Daigo doa seus prêmios da Capcom Pro Tour para uma bolsa de estudos direcionada à jogadores

Cross Hands 1 comment Facebook Comments

daigo-the-beast-umehara
Você já deve ter ouvido falar de Daigo Umehara. Talvez pelo famoso “Evo Moment 37”, pelos duelos que travou com Alex Valle lá nos anos 90, pelos seus Ume-Shoryus (que alguns chamam de Shoryukens “nóias”) ou simplesmente por ser o cara que ganhando ou perdendo conserva sua gélida expressão, o fato é que Daigo se tornou quase um símbolo de jogador competitivo de Fighting Games, viajando o mundo e deixando uma trilha de fãs e de vítimas.

Mas agora, além de sua popularidade, habilidade de jogo, frieza e sucesso, também podemos colocar outro adjetivo para Daigo: Filantropo. Isto porque ele decidiu doar todo o dinheiro que ganhou nas finais da Capcom Pro Tour, cerca de 60 mil dólares, para o fundo da Bolsa de Estudos da Evo. Para quem não conhece, a Bolsa de Estudos da Evo foi criada pelos mesmos organizadores do mais famoso campeonato de jogos de luta do mundo, a Evolution Championship Series, ou simplesmente “Evo”, para financiar os estudos de membros da comunidade de jogos de luta (FGC) que desejam seguir na carreira de Game Designer, em parceria com o Centro de Jogos da Universidade de Nova York (NYU Game Center), visando aumentar a representatividade da FGC no mercado de jogos atual.

Daigo Umehara fez essa declaração à respeito de sua doação:

“Eu gostaria de doar todo o dinheiro dos prêmios que ganhei nas finais da Capcom Pro Tour para a comunidade. Faço isso simplesmente porque eu não existiria sem a comunidade e eu devo a vocês. Minha vida como um jogador profissional me proporcionou experiências inestimáveis. Eu tive que dar o meu melhor para enfrentar jogadores de elite ao redor do mundo e encontrar e interagir com fãs por todo o globo. Eu posso me expressar através do meu jogo para o público, a comunidade. Assim como você necessita de um oponente em um jogo de luta, a comunidade é igualmente importante para mim.

Minha vida como um jogador profissional começou com Street Fighter IV. As finais da Capcom Pro Tour estiveram aqui para concluir esse capítulo da minha vida. Eu trabalhei duro todos os dias. Eu cresci muito. Eu tive muita diversão no processo ao longo do ano. Eu me senti completo. Estando satisfeito, eu cheguei às finais. Eu estava pensando que se eu ganhasse algum prêmio, eu gostaria de doar à comunidade, que me apoiou por todas essas vezes. Não somente consegui o prêmio, como também pude jogar o meu jogo e me expressar. Eu tive grandes partidas, e tive muita diversão.

Eu sinceramente espero que o dinheiro que eu doar vá ajudar a comunidade à avançar. Quanto mais a comunidade crescer, mais a minha carreira irá expandir, não? Isso não é tão mau. Pelo menos, será um investimento muito mais sábio e prudente do que um Ume-Shoryu?!

Eu não posso expressar a minha gratidão quanto à comunidade. Mas eu gostaria de dizer que estou aguardando vê-los novamente ano que vem. Espero que todos vocês tenham boas festas.”

Em resposta a esta doação, o NYU Game Center emitiu esse comunicado direcionado à FGC:

“O NYU Game Center está honrado em continuar apoiando a comunidade de jogos de luta oferecendo oportunidades para estudar design de jogos na Universidade de Nova York.

Essa doação generosa demonstra o espírito de Daigo. Ela indica que as qualidades que o faz um grande competidor se estendem muito além do jogo. Sua doação também demonstra a capacidade dos jogos competitivos em mostrar o melhor das pessoas. Mesmo que estes sejam jogos de intensa competição e conflito estilizado, eles criam um contexto para demonstrar as melhores qualidades do caráter. Isto é uma ironia que pode não ser percebida pelas pessoas alheias aos jogos de luta à primeira vista; tendo um coração tão grande para doar todos os seus prêmios é na verdade uma indicação do que é necessário para ganhar em primeiro lugar.

Essa riqueza complexa dos jogos de luta é uma das razões pelo qual o NYU Game Center está tão orgulhoso em ser uma parte da comunidade, e também o porquê nós sentimos que essa bolsa de estudos é tão importante. Em um nível individual, o objetivo da bolsa é ajudar os membros da comunidade canalizar sua paixão e maestria em caminhos diferentes do que o de ser um jogador profissional. Para alguns, jogos competitivos serão um passatempo para a vida toda, para poucos, jogar profissionalmente pode ser uma carreira, para outros, talvez com a ajuda da Bolsa de Estudos da Evo, eles são um caminho para uma profissão que compila as habilidades necessárias para dominar o jogo.

Em conjunto com esse possibilidade de mudança de vida em um nível individual, nós acreditamos que a Bolsa de Estudos da Evo irá nutrir a saúde do cenário de jogos competitivos como um todo. Permitindo que indivíduos de dentro da comunidade tomem a liderança, jogos competitivos irão continuar a evoluir e se tornar um campo ainda mais rico de jogos.

Reconhecendo que a doação de Daigo agora torna o estudo uma possibilidade para muito mais pessoas, inscrições para a turma do Outono 2016 se estendeu até o dia 15 de Janeiro. Para mais informações visite: http://gamecenter.nyu.edu/evo/. Nós também estaremos felizes em responder qualquer pergunta em: gamecenter@nyu.edu.

A Bolsa de Estudos da Evo é totalmente financiada pela generosidade da comunidade de jogos de luta. Se você gostaria de fazer uma contribuição de qualquer montante para a Bolsa de Estudos da Evo, você pode fazer uma doação dedutível no imposto de forma online aqui: https://www.nyu.edu/giving/give-now/?id=1000229.”

E pro fim um breve comentário da organização da Evo:

“O time Evo está agradecido em ter Daigo como parte desta comunidade, e sem ele nós não estaríamos onde estamos hoje na FGC. Nós estamos ansiosos para assistir seu sucesso nos anos que virão. ”

Daigo está na história dos jogos de luta. Por meio de suas partidas ele propiciou alegria e entretenimento para muitos fãs desse gênero. Por meio de seu sucesso ele propiciou uma maior visibilidade para a comunidade e seus eventos. Para muitos ele é um exemplo a ser seguido, e agora demonstra que também é uma pessoa que ao mesmo tempo é generosa e se preocupa com o futuro da comunidade. Que outras pessoas possam seguir esse seu gesto, não necessariamente no sentido monetário, mas também na preocupação com a comunidade e altruísmo.


Fonte: Shoryuken

Área de Comentários