Como otimizar a maneira como você usa sua mente em jogos de luta

Blue Link 2 comments Facebook Comments

Esse artigo é uma junção de dois tópicos de reflexão que fiz no Facebook, que me pareceram interessantes o suficiente para uni-los em um só. Basicamente estarei explicando maneiras de otimizar a forma como você usa seu cérebro durante uma partida de jogo de luta.

Começando:

1- Reclame menos

Reclamar de coisa simples do dia-a-dia é ruim. Reclamar daquele engarrafamento na volta pra casa quando vc não tem nenhum compromisso além de descansar (aonde você poderia estar aproveitando o tempo para pensar em algo importante como ideias pro trampo ou pro trabalho da faculdade, ou táticas de jogos de luta), aquela pessoa que tava com pressa no metrô e esbarrou em você (coisa que você pode facilmente esquecer que aconteceu um minuto depois do ocorrido, mas q se vc n fizer pode acumular com outras coisas do resto do dia e no fim potencialmente te deixar com mau humor), aquele almoço que vc está comendo mesmo sem ter muita fome, mas que levou 5 minutos a mais pra ficar pronto porque a fila do dia ta enorme (que você podia, novamente, usar para refletir em algo importante), tudo isso treina seu cérebro a reclamar sozinho das coisas mais simples, até aquelas que não te afetam.

Ta, mas porque isso é prejudicial? Porque nosso cérebro tem uma quantidade de “energia mental” finita, nós só podemos nos concentrar em quantidade X de coisas por vez. Se você reclama demais, em momentos críticos q vc precisa usar todo seu raciocínio/”energia mental”, parte dela ja estará focada em reclamar. Durante uma luta de jogo de luta você vai tomar um setup tenso e vai pensar “porra, que golpe/personagem roubado” e terá dificuldades em manter a calma e pensar “ta… como faço pra sair disso? deve ter algum jeito… AH, DESCOBRI!!!”, ou então durante um desastre natural (aqui no brasil deve ter apenas alagamento, mas né, ainda é um exemplo válido) você estará pensando “porque isso tinha que acontecer justo comigo?????” ao invés de estar pensando numa solução para SOBREVIVER a aquilo. Isso também te faz reclamar mais de distrações (como som do ambiente) quando vc deseja se concentrar em algo.

Por isso, reclame menos, existem coisas que não vale a pena ficar reclamando, mas sim aceitar que aconteceram e seguir em frente.

2- Consciente vs subconsciente, Energia mental vs Piloto Automático

Agora, irei explicar melhor o que eu quis dizer com energia mental ali em cima. Isso é algo q aprendi pelas pesquisas de táticas de jogadores japoneses que um amigo meu fez uma vez, e lendo um texto do criador de I wanna be the guy.

Basicamente, nosso cérebro tem dois lados, o Consciente, e o Subconsciente. O Consciente é o que a gente usa para prestar atenção nas coisas (a nossa energia mental) e fazer coisas e tomar as ações racionais, como decidir se da pra atravessar a rua, quando dar um golpe no jogo neutro, etc… e o subconsciente é o lado do cérebro aonde podemos armazenar uma quantidade praticamente infinita de informações e ações, e que toma decisões por nós para não termos que torrar nossa energia mental em tudo que fazemos, é o nosso piloto automático. Quando você anda, você não está prestando atenção em como você está andando, você não pensa “vo botar esse pé pra frente, parar ele, e botar o outro”, você faz tudo automáticamente, seu consciente só tem que dizer “quero andar” e seu subconsciente faz o resto pra você, deixando toda sua energia mental livre pra outras coisas como prestar atenção nas coisas ao seu redor e no caminho que você está fazendo. E talvez seja por isso que o banho seja um momento aonde as pessoas acabam tendo diversas ideias interessantes, pois nós ja tomamos banho tantas vezes que ele ja é quase que inteiro automático, deixando livre quase toda nossa energia mental. Une isso ao fato de ser algo relaxante e demorado, e a pessoa começa a gastar sua energia mental para ter ideias, para cantar, para pensar em como foi o dia, etc…

É possível aplicar esse conhecimento em jogos de luta também. Quando uma pessoa começa a jogar um novo jogo, ela não tem táticas e conhecimentos dele salvas em sua memória, então ela se confunde toda, e aos poucos ela vai tomando conhecimento do que deve fazer e o que não deve, e vai melhorando no jogo. Além disso, conhecimentos adquiridos em outros jogos podem ser levados adiante, como saber fazer footsies ou enfrentar qualquer personagem de street fighter em qualquer jogo da capcom (se você aprender Ryu em um SF e pegar ele em qualquer SF ou jogo que tenha ele e não seja da série VS, você vai saber naturalmente os golpes principais dele, e vai tentar usar chute médio agachado em hadouken para footsies, não importando se você nunca jogou aquele jogo antes na vida ou não), e o que você precisa saber é quais desses conhecimentos devem ficar no piloto automático, e quais devem usar sua energia mental, se você tentar pensar em tudo numa luta ao mesmo tempo, sua mente vai praticamente implodir, então top players japoneses procuram otimizar esse consumo mental.

Pega por exemplo qualquer Street Fighter, geralmente você vai querer que toda a execução seja automática, ou seja, os combos e os inputs, pq dai você pode apenas falar “quero dar um hadouken” ou “acertei esse hit confirm” e seu piloto automático fará tudo pra vc, e você ja poderá estar pensando na próxima jogada q irá fazer. Para isso, geralmente as pessoas treinam tais inputs por horas e mais horas no training mode, até elas realmente não terem que pensar mais neles e ser realmente automático. Com isso feito, você precisa saber o que mais você vai querer que seja automático, e o que você vai querer usar sua energia mental e se concentrar. Numa partida de SF, geralmente você vai querer gastar sua energia mental para pensar no jogo neutro de chão (footsies), no jogo aéreo (e se o cara pular, quando dar o anti aéreo), e no jogo de punição. E esse foco vai constantemente mudar conforme vc luta. Por exemplo, geralmente você não vai querer prestar tanta atenção no ar, então você pode acabar deixando 70% de sua energia focada nos footsies, e 20% no ar (com 10% pra punições). Se você enfrentar um jogador que pula demais, então você poderá conseguir mais dano se concentrando no ar, e pode deixar 50% de sua energia focada no ar e 40% no chão. É importante também ter um bom piloto automático, para nos casos que você perceber que tem uma tática que te levará a vitória mas vai requerer MUITA concentração, porque dai você pode parar de pensar na luta e deixar seu subconsciente cuidar dela pra você, e só ficar prestando atenção na tal tática, e usar no momento que for possível.

Teve uma época que eu tava estudando muito punições e whiff punishes, e eu tinha conseguido manter no meu subconsciente um algoritmo rodando sozinho de whiff punish, que detectava quando alguém whiffava, o que foi whiffado, e a distância, e se desse pra punir, ele apenas falava “Blue, pode punir” e eu ia la e punia. Nessa época eu inclui pulos em SF como whiffs também, e teve até mesmo uma jogatina que fui que eu tava punindo TODOS os pulos com Ultra 2 do Ryu, e o Vinicius HP até brincou “MANO BLUE LINK VELHO, QUEM É DAIGO UMEHARA”, e eu basicamente tava conseguindo fazer isso porque eu não pensava na hora de fazer, eu simplesmente detectava o whiff no piloto automático e punia.

3- Encerramento

Bom, é isso, esse é um assunto extremamente importante aonde diversos top players pensam sobre e tentam aprimorar, mas que muitas vezes passa despercebido por jogadores novatos ou iniciantes, e espero que esse artigo tenha ajudado as pessoas a compreenderem melhor esse lado dos jogos de luta (falando nisso, um gênero aonde psicologia tem um peso enorme). Also, agradecimentos ao Coil por toda essa informação japonesa que ele pesquisa e me explica.

Área de Comentários