Top Player encoraja jogar Online para melhorar

Asura 0 comments Facebook Comments

lordknight

Lord Knight é um Top Player americano que se destaca em jogos como BlazBlue, Guilty Gear, Melty Blood, Persona 4 Arena e outros jogos de estilo similar. Ele já venceu incontáveis torneios nos Estados Unidos desde o início de sua carreira como jogador.

Eventualmente produz textos, conhecidos como Lord Knight Explains no SRK, em seu Twitter sobre os mais diversos assuntos relacionados a jogos de luta, que tem como objetivo ajudar a entender melhor os jogos e a mentalidade/filosofia por trás deles.

Neste texto ele aborda um assunto bastante polêmico, o modo online ou netplay. Será que ele deve ser completamente evitado para que o jogador melhore, ou é possível tirar proveito dele como ferramenta de melhora?

Online é bom ou ruim?

Geralmente as pessoas consideram jogar Offline a maneira ideal de jogar, e isso é verdade, eu recomendo achar a sua cena/comunidade local, seja através da mídia social, um fórum, ou qualquer outra plataforma que você encontrar. Mas é perfeitamente compreensível que todos vivem em situações diferentes que podem preveni-los de jogar Offline com frequência. Quando comecei a jogar jogos de luta, eu não tinha um grupo acessível de pessoas para jogar (em parte por causa do jogo, mas isso é outra história).

Os benefícios da prática Offline não podem ser subestimados. Offline é a coisa mais próxima do jogo competitivo. Mas se você não tiver uma cena próxima, há outra opção para treinar… chamamos ela de netplay/Online.

O Online costuma ter má reputação entre os jogadores, e os motivos são válidos. Jogos de luta não foram feitos para jogar com qualquer tipo de delay (atraso), a maioria dos jogos usa input delay no modo online, e isso certamente muda o jeito que é jogado. Basicamente, se o objetivo for a melhora então jogar nessas condições não é o ideal.

Antes de prosseguir, quero enfatizar que se você escolher jogar Online, você deve fazer de tudo para que sua experiência Online seja a mais próxima possível do Offline. Isso é bem óbvio, mas uma conexão boa e estável é o ideal para jogar Online.

De qualquer forma, quando usado corretamente, o Online é uma grande ferramenta de aprendizado e desenvolvimento. Como já disse, eu comecei a jogar Online, e há vários jogadores famosos que treinam bastante Online. O segredo está em mudar seus objetivos.

 

Aprendendo Matchups Online

A melhor parte do Online é que se tem mais variedade de jogadores do que Offline. A maioria dos jogos hoje em dia tem muitos personagens, e as pessoas costumam se focar em um. Se você jogar Online, você pode adquirir experiência, que é beneficial em torneios. Para ser honesto, uso uma combinação de Online e Offline para aprender os matchups. Eu vou direito pro Online se não encontrar ninguém na minha região que joga com um personagem que quero aprender o matchup.

No fim das contas, você não pode aprender as partes importantes do matchup sem jogar, e mesmo se alguém te dizer como lidar com algo, é bem difícil aplicar na hora sem ter prática.

 

Táticas Netplay

É importante frisar que, já que Online não é o ideal (tudo tem atraso), você com certeza irá encontrar jogadores que usam “táticas netplay”. Essas são táticas sub-otimizadas, geralmente porque é muito mais fácil vence-las Offline.

Lembre-se que seu objetivo não é necessariamente vencer partidas. Então se estiver tentando melhorar o seu jogo, você não deveria considerar táticas sub-otimizadas no seu jogo. Não tem porque esquentar a cabeça com alguém que faz essas coisas, e até onde sei é ainda uma boa experiência, já que sei que essas coisas seriam mais fáceis de lidar Offline.

Por exemplo, Ky Kiske de Guilty Gear Xrd. O Dust (um overhead universal) dele tem startup de 25 frames, bem lento. Online porém, se torna muito mais difícil defender por causa do atraso. Você pode achar alguém que usa o Stun Dipper (um low) ou o Dust como mixup high/low, algo que funciona Online mas com certeza não Offline.

Apesar de você poder descartar aquilo como tática netplay e seguir em frente, há algumas coisas que podem ser aprendidas. Primeiro, você pode usar isso como prática para se adaptar a algo novo. Segundo, se você leva aquilo muito Online, isso lhe dá motivo para focar no neutro do matchup, para evitar aquela situação. E finalmente, reconhecer que alguém é certo tipo de jogador (se torna mais fácil conforme sua experiência aumenta) é uma habilidade crucial para torneios, e você pode aperfeiçoar essa habilidade jogando Online.


Concordam, discordam, concordam em partes? Qualquer que seja a sua conclusão, a solução pra melhorar é… jogar e jogar!

Fonte: Shoryuken

Área de Comentários