e quase fiz um comeback, mas não consegui. Nisso um jogador (acredito que amigo do Tspeeds) chegou para mim e disse umas dicas de como enfrentar o Mewtwo, e disse que tinha achado que eu ia virar a partida lá pelo final e para me encorajar ainda falou “chega pelo final da Losers e vence ele!”. Eu fiquei surpreso com o suporte e agradeci, e logo em seguida tive que jogar minha próxima partida.

Daqui em diante eu fui jogando sem parar até ser eliminado, eu jogava uma partida e logo depois tinha que jogar de novo. Meu primeiro oponente pela Losers foi o McDareth, um jogador de Blaziken. Felizmente eu conhecia bem o Match-up, mas mesmo assim e mesmo dando dois Perfects nele a luta foi 2 a 1 e não consegui relaxar até o K.O aparecer no fim do último round, e senti um alívio enorme ao fim da luta. Depois tive que enfrentar o Jstar, jogador de… Machamp, possívelmente a match-up mais desbalanceada do jogo (a favor do meu personagem). Eu venci com muita folga mas fiquei com muita dó dele de ter que pegar essa match-up em um campeonato. Depois tive que enfrentar o jogador Popteen, jogador de Pikachu, que me derrotou de forma convincente por 2 a 0. Minha jornada na EVO acabava aí, mas consegui pegar um Top 64 com isso, e estou muito feliz com meu resultado.

Depois fiquei vendo as partidas da Pool até ela acabar, e para mim o melhor momento da EVO aconteceu nelas. Durante a segunda luta da final da Winners o jogador Uho (que usava Pikachu Libre) conseguiu uma larga vantagem contra o Tspeeds no último round da partida após ter vencido uma partida dele já, e quando viu que o tempo tava acabando ele literalmente parou de jogar e ficou dando Taunt usando as animações das Stances da Libre. Nisso o Tspeeds conseguiu mover ele até o canto e entrar com uma pressão e encaixar 2 combos neles, e quando o Uho viu que ele ia perder ele começou a berrar loucamente em japonês algo do tipo “NAI, NAAAAI” e eu fiquei rindo muito internamente da situação toda, pensando “toma bonzão!”. Na partida seguinte ele jogou a sério e destruiu o Tspeeds, mas mesmo assim parabenizei ele por não deixar barato os Taunts e vencer aquela partida.

Depois fiquei esperando o Top 16 de Pokkén começar, e infelizmente, foi o pior momento da EVO. Não por causa das partidas, pois elas foram umas das melhores coisas que já tinham acontecido, mas sim por causa da comunidade de jogos de luta. O palco da EVO estava dividido em três telões, com Pokkén passando no centro, Street Fighter no da esquerda e Melee no da Direita. A gente literalmente estava tipo um sanduíche entre os 2 jogos, e embora as partidas do Pokkén estavam hype, do lado do Street Fighter ninguém estava parando para assistir, e estavam ocupando uns 40% do espaço, ao mesmo tempo que vibravam por coisas simples como um jab só porque era um americano acertando num japonês (o que é irônico demais já que depois eles berraram “PI~KA~CHU” na partida que o Potentin usou o mesmo contra um americano, eles tavam tão desconcentrados ao Pokkén que nem perceberam que tavam vibrando para o jogador estrangeiro). Do lado do Melee a coisa estava um pouco melhor, mas mesmo assim foi uma situação aonde eu literalmente desejaria ter visto num stream.

Depois fiquei sabendo que foi assim com todos os jogos que tiveram uma final no Sábado, e a EVO já pediu desculpas e que vão tomar providências ano que vem, mas isso deixa evidente que a comunidade de jogos de luta ainda tem muito a crescer e a aprender a deixar o egoísmo de só se importar por um jogo de lado, pois nem o respeito de assistir o nosso Top 8 na boa e com hype da plateia tivemos, e eu tenho CERTEZA que se o mesmo tivesse acontecido num torneio com LoL e Street Fighter a FGC teria ficado brava e reclamado dos jogadores de LoL.

Depois eu me encontrei com uns jogadores de Pokkén para jantar e jogar umas partidas, e fui dormir e me preparar para o grande dia das finais do Mandalay Bay.

DOMINGO: Dessa vez eu acordei mais tarde, eu até queria ter assistido as finais de Mortal Kombat X (mas não as de Marvel), mas tinha acordado muito cedo nos outros 2 dias e usei a manhã desse dia para dormir e relaxar. Cheguei ao meio dia no Mandalay Bay, e me encontrei com uns jogadores de Pokkén e ficamos vendo as finais de Guilty Gear juntos. No meio do Top 8 eu fui dar um oi para o Sarda, mas logo depois voltei para dentro do estágio e fiquei assistindo. Depois veio Melee e Street Fighter V, e posso dizer uma coisa a vocês, é COISA DE OUTRO MUNDO assistir jogo de luta em um estágio assim. Foto, vídeo e texto nenhum consegue expressar como é a sensação, você TÊM que estar lá para sentir, é algo fantástico, e fiquei muito contente de ter ido (até porque foi um momento histórico para a FGC). Se a viagem tivesse sido apenas as finais no Mandalay Bay já teria valido a pena tudo que gastei para ir e todas as horas de voo que tive que viajar para tal, isso foi o quão incrível foi essa experiência.

ENCERRAMENTO: Bom, é isso, o texto ficou longo mas acho que deu para mostrar um pouco de como foi o evento do ponto de vista de um jogador. Estou muito contente com esse Top 64, e muito contente também o suporte de diversos amigos e familiares, em especial da comunidade de Tekken que já faz 3 anos que sempre me apoia em tudo que faço (mesmo não sendo um jogador tão bom do jogo), dos jogadores Coil e Tib pois sem eles eu com certeza não saberia o quanto que sei de jogo de luta, e dos meus pais. Entretanto, gostaria de deixar umas palavrinhas para duas pessoas que eu tinha uma certa consideração e que esse semestre falaram um monte de besteira para mim, e agora é a vez delas de ouvirem (não irei falar o nome completo deles pois assim só quem me conhece sabe de quem to falando):

Ao Thomas, que diversas vezes me chamou de doente e diversos outros palavrões por eu gostar de Pokkén e querer que a comunidade do Brasil perceba que o jogo tem qualidade e potêncial. Eu só digo o seguinte, eu não ligava para sua opinião de derrotado pois eu já sabia de algo, Paixão SEMPRE vai vencer de Ódio. Não importa o quanto você desvalorize a mim como jogador ou ao meu jogo, a força de vontade de alguém que verdadeiramente ama o que faz fala mais alto (tanto que dos 4 brasileiros que avançaram das Pools na EVO esse ano três foram em jogos com comunidades menores ou desvalorizadas no Brasil, aonde a maioria dos jogadores jogam por realmente amar o jogo), e estou aqui para te provar que mesmo sem nunca ter jogado contra um brasileiro no Pokkén, consegui um Top 64 no maior torneio até o momento do jogo. Por isso, se quiser ser um Troll e Hater de internet fique a vontade, isso nunca vai te levar a lugar nenhum na vida, mas quem estará perdendo com isso será apenas você!

Ao Eduardo, que após eu pedir uma ajuda para criar mais conteúdo me xingou de diversas coisas, disse que eu não sabia tanto quanto eu imagino e ainda enfiou minha mãe no meio da conversa. Talvez eu realmente não saiba o quanto eu acredito saber, mas eu sei de uma coisa: o meu conhecimento, dedicação, esforço e suor foram o suficiente para conseguir um Top 64 na EVO num jogo que só existe fazem 4 meses, e isso é algo que você (ou a “metade da comunidade que ri da minha cara pela minha frente e a outra metade que ri por trás”, como você me disse) jamais poderá negar e tirar de mim. Além disso, o pouco que sei eu compartilho com a comunidade e tento melhorar a vida de diversos brasileiros que tentam aprender jogos de luta, por meio de artigos escritos e tutoriais em vídeo. O que VOCÊ já ensinou ou tentou ensinar para a comunidade? Ou melhor, o que VOCÊ já fez por ela, para querer falar algo de mim?

A esses dois (e a diversas pessoas que duvidam tanto de brasileiros e que tentam de tudo para desmerecer o trabalho de muita gente esforçada que existe nesse país) eu digo: o tempo sempre mostra quem está certo.


Obrigado por lerem até aqui, e até a próxima.

Área de Comentários