Definições e Conceitos de Tier Lists

Asura 0 comments Facebook Comments

Listas de tiers. Esse é um assunto que muita gente não sabe do que se trata, e faz uma confusão tremenda quanto ao assunto. Depois de ler umas bobagens no fórum, achei este rascunho e achei melhor matar dois coelhos com um só Super Combo: explicar o que é uma lista de tiers, como se faz uma e mais importante, pra que serve essa lista.

1.Definições

Vamos dar uma definição clara do que é uma lista de Tiers: É uma lista usada para definir quais personagens possuem mais vantagens usáveis no game sobre os outros, no caso vantagens que aumentem as chances desse personagem vencer.

Mas que fique bem claro: uma lista destas NUNCA vai ser 100% precisa. Ponto. Mas é claro que os Tiers podem ser mais ou menos definidos dependendo se as bases do sistema do game ajudam ou complicam.

A função principal de uma lista dessas vem muito do hábito de se preparar pra uma competição (torneios e campeonatos, por definição). Também é uma escala geral pra se medir as razões pra se permitir ou limitar a escolha de alguns personagens (leia-se banimentos) e numa próxima versão ou upgrade do jogo dá uma média aproximada de quais personagens vão ganhar nerfs ou buffs.

2. Classificando recursos

Pra saber a posição dos personagens, temos que primeiramente classificar cada um em níveis de poder entre si. Pra isso é necessário medir quais são os recursos que o personagem tem no jogo pra ajudá-lo a vencer (ou não). Entre os recursos que um personagem pode ter e que podem definir a sua posição numa lista de Tiers, estão as seguintes:

  •  Golpes com prioridade maior que outros personagens;
  •  Facilidade pra ganho de recursos (como encher barra de Super Combo/DM rápido)
  •  Quantidade de matchs favoráveis e/ou desfavoráveis (Counter Matches)
  •  Poder em geral dos combos (alto dano com pouco esforço, Loops e infinitos contam aqui)
  •  Táticas fortes (como controle de espaço ou Frame Traps)
  •  Possibilidade de usar de falhas e bugs do jogo (muitos infinitos surgem assim, por exemplo)

Esses são os elementos mais usados para qualificar as listas. Vale lembrar que não adianta um personagem possuir um recurso forte se ele não ajuda o personagem a vencer efetivamente. Um personagem pode possuir um infinito por exemplo, mas se o infinito é situacional (só funciona em certos personagens ou em uma certa posição na tela) tornando-o impraticável em matches “as ganhas”, não é um caso que garante a ele um Tier alto; de fato, o personagem pode ser até um Low Tier e possuir esse tipo de recurso. Em suma, o recurso DEVE ser uma vantagem que ajude o personagem a vencer mais matches em competições.

3. Divisões da Lista

Quanto à montagem da lista, ela tem uma divisão de categorias clássica: Top Tier, Mid Tier e Low Tier

– Top Tier: Aqui geralmente estão os personagens mais fortes do game, mas não ao ponto de serem abusivos como os God Tiers. Conseguem esta posição geralmente por possuir um ou outro recurso a mais sobre os demais e ajudam a garantir vitórias.

– Middle Tier: Aqui ficam aqueles que não chegam ao Top por não possuírem algumas das vantagens deles, mas são de fato bem balanceados. São personagens que, sendo bem jogados podem fazer bonito. A maioria dos personagens de um bom game está neste Tier, geralmente.

– Low Tier: São personagens com algumas desvantagens sérias, como não poder usar recursos universais do jogo tão bem como outros, golpes com prioridades muito reduzidas ou gameplay complicado demais para pouco benefício. Ainda assim, eles ainda estão em nível de competição, podendo mesmo vencer alguns torneios, mas vão pedir bastante esforço de um jogador dedicado.

Na lista, há dois Tiers que NUNCA podem existir, sob grave risco de comprometer o game: God Tier e Trash Tier:

Akuma em ST é um exemplo de God Tier

Akuma em ST é um exemplo de God Tier…

– God Tier: Estes personagens costumam ownar sem muito esforço. Se não forem chefes, tem recursos bem próximos, ou mesmo SUPERIORES. O caso mais conhecido é Akuma em Super Street Fighter 2 Turbo (o original); aqui, não é o caso de alguns personagens terem um matchup difícil contra Akuma. Eles simplesmente NÃO TEM COMO VENCER neste match. Personagens que chegam neste nível DEVEM ser banidos em torneios e campeonatos, pois senão você é forçado a jogar com ele pra ter chances de vitória. São o tipo que definitivamente pode destruir um bom game se não forem rebalanceados (se ainda houver esta opção, caso contrário um banimento é a única opção).

... E Dan um Trash Tier legítimo em Alpha 2

… E Dan um Trash Tier legítimo em Alpha 2

– Trash Tier: Como o nome diz, são lixo completo. São personagens em situação muito pior do que os Low Tiers, pois tem sérias desvantagens em relação a todos os demais, talvez coisas como tomarem dano muito elevado, ou terem golpes com desvantagens demais para serem utilizados. É o tipo de personagem que só presta mesmo pra encher espaço na tela de seleção. Não é algo que prejudique muito a competição em um game desde que seja apenas um ou no máximo dois destes personagens, mas a falta de opções viáveis é péssima no balanceamento geral em um game. E é bem chato um personagem legal ser apenas bucha de canhão.

4. Coletando Dados

Aqui eu citei as bases pra criação de uma lista. Mas AONDE se conseguem esses dados? Em TORNEIOS e CAMPEONATOS, ponto. Tem que ser em ambientes onde a competitividade é alta e se sabe que os jogadores vão de fato jogar com os personagens que sabem usar melhor e com vontade de vencer. Competições em matches online também contam (apesar da distãncia), desde que tenha um ambiente nesse nível.

Uma “rodinha de desafio” em casa ou num fliper (se é que ainda existem flipers onde você mora…) NÃO CONTAM, pois nem sempre alguém vai jogar “pra vencer” numa jogatina casual, e nem sempre vão contar com uma quantidade de jogadores que represente a região (no máximo a rua ou o bairro). Podem ser feitos tiers de um núcleo de jogadores específico (fliper, locadora de games ou outro lugar onde jogadores se reúnam para jogar), mas esses tiers podem ser contaminados pelo “estilo” próprio de um núcleo, onde se jogam bem com certos personagens que são mal-aproveitados em outros, e vice-versa. E mais, considerar esses “tiers de panelinha” como situação vigente é arrogância e burrice ao mesmo tempo. Tem que se pensar em termos amplos pra essa coleta de dados. Como diz um clássico do Rock Gaúcho: “O mundo é maior que teu quarto…”

5.Finalizando

 

Bem, agora que mostrei como se fazem as listas, os jogadores podem por a mão na massa. Pois quem deve definir a lista de tiers de um game não é alguém de fora, mas sim a comunidade que o joga. Pois eles conhecerão a fundo o jogo em questão, discutirão os motivos de classificar tal personagem em este ou aquele tier e provavelmente marcarão alguns matches para “passar a limpo” (e se divertir no processo com bons matches). Eu lancei as regras e bases técnicas, mas a parte prática fica com vocês. Não me decepcionem, colegas^^

 

Originalmente escrito por Soma

Fonte: Forum Fighters

Área de Comentários