As dificuldades da Capcom Cup: o que nossa cena pode aprender com o 0-2 de CNB.Chuchu?

Blue Link 15 comments Facebook Comments

Nesse final de semana aconteceu nos EUA o Capcom Cup, aonde tivemos a participação do jogador brasileiro CNB.Chuchu, que infelizmente por mais árduo e dedicado tenha sido seu treino, pegou um campeão da EVO e vice-campeão da EVO logo de cara e voltou para casa sem nenhuma vitória de set (o conhecido 0-2).

Diferentemente de outras pessoas, eu não vejo uma derrota como algo ruim, eu vejo um torneio como se fosse uma prova de escola/faculdade/vestibular, você ir bem é apenas frutos de seus estudos, a prova de que seu conhecimento foi o suficiente para você ser aprovado, se você não for bem, você pega o gabarito (que no caso seria replay das lutas e recapitulação do que você sentiu por la) e ve quais foram seus erros, e estuda para ir bem da próxima vez, até um dia ser finalmente aprovado. Com isso dito, acredito que o Chuchu é um jogador extremamente dedicado e um dos melhores do Brasil, mas que assim como qualquer outro ser humano, pode sofrer uma derrota pelo caminho por ter encontrado pessoas melhores que ele pelo caminho, e que pode aprender com essa derrota e ir mais pra frente. Por isso não vejo problema em tocar nesse assunto, tirando o fato de que acredito que o erro não foi a falta de treino ou capacidade do Chuchu, mas sim da cena.

Ao contrário de uma prova escolar ou de um vestibular, modalidades esportivas e competitivas requerem um tipo de conhecimento praticamente impossível de conseguir por conta própria, experiência. Experiência de torneios, experiência de estilos diferentes, experiência de táticas e leituras do seu oponente, etc… toda essa experiência e conhecimento é algo fundamental pra ser um bom competidor ou lutador, não importa de que modalidade, e não da pra adquirir tal conhecimento sozinho, você precisa enfrentar outras pessoas que sejam boas também em tal modalidade, e que sejam de estilos variados e diversos, e participar de torneios para aprender a conter o nervosismo do mesmo. Ou seja, após certo ponto, para você continuar evoluindo em jogos de luta você precisa enfrentar MUITOS oponentes diferentes, e oponentes BONS! Não importa o quanto o Chuchu treine por dia, se ele não tiver essa experiência (que os asiáticos tem de sobra, especialmente aqueles que viajam o mundo pra jogar), não da para se esperar que ele passe numa prova que teste exatamente esse tipo de conhecimento, ou seja, não da pra esperar que ele pegue top 3 no Capcom Cup ou vença o mesmo.

Uma comunidade de jogos competitivos funciona como uma máquina, cada jogador é uma engrenagem, e cada engrenagem está interligada fazendo essa máquina funcionar. Para que a máquina funcione, a maioria das engrenagens tem que ser boas, e se apenas duas ou 3 dessas engrenagens forem boas e o resto for ruim, a máquina vai parar de funcionar. O Chuchu estava fazendo a “prova de vestibular” do Capcom Cup pela cena brasileira inteira de Street Fighter, pois ele representou nosso conhecimento coletivo do jogo, pois é aonde ele treina e pratica. Não adianta botar a culpa de ir mal num torneio no jogador que é um dos poucos REALMENTE dedicado nesse jogo, quando a culpa é DA COMUNIDADE que não proporciona a tal jogador um ambiente aonde ele possa treinar as qualidades que ele precisa para vencer uma competição dessas. Vocês querem ver o próximo representante brasileiro de Street Fighter se saindo bem no torneio certo? Então tratem de melhorar e treinarem VOCÊS MESMOS, pois existem apenas duas maneiras de chegar no nível dos campeões da Capcom Cup:

1) viajando com frequencia (coisa de pelo menos a cada 3 meses) pra jogar em torneios nos Estados Unidos e Japão

2) tendo uma cena local que te ajude a chegar nesse nível, pois todos nela querem chegar la.

Sem nenhum dos dois, ninguém aqui do Brasil vai ir bem em um torneio de Street Fighter. Enquanto isso, a nossa cena de KoF XIII teve um jogador considerado mediano nela que conseguiu pegar a colocação de décimo sétimo lugar na EVO desse ano, pois ele treina com jogadores do calibre de Kléber Yagami, e esses jogadores estão sempre tentando melhorar no jogo (com alguns tendo potêncial para VENCER a EVO desse jogo).

Vamos nos unir, colocar a camaradagem no lugar da rivalidade, e vamos todos ter a dedicação e força de vontade para tentar ser um dos melhores do mundo, subindo de nível juntos, quem sabe assim o Chuchu (ou nosso próximo representante) não possa ter a experiência que ele precisará para ganhar a Capcom Cup nos próximos anos.

Área de Comentários