Organizador da Evo explica a ausência de Ultra Street Fighter IV no palco principal

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Juri Gameover

Todos os anos os jogadores de jogos de luta aguardam para ver quais jogos estarão no palco principal da Evolution Championship Series, ou Evo, um dos maiores campeonatos de jogos de luta do mundo. Este ano tivemos algumas surpresas durante o anúncio oficial, como a adição de Pokken Tournament, e a revelação da edição doméstica de Tekken 7, com direito a Nina noiva e tudo. Mas uma coisa que realmente está se tornando um debate na comunidade é a ausência de Ultra Street Fighter IV, que era considerado o carro-chefe do torneio, e que só ano passado trouxe mais de 2000 pessoas ao evento.

Do ponto de vista comercial, parece uma decisão sem sentido à principio, já que o jogo prometia trazer muito mais pessoas (e consequentemente mais retorno em termos de inscrição) do que alguns jogos que estarão no palco principal. Mas nem sempre a situação se resume à números brutos, embora eles ainda sejam relevantes em muitos casos (especificamente com a franquia Smash Bros.). Para dar uma satisfação aos fãs, sabendo que é uma questão polêmica, Joey “Mr. Wizard” Cuellar, organizador do evento, deu uma entrevista onde ele debate, entre outras coisas, a ausência do jogo no palco principal.

Nesta entrevista é possível perceber como ele busca mais enfatizar a presença de Street Fighter V, do que explicar a ausência de Ultra Street Fighter IV. Ao citar pontos como a grande plataforma base de Playstation 4, além dos PC, e a presença da comunidade no Beta, ele explica que está na hora de se mudar para um novo jogo. Ele também diz que ao colocar Ultra Street Fighter IV e Street Fighter V no mesmo torneio, simplesmente não aumentaria consideravelmente o número de inscritos, já que todos que disputariam um dos jogos disputariam o outro, fazendo com que eles tivessem o dobro de gastos em infraestrutura para quase nenhum retorno a mais.

EVO games

Jogos que estão no palco principal da Evo 2016

Esta declaração não necessariamente reflete a realidade da comunidade, pois nem todos os jogadores recebem tão bem os títulos novos, e mesmo os que recebem não o fazem de forma tão rápida, principalmente pelo fato de Street Fighter V ser um jogo que está exigindo dos jogadores uma espécie de raciocínio que muitos não fazem no Ultra Street Fighter IV, as jogadas no Street Fighter V estão mais arriscadas, e estes jogadores ainda estão relutantes quanto ao novo título.

Agora, existe outra possibilidade. A Capcom já declarou que está com uma proposta diferente para o Street Fighter V do que para qualquer outro jogo da franquia anterior. A Capcom quer que o jogo entre no trem eSports. E para isso ela está tendo uma política muito agressiva com relação à campeonatos, fazendo parcerias e estimulando o cenário competitivo no mundo inteiro. A Capcom quer que as pessoas joguem Street Fighter V competitivamente, pois ela esta trabalhando para isso. Para a Capcom, o cenário competitivo de Ultra Street Fighter IV só deveria servir como um trampolim para a nova versão, então não é difícil pensar que a empresa não iria gostar que o título anterior dividisse o palco principal com o novo título.

Mas isto não quer dizer que Ultra Street Fighter IV esteja “morto”. A Evo é conhecida por ser o palco de diversos torneios adicionais, os chamados Side Tournament, que são realizados na área BYOC (Bring Your Own Console, ou Traga o Seu Próprio Console) de maneira independente. O grupo AnimEvo é conhecido por organizar vários destes torneios, e ajudar na divulgação de outros. Na edição de 2015 por exemplo, dentre os vários jogos que possuíram Side Tournaments na Evo estão Gundam VS Extreme Full Boost, Melty Blood Actress Again, Aquapazza, Darkstalkers 3: Vampire Saviors, Skullgirls, Dead or Alive 5: Last Round, Capcom vs SNK 2 e muitos outros.

Animevo

Jogos que tiveram Side Tournaments na Evo em 2015

Nenhum grupo ou membro da comunidade divulgou nenhum Side Tournament para 2016, mas com o apoio de Mark “Markman Julio da MadCatz, é praticamente certo a existência de um campeonato de Ultra Street Fighter IV na Evo. Declarações como a de Justin Wong mostram que a comunidade deve assumir para si a longevidade dos títulos, e não apenas “obedecer” as organizações de grandes torneios. Onde existir uma comunidade se ajudando e coordenando eventos, nenhum jogo irá “morrer”.


Fonte: Shoryuken

Área de Comentários