[ARTIGO] Teoria: jogos de luta podem LITERALMENTE melhorar seu desempenho acadêmico?

Blue Link 0 comments Facebook Comments

skullgirls class notes

Jogos de luta são conhecidos por exigir bastante da mente da pessoa. Se alguém quer ser bom nesse gênero precisa ter disciplina, aprender a controlar a raiva em momentos críticos e saber fazer bons mind games, e as qualidades adquiridas desse treinamento podem ser levadas para outras áreas da vida. Mas jogos de luta aparentemente tem uma vantagem MUITO mais OP (OverPowered) do que apenas isso, e podem estar literalmente regulando seu cérebro para o sucesso.

Mas primeiro preciso falar daonde surgiu essa teoria. Eu sou uma pessoa que gosta muito de Psicologia e coisas que envolvam a mente e o cérebro no geral, e estou sempre pesquisando sobre o assunto. Recentemente descobri uma empresa chamada MindValley Academy (http://mindvalleyacademy.com) que vende produtos que no geral falam sobre a mente e como melhorar sua vida treinando seu cérebro. Embora boa parte dos produtos sejam pagos, eles tem um blog (http://blog.mindvalleyacademy.com) com diversos artigos muito interessantes que podem ser vistos sem pagar nada (e por causa disso sou inscrito neles), e recentemente postaram um artigo sobre o que são ondas cerebrais e como elas afetam seu dia a dia:

http://blog.mindvalleyacademy.com/meditation/science-of-brainwaves?utm_source=cm-blog&utm_medium=twitter-share&utm_campaign=mvablog-share

Resumo rápido em português:

Beta: a frequência “mais rápida”, usada para resoluções lógicas e racionais e para solucionar problemas, e ótima para se concentrar. Por causa disso tudo, é a frequência mais associada ao stress e fatiga. Também é a frequência aonde adultos passam a maior parte do tempo.

Alpha: uma frequência mais devagar que a Beta, associada com o apredizado, memória, imaginação e criatividade. É uma frequência mais relaxada e calma, geralmente sentida durante um banho (por exemplo) e associada ao “feeling”, as emoções, ao “coração”. Por causa disso, é uma frequência muito boa para ser usada pra alterar nosso subconsciente, e a frequência aonde adolescentes passam a maior parte do tempo.

Theta: a frequência logo abaixo de Alpha, associada com a memorização e com um relaxamento mais profundo que a Alpha (estamos em Theta quando a gente acorda ou o momento logo antes de cairmos no sono, por exemplo). É também uma frequência aonde nosso subconsciente está muito aberto a sugestões novas e aonde absorvemos mais coisas, uma pessoa em trance hipnotica (e sim, hipnose existe, apenas não da forma como a mídia sugere) está num estado de Theta, por exemplo. É a frequência aonde crianças de até uns 7 anos passam a maior parte do tempo.

Delta: as frequências mais devagares e que são geradas enquanto se dorme sem sonhar. Quando seu cérebro está em Delta, seu corpo está focado em se curar e se restaurar, tornando ela importante para seu dia.

Resumidamente, o ideal para estudar e aprender é que as ondas Alpha estejam predominantes em seu cérebro, pois você está relaxado, criativo, e principalmente tem um controle maior sobre o seu subconsciente. Além disso, é importante que você possa “mudar” de Beta para Alpha, sempre que desejar, pois assim você pode desenvolver um raciocínio lógico ao mesmo tempo que é criativo e aprende coisas novas. Muitos adultos sentem dificuldade nisso, e uma prática para produzir frequências Alpha com mais facilidade é a partir da meditação.

Antes de continuar a explicação, entretanto, é preciso que você entenda bem o que é mente consciente e subconsciente:

Mente consciente: são atos aonde você tem que “pensar” antes de fazer, como por exemplo: ao escrever um texto, ao resolver um problema lógico, ao procurar argumentos válidos numa discussão, etc… Uma parcela bem pequena do nosso cérebro está associada ao nosso consciente, na verdade.

Mente subsconciente: são atos aonde você não tem que “pensar” antes de fazer, coisas que você faz automaticamente sem pensar num passo a passo. Isso inclui caminhar (você não pensa no ato de caminhar, você apenas caminha), escovar os dentes (mesma coisa), usar um teclado ou controle de videogame (se você é experiente, você nem olha pro controle ou pensa nele, apenas pensa numa ação e sua mão “faz o resto” para ti), discriminações a primeira vista, etc… Sabe aquele DP aonde seu consciente passou um bom tempo falando “CARA, NÃO MANDA PORQUE TA NA CARA QUE ELE VAI DEFENDER!” mas mesmo assim você levantou dando ele? Pois é, foi seu subconsciente agindo. O subsconciente é responsável pela grande maioria esmagadora de nossos atos, e como a gente faz os mesmos sem pensar, é importante ter uma “programação” boa no seu cérebro.

E é aí que entra a importância das ondas Alpha, pois elas são responsáveis por te dar um acesso maior ao seu subconsciente, e te permitem “reprogramar” ele com mais facilidade.

Agora você deve estar se perguntando “Tá, mas o que tudo isso tem a ver com jogos de luta?”. Lendo todas essas informações, eu fiquei extremamente curioso sobre em que frequência nossos cérebros ficam durante uma partida de jogos de luta, pois ao mesmo tempo que temos que ser lógicos e racionais, também temos que nos adaptar rapidamente ao oponente e fazer jogadas partindo da emoção (o Daigo mesmo deve passar um BOM tempo com frequências Alphas predominando seu cérebro, para ter coragem de fazer uma coisa dessas) e numa pesquisada rápida pela internet, achei esse artigo:

http://motherboard.vice.com/blog/this-is-your-brain-on-esports?trk_source=features2

Basicamente, ele fala sobre o que se passa na mente de jogadores de jogos de luta, e sobre como esses jogos podem ter impactos positivos na vida dos jogadores. É um artigo longo, e os parágrafos que nos interessa são esses:

People were initially drawn to fighting games to face a human opponent, instead of a high score. The majority are in it for the rush of psyching someone out; reading their habits, and cracking their defenses. It’s a highly adversarial way to get to know somebody, but it seems to work.

The implications intrigue Dr. Ross. “Much of our research has more to do with how to normalize and enhance brain functioning,” Ross said. She disagrees, however, about money being the primary incentive behind competitive gaming. The real thing being exchanged is a brainwave, called the alpha-burst, at between eight and 12 Hz per second.

As they are playing, the brain has an interesting thing that it does. After each move that connects, after that frame if you will, the brain releases a particular thing called the alpha-burst,” she said. “This is basically the brain’s way of saying, ‘Ahh that was good’. It happens in the brains of pilots when they land a plane, as soon as those wheels touch the ground.”

When Barry Sterman, the esteemed voice on neuroscience from UCLA, famously described the alpha-burst as “the way the brain spells relief,” he meant that we all have a desire for mastery, because mastery activates certain neurotransmitters associated with good feelings, or dopamine. And while the brain is looking for relief, the body is craving that adrenaline rush.

To hear Dr. Ross tell it, what drives players to fighting games is a “very complex chemical, electrical, blood-flow story.” If you play fighting games, that’s the complex set of temporary changes you’re inducing in your body when you’re wrecking your opponent. It’s why the community relishes in the so-called dragon punch, a move designed to punish sloppy approaches. Fighting games can be reduced to reading and baiting your opponent; beyond that, it’s just a heated version of Rock, Paper, Scissors.”

Para quem não entende inglês, esses parágrafos basicamente falam que o motivo pelo qual Dr. Ross acredita que jogadores são atraídos para esses jogos é uma sensação que eles sentem chamada Alpha-burst quando acertam um oponente, que está relacionada as frequências Alpha do cérebro e é a maneira do cérebro falar “AHHH, isso foi bom!”. Aparentemente ela é relacionada a Dopamina (hormônio relacionado ao prazer, ativado quando fazemos algo que nos traga satisfação por ter cumprido uma tarefa), mas não achei nenhuma fonte sólida quanto a isso (que nem ao menos consegui achar o site de novo para citar aqui), então não posso afirmar com certeza.

Mas embora esse seja um nome que parece mais uma mecânica de jogo de luta, Alpha-bursts significam algo MUITO importante, seu cérebro altera sua frequência para as ondas Alpha toda vez que você acerta um oponente em um jogo de luta, o que muito provavelmente pode significar que torna assim mais fácil alterar entre Beta e Alpha sempre que você desejar, aumentando assim, sua capacidade de aprender coisas novas, de ser criativo, e de relaxar. Eu falei mais acima que muitas pessoas precisam meditar para conseguir isso, mas e se jogar jogos de luta tiver o mesmo efeito que meditar (numa escala muito menor e menos efetiva, pois duvido que um hit confirm gere tantas ondas assim)? E se jogar jogos de luta literalmente te deixa mais criativo e te faz aprender coisas mais rapidamente na escola/faculdade/emprego? Pelo visto, é algo que a ciência já pode ter provado ser real.Isso também significa que outros jogos (como de tiro e os MOBAs) devem ter o mesmo efeito, mas em jogos de luta isso com certeza é algo muito mais frequente e efetivo pois as partidas costumam ser rápidas e você tem que acertar o oponente diversas vezes por minuto para poder ganhar (além da punição por ter sido atingido não ser tão severa e “heart-broken” assim como em outros gêneros).

Se isso for verdade, então vai ser algo MUITO importante e OP, pois qualquer jogo de luta tras esses benefícios, e isso literalmente significa que jogar um pouco a cada dia te faz um aluno melhor e melhora suas notas, ao invés de ser o contrário.

Se você joga jogos de luta (o que acredito que seja o caso, pois esse É um site de jogos de luta) e em algum momento estiver pensando em desistir, meu conselho é, continue jogando! Você não precisa ter diversos jogadores, uma cena ativa ou ser jogador competitivo do mais alto nível, mas é uma atividade que acredito que deva ser extremamente divertida para ti, E que te trás benefícios para outras áreas de sua vida. Keep fighting, like gentleman!

Ah, a propósito, se após ler isso você tiver tido interesse em começar a meditar (assim como eu tive), o MindValley Academy vende arquivos de som que se usam de som binaurais que te ajudam a atingir um estado de meditação e criar ondas Alpha, e tem disponível um arquivo teste gratuito para quem estiver interessado em testar: http://www.omharmonics.com

Fontes usadas para pesquisa e realização desse artigo:

http://blog.mindvalleyacademy.com/meditation/science-of-brainwaves?utm_source=cm-blog&utm_medium=twitter-share&utm_campaign=mvablog-share

http://www.omharmonics.com/blog/alpha-brain-waves/

http://motherboard.vice.com/blog/this-is-your-brain-on-esports?trk_source=features2

Área de Comentários