Jogo de cartas que funciona como jogos de luta? Conheça Yomi

Blue Link 1 comment Facebook Comments

yomi-overview

 

Luta, na sua forma mais pura, é sobre opções e “advinhação”. Você tem um conjuto de opções ofensivas e defensivas, seu oponente tem seu conjunto de opções ofensivas e defensivas, e cada um deve ser quais as vantagens e desvantagens de cada opção, e qual o momento certo de usa-lás. E isso também não é diferente para jogos de luta, e Yomi (que significa “ler” em japonês, ou seja, literalmente ler seu oponente) tenta recriar esse conceito no formato de um jogo de cartas, que se utiliza do mind game mais purista existente em jogos de luta, que era inclusive extremamente importante em jogos 2D mais antigos (como Super Turbo, Darkstalkers, e The King of Fighters, que tem versões mais recentes também) e em vários jogos 3D tanto antigos quanto atuais (sendo a base principal de jogo de Virtua Fighter 5 Final Showdown e Dead or Alive 5 Last Round). Esse mind game é o “Jokenpô” tradicional de jogos de luta, aonde agarrões vencem defesa e evasivas, defesa e evasivas vencem ataques, e ataques vencem agarrões:

RPS_diagram

 

Após um ataque ou agarrão bem sucedido, o jogador pode fazer combos usando-se de suas outras cartas de ataque. Após uma defesa bem sucedida, o jogador pega sua carta de defesa de volta, e pode comprar mais cartas como recompensa. Após uma evasiva bem sucedida, o jogador pode dar um ataque ou agarrão únicos (ou seja, sem seguir em combo) no seu oponente. No caso de ambos os jogadores mandarem um ataque ou agarrão, a carta mais rápida vence (assim como em jogos de luta).

Tipos de cartas:

Yomi é um jogo de personagens, ou seja, cada deck representa um personagem diferente, e no total são 20 personagens. Cada deck contém uma carta que te dá uma visão geral do personagem (contendo seu limite de hits por combo, vida, e habilidades especiais), e uma carta contendo todos os atributos do personagem, como tipos de ataques, e habilidades específicas das cartas:

gravegrave_abilities       grave_stats

 

No começo de um jogo, você remove essas suas duas cartas de seu deck, e deixa apenas as cartas de luta. Essas cartas seguem a mesma numeração de um baralho normal (ou seja, A, 2 até 10, depois J, Q e K, com 4 naipes diferentes), e cada lado dela representa uma opção diferente, assim você terá cartas que servem tanto pra ataque quanto pra evasiva, ou tanto para defesa quanto pra agarrões, e qual opção será usada depende do jogador. Existe também a carta Joker, que no caso, é o Gold Burst e serve pra vencer de ambos agarrões e ataques (e para sair de combos):

0000_grave_2h 0012_grave_5h 0020_grave_7h 0054_grave_joker3

Cada ataque tem um tipo diferente também. As cartas de números (2 a 8) são os ataques normais, e sua velocidade é influenciada pelo valor da carta (cartas de número 2 terão uma velocidade 2,X, e as de número 6 uma velocidade 6,X). As cartas J, Q e K são golpes especiais, que costumam ser rápidas, e podem dar dano até se o oponente defender. As cartas A são as cartas de Super, se você coletar uma quantidade suficiente de A você poderá usar seu super durante o ataque, e desferir grandes quantidade de dano no oponente caso acerte ele. As cartas podem ser combadas se seguirem a ordem dos número (2 comba em 3, que comba em 4, que comba em 5, e por aí vai…), e também existem 4 tipos especiais de ataques:

Starter: só pode ser usado como o golpe inicial do combo.
Linker: pode ser usada a qualquer momento, e permite seguir em combo com qualquer carta após ela.
Ender: também pode ser usada a qualquer momento, mas termina o combo.
Can’t Combo: não pode ser usada em combos, deve ser usada sozinha e quando usada, será seu único golpe.

Além disso, certos agarrões dão um knockdown no oponente, e sim, esse jogo também tem Okizeme. Após um oponente cair no chão, ele não pode dar Dodge (se tentar, vai tomar todos os ataques e agarrões), e se ele tentar defender, ele deverá advinhar se seu oponente irá atacar com uma carta par ou ímpar, e deverá botar uma defesa que também seja par ou ímpar. Caso ele erre na advinhação, tormará o golpe mesmo defendendo. Cartas sem números (ou seja, supers e especiais) serão defendidas normalmente, e também existem cartas de reversal, como essa (repare na velocidade, e no desenho da carta):

0040_grave_qh

 

O jogo segue até um dos dois jogadores ter sua vida zerada, ou até o deck de um dos jogadores acabar. Nesse caso, o jogador com mais vida vence.

Mais informações, e aonde jogar/comprar:

As regras acima foram apenas uma visão geral do jogo, mas as regras mais detalhadas podem ser encontradas nesse vídeo (em inglês):

E nesses vídeos abaixo, vocês podem conferir uma partida do jogo, com pausas pra explicar o que está acontecendo:

Para jogar Yomi, vocês podem comprar a versão física no site oficial, que também contém uma versão print-and-play gratuíta de alguns decks (http://www.sirlingames.com/collections/store), ou se prefirirem uma versão digital para jogar online, existe a versão Web free-to-play  (que disponibiliza um personagem novo por dia, e que você pode comprar os decks), e a versão de Steam, que foi lançada essa semana e está em promoção até o dia 15 por R$21,77 (e depois sobe pra R$32,99).

Fonte: http://www.sirlingames.com/

Área de Comentários