Jump to content

TEKKEN TAG TOURNAMENT 2: Guia para novatos!


Recommended Posts

TEKKEN TAG TOURNAMENT 2: Guia para novatos!


Vendo a dificuldade que MUITOS jogadores novos que estão vindo de outros jogos de luta estão tendo para aprender esse jogo (incluindo eu até uns dias atrás) resolvi fazer esse guia com conteúdo de que todo o novato em Tekken PRECISA saber se quiser melhorar seu jogo. Eu não sou um jogador veterano de Tekken, por isso as informações podem não estar 100% detalhadas e pode haver alguns erros.

NÃO estará incluso nesse guia:
- Conteúdo que o próprio jogo te ensina no Fight Lab, portanto jogue esse modo antes de prosseguir sua leitura aqui.
- Yomi básico de jogos 3D (Side Step, Baits, High, Mid, Low).

Nomenclatura de Tekken.

1 = Left Punch
2 = Right Punch
3 = Left Kick
4 = Right Kick
5 = Tag

Movimentos:
ub/u/uf
b/o/f
db/b/df

Sendo f = frente e b = trás.

1- Teoria de combo (Juggles).

Tekken é famoso pelos seus juggles e combos absurdos, sendo a série bastante conhecida por conta deles. Eu ainda não masterizei a teoria de combos que usem Wall Hits e Gimmicks (Balcony Break, Floor Break, Wall Break), por isso apenas irei explicar a teoria básica de combos feitos tanto no meio da tela quanto perto das paredes.

Em termos de combos, podemos classificar os ataques em Tekken em 4 grupos diferentes, e o uso correto dos mesmos é o que o jogador deve ter em mente na hora de criar um combo otimizado:

Launcher: Golpe que começa um combo, manda o oponente pro ar e o deixa em estado de Juggle. Alguns Launchers permitem o uso de Tag Combos.

Bounds: Golpe que faz o oponente quicar no chão, é permitido apenas um Bound por combo (com exceção de se um Balcony Break causar um segundo Bound no combo) e pode-se usar um Tag Assault após o mesmo.

Knock-backs: Golpes que mandam o oponente pra longe, se feitos no meio da tela e fora de Tag Assaults geralmente terminam o combo.

Fillers: Golpes que juggleiam o oponente.

Após explicado cada grupo, leve em consideração que Launchers serão o começo do combo, Bound o meio, e Knock-backs geralmente o fim, a maioria dos combos otimizados deverão ter Launchers e Bounds, entretanto Knock-backs dependerão de que tipo de situação o jogador quer ter ao final de um combo. Dito isso, começe um combo com Launcher e faça Fillers após ele (embora n seja universal, a string 1,2 costuma ser um bom Filler). Quando não der mais para encaixar Fillers (pois o oponente já estará longe demais pra algum golpe conectar) faça um Bound, isso permite que você continue o combo mesmo que não dê para jugglar mais, pois o oponente irá quicar no chão ao invés de continuar indo pra longe. Após o Bound, você pode completar com mais Fillers, executar Tag Assaults, usar alguma string que seja boa para encerrar um combo, e fazer um Knock-back. O que deve ser feito varia do personagem e do time que você está usando, mas leve isso em consideração na hora de montar combos.

Além disso, Balcony breaks e Wall breaks são feitos se usando um Knock-back e Ground breaks se usando um Bound.

Para facilitar o entendimento, irei dar exemplos de combos que uso com a Lili (tendo a Xiaoyu como Tag Partner) :
Combo solo com oportunidade de Okizeme: df3(Launcher)>1,2>1,2>f1+2(Bound)>df3+4,3+4
Combo solo terminando com o oponente longe no final : df3(Launcher)>1,2>1,2>f1+2(Bound)>f4(Knock-Back)
Combo usando Tag Assault, com o oponente longe no final : df3(Launcher)>1,2>1,2>f1+2(Bound),5(hold)>ff3+4(Knock-Back)
Combo usando Tag Assault, sem o uso da Lili no final: df3(Launcher)>1,2>1,2>f1+2(Bound),5> (Xiaoyu)f2,1,4(Knock-Back)

2- Sistema de Tag.


Tekken Tag Tournament 2, como o próprio nome sugere, é um jogo de Tag, ou seja, de times em que você pode alternar entre os personagens durante um mesmo round, e as regras em TTT2 são que o personagem que está fora da tela vai gradualmente recuperando vida vermelha e que se um personagem perder todo seu HP, o time inteiro perde o round. No caso de personagens solos, o HP do mesmo se recupera gradualmente durante o round (mesmo durante um combo se não me engano). Explicado isso, existem diversas maneiras de alternar entre os personagens durante uma luta, todas usando o botão 5.

5 no começo do round : inverte a ordem dos personagens, começando com o segundo char on-point.

5 : Raw Tag, troca os personagens e pode ser cancelado em qualquer golpe.

2+5 : Tag Throw, é um agarrão em que os 2 personagens atacam o oponente, ao final do mesmo o personagem secundário estará como on-point e remove todo o sangue vermelho que seria desferido com esse agarrão. É techado da mesma forma que 2+4.

5 logo após um Launcher : Tag Combo, bota o segundo personagem como on-point e remove todo o sangue vermelho desferido no combo (se um Tag Assault for executado o sangue vermelho do mesmo será mantido). Nem todos os Launchers permitem Tag Combo, por isso dê uma olhada na command list do personagem pra saber qual permite e qual não permite (haverá um ícone embaixo do nome do ataque).

5 durante um Bound : Tag Assault, chama seu parceiro no meio do combo e lhe permite fazer uma string com ele, devolvendo o controle ao personagem on-point após a mesma (pode-se manter segurado o botão 5 pra se fazer uma string automática também), se nenhuma string for executada encerrá o combo e o segundo personagem fica on-point. Deixa o segundo personagem do oponente em estado de Rage (removendo o rage do personagem on-point).

1+2+5 : Raw Tag Assault? Não o sei o nome verdadeiro dessa técnica. Anyway, dá um ataque mid que serve como Bound e automaticamente faz o oponente quicar e chama seu segundo personagem, removendo todo o sangue vermelho do SEU personagem secundário. De resto, mesmas regras de um Tag Assault.

1+2+5 com seu personagem no chão E com o personagem secundário em Rage : Tag Crash, seu personagem secundário “se joga” na tela e rola no chão, dando um cabeçada mid no processo e removendo seu Rage e toda sua vida vermelha do primeiro personagem. Útil pra escapar de situações muito desfavoráveis de Okizeme (como perto da parede).

3- Encerramento.


Bom, isso completa meu guia para novatos em TTT2, espero que com essas informações (juntamente com as contidas no Fight Lab) você consiga aprimorar mais facílmente seu jogo e consiga entender melhor o que fazer pra ganhar. E lembre-se, Tekken é um jogo muito dependente de Match-up e Yomi, por isso não espere ganhar a maioria das lutas logo de cara, estude as várias match-ups, saiba o que fazer para baitar seus oponentes e tenha a frame data como sua amiga nesse processo ( http://www.avoidingthepuddle.com/ttt2-frame-data/ ). Para mais informações sobre o jogo use também os sites Tekken BR ( http://www.tekkenbr.com ), Avoiding the puddle (http://www.avoidingthepuddle.com) e Level Up Your Game ( http://www.levelupyourgame.com/ ).
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...